$hide=page

Cursos de Português Online

Aquele e àquele: quando usar crase?

COMPARTILHE:

Afinal, é aquele ou àquele? Quando usar a crase? São muitas perguntas, mas aprenda aqui de maneira simples e com exemplos, quando utilizar o acento.

Se você já teve dúvidas se é necessário usar a crase quando aparecem as palavras aquele e àquele, saiba que não é o único que passou por isso. 

Na realidade, a própria letra “A”, que inicia as duas palavras, dá espaço para que surja essa ambiguidade e, no momento em que mais precisa, a informação correta foge da sua cabeça. Mas para te ajudar a aprender isso definitivamente e nunca mais esquecer, preparamos esse conteúdo que será essencial para a absorção da regra. 

Fique tranquilo porque você sempre se lembrará qual a maneira correta de escrever.

Aquele e àquele: quando usar crase?

Afinal, é aquele ou àquele?

Na verdade, pode ser das duas formas. Tanto “aquele”, quanto “àquele” são formas corretas de aplicar o pronome demonstrativo. O que define se haverá, ou não, a crase, é se, junto com o pronome, também há a presença da preposiçãoa”. Para entender de uma forma bem prática, é como se você pensasse assim:
“Fui a aquele restaurante na semana passada”. 
Percebe como você utiliza o “A”, nesse caso, para indicar o restaurante a que está se referindo? 

Quando há essa proximidade, você pode unificar o “A” e o “aquele” e utilizar a crase, criando o “àquele”. Logo, nosso exemplo ficaria da seguinte forma: 
Fui àquele restaurante na semana passada”. 
Entretanto, se você estiver se referindo unicamente ao pronome demonstrativo, sem que haja o aparecimento da preposição anterior, nesse caso você utilizará “aquele” normalmente, sem o uso de crase.

Um bom exemplo para essa situação é: 
“Conheci aquela moça de quem me falou outro dia”.
Percebe como não há uma preposição iniciando o pronome?   

O mesmo vale para Àquele, Àquela e Àquilo!

Sempre que houver a preposição "a" antes dos pronomes demonstrativos aquele, aquela e aquilo, haverá a unificação dos dois com o uso da crase. Então, sempre se lembre de “conversar” com a frase. Assim, saberá se há a necessidade de usar o acento grave ou não.
  • a + aquele = àquele;
  • a + aquela = àquela;
  • a + aquilo = àquilo.
Eu me refiro àquele livro.
                    =
Eu me refiro a + aquele livro.
A preposição "a" funde-se com o pronome "aquele", por isso ocorre a crase, mesmo que livro seja uma palavra masculina.

Alguns exemplos para memorizar!

  • Assisti àquele filme que ganhou o Oscar.
  • Dê a carta àquela moça que está esperando.
  • Não se esqueça de ir àquele encontro.
  • Lembre-se de se referir àquilo que aconteceu outro dia.
  • Comprei aquela bolsa que estava de olho.
  • Estive com aquilo martelando meu pensamento.
  • Aquele rapaz tem uma irmã muito bonita e educada.
  • Usei aquele creme que me deu de presente de aniversário.
  • Abriguei aquele cãozinho de rua essa noite.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Aquele e àquele: quando usar crase?
Aquele e àquele: quando usar crase?
Afinal, é aquele ou àquele? Quando usar a crase? São muitas perguntas, mas aprenda aqui de maneira simples e com exemplos, quando utilizar o acento.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSCHmDtcHUiNpMsVsvtgFWd00KYBaV50wF9jb_UCx4XgrGlN8Xx40_BvgMZjGYXT4n87WQTy-BdXEpLoa2UIWilxcRr9hQPHe0Jg2_fn-_zKz9KYWwaAG30BlraJT5nC9nymiiFMvmOYY/s16000/aquele-%25C3%25A0quele.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSCHmDtcHUiNpMsVsvtgFWd00KYBaV50wF9jb_UCx4XgrGlN8Xx40_BvgMZjGYXT4n87WQTy-BdXEpLoa2UIWilxcRr9hQPHe0Jg2_fn-_zKz9KYWwaAG30BlraJT5nC9nymiiFMvmOYY/s72-c/aquele-%25C3%25A0quele.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/07/aquele-e-aquele-quando-usar-crase.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/07/aquele-e-aquele-quando-usar-crase.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar