Pôde e pode, confira as diferenças e quando usar cada um. Veja neste artigo como nunca mais se confundir com os dois vocábulos e se preparar, seja para provas de concursos ou não.
Pôde’ e ‘pode’. Diferenças e quando usar cada um: Permanecendo como regra no Novo Acordo Ortográfico, o pôde e o pode ainda são tratados da mesma forma. Se você ainda não sabe diferenciar o pode com e sem acento veja as principais diferenças neste artigo.
Além disso, vamos dar exemplos de como utilizar o pôde e pode e as suas principais características. Aprenda sobre o uso da acentuação e nunca mais tenha dúvidas!
Novo acordo ortográfico
Para os nascidos antes de 1990, as regras sobre acentuação da língua portuguesa eram bem diferentes das utilizadas atualmente. Isso porque tínhamos muitos acentos e a língua portuguesa não estava padronizada entre os países de língua portuguesa.
Com o novo acordo assinado em 1990, a ortografia da língua portuguesa ficou mais fácil de ser aprendida. Além de mais fácil de ser entendida por milhares de pessoas que tem o português com idioma principal.
Isso inclui não somente o Brasil, mas também Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, Portugal, São Tome e Príncipe e Timor Leste. Apesar de assinado em 1990 as novas regras passaram a valer no Brasil somente em 2013. Com seu uso em definitivo em 2016.

Imagem: www.freepik.com
Pôde x pode, como saber quando usá-los?
Durante a reforma da língua portuguesa, foi acordado que alguns acentos ortográficos não deveriam mais existir. Contudo, isso não ocorreu com o pôde e pode.
Um do motivos foi que a não utilização do acento circunflexo dificultaria em muito a interpretação do vocábulo na frase. Sem poder diferenciá-los o sentido se perderia.
Assim, o pôde segue com a acentuação. Mas você sabe as diferenças entre os dois? Consegue distinguir em uma frase quando colocar o acento ou não? Vamos agora ver alguns exemplos do pode sem e com acento.
Aplicações para “Pode” e “Pôde”
Então, os vocábulos são considerados homônimos, ou quando as palavras são iguais porém tem o significado diferente. Vamos a uma explicação mais detalhada:
O pôde (com acento circunflexo) geralmente indica que o verbo (pôde) foi utilizado em uma ação no passado. Sendo na terceira pessoa do singular, estando no pretérito perfeito do indicativo.
- Minha amiga não pôde vir a festa, pois esqueceu de alugar a fantasia.
Logo, o pode sem acentuação, indica a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo poder. Assim para não confundir o pôde e pode, um exemplo seria:
- Meu primo não pode jogar agora, ainda está na academia.
Exemplos práticos do verbo pôde
Vamos agora dar alguns exemplos de como se livrar das pegadinhas do verbo pôde e como se preparar para provas. Sejam de concursos públicos ou não, esteja preparado!
O acento diferencial permanece em somente dois casos, para que o estudante não se esqueça. Sendo no verbo pôr, para que não seja confundido com a preposição por.
E no pôde (verbo conjugado no passado) para que não seja trocado com o pode, ou o verbo no presente. Os outros acentos diferenciais foram abolidos ou permanecem com o uso facultativo.
Exemplos
Vamos ver as diferenças do pôde e pode. Logo, o verbo poder no indicativo do pretérito perfeito do indicativo ficaria da seguinte forma. Eu pude, tu pudeste, ele ou ela PÔDE, nós pudemos, vós pudestes, ele ou elas puderam.
- Francisco não pôde vir a noite ver vovó, pois teve que levar o gato no veterinário.
O verbo poder no presente do indicativo ficaria da seguinte forma. Eu posso, tu podes, ele ou ela pode, nós podemos, vós podeis, eles ou elas podem. Sendo o uso sem o acento circunflexo, Então veja, por fim, o exemplo:
- Minha irmã não pode retornar à ligação neste momento, pois está com o telefone sem bateria.
COMENTÁRIOS