$hide=page

Cursos de Português Online

Crase: Saiba tudo sobre o uso – Dicas e macetes

COMPARTILHE:

Quer parar de errar o uso da crase em suas frases e redações? Aprenda de uma vez por todas a usar esse acento agudo com nossas dicas e macetes. Confira aqui.

Sabia que muita gente não consegue acertar o uso da crase? Leia agora as principais dicas que finalmente vão te ajudar a aprender a regra gramatical.

A língua portuguesa é, sem dúvidas, um idioma com regras complicadas. Não apenas estrangeiros sofrem ao aprender a língua, mas até mesmo brasileiros encontram dificuldade.

Diante disso, vamos entender agora como usar a crase! Esse é um assunto que gera dúvida em quase todo mundo. Afinal, poucas pessoas conseguem seguir a regra e acertar seu uso. Acompanhe esse guia completo sobre as principais dicas e macetes que envolvem esse acento grave.

Crase: Saiba tudo sobre o uso – Dicas e macetes
Imagem: www.freepik.com

Primeiros passos: conhecendo a origem da crase

Os estudantes e falantes da língua portuguesa enfrentam dificuldades com alguns temas mais específicos da nossa gramática. Para entendermos o fenômeno linguístico, podemos começar pelo seu próprio significado. 

A palavra que dá nome a regra possui origem grega, bem como várias outras que falamos no dia a dia, despreocupadamente. Com efeito, ajuda bastante quando percebemos que a palavra, em grego, pode significar junção ou fusão. Apenas analisando a origem da palavra, já conseguimos entender um pouco melhor esse tipo específico de acento agudo. 

Diante disso, percebemos que o objetivo dessa regra gramatical é reunir uma ou mais palavras. Mas quais?

Por que usamos a crase?

Primeiramente, é preciso entender que todos os idiomas procuram evitar repetições que podem soar esquisitas quando falamos as frases. 

Quando nos comunicamos através da linguagem, precisamos ter o máximo de clareza. Agora, basta que analisemos como funciona a composição da crase, nosso tema principal de hoje. Em síntese, esse fenômeno linguístico ocorre quando juntamos uma preposição “a” com um artigo "a". 

Ou seja, o objetivo principal da regra é organizar as ideias durante a comunicação dos falantes da língua. Logo, evitamos a repetição e uma possível confusão por parte de quem interpreta a mensagem. Vamos observar o exemplo abaixo para relembrar um uso necessário de crase dentro de uma sentença:
  • Às vezes eu não entendo a língua portuguesa!

Dicas e macetes sobre o uso da crase

Agora que já nos aprofundamos nas explicações e origem da regra, podemos passar para a parte mais importante! 

Certamente, muitas pessoas enfrentam o mesmo problema: não saber quando incluir ou não a crase em uma frase. A princípio, vamos compreender como identificar se o acento agudo deverá ser incluído. Enfim, vamos acompanhar a explicação e dar exemplos práticos de uso da regra gramatical.

Veja abaixo a regra geral do uso da crase que é chamada de acento grave (`)

Regra Geral:

Haverá crase sempre que:

  • o termo antecedente exija a preposição a;
  • o termo consequente aceite o artigo a.
Fui à cidade.
( a + a = preposição + artigo )
( substantivo feminino )

1. A crase precisa vir antes das palavras femininas

Apesar de ser uma regra básica e mais difundida, é importante relembra os seus fundamentos.

Basicamente, salvo algumas exceções pontuais, a crase antecede as palavras que indicam o gênero feminino. Veja o exemplo:
  • Meus colegas foram à confraternização de fim de ano da turma.
Caso você fique confuso e queira tirar a prova, substitua a palavra feminina por uma masculina. Afinal, a regra é clara. Se por acaso o “a” se transformar em “ao”, a preposição necessita sim do uso da crase. 

Observe a frase original:
  • Meus colegas foram à confraternização de fim de ano da turma.
Agora, tente substituir a palavra “confraternização” por “encontro”:
  • Meus colegas foram ao encontro de fim de ano da turma.
Ao substituir a palavra feminina por uma masculina o "a" se transformar em "ao", então ocorrerá a crase, como pode ser visto no exemplo acima (a confraternização = ao encontro).

Com essa simples checagem, você já garante o acerto no emprego correto dessa regra gramatical. 

Porém, existem outras situações que você precisa memorizar para conseguir redigir um texto sem errar o emprego do acento grave.

2. Muita atenção às expressões adverbiais, conjuntivas e prepositivas

Existem três elementos muito importantes quando refletimos sobre o uso correto da crase. São elas: expressões adverbiais, locuções prepositivas e locuções conjuntivas. Vamos conferir alguns exemplos famosos de uso de crase nesses casos específicos:
  • Vamos sair à noite? (locução adverbial)
  • Vire à direita para chegar ao seu destino. (locução adverbial)
  • Ele viva à custa do pai. (locução prepositiva)
  • À proporção que o horário chegava ficava mais ansioso. (locução conjuntiva)
Como falamos em locução, que tal lembrarmos o conceito dela. A locução é mais de uma com um único significado e vale por uma classe gramatical. Há vários tipos de locuções. Para o uso da crase é preciso saber três: adverbial, prepositiva e conjuntiva. Para saber qual é cada uma, basta ficar atento à última palavra.

A locução adverbial termina com nome (substantivo, adjetivo): à meia-noite, às claras, a prazo. A formada por palavra feminina pede acento grave:

Ficou às claras. Gosta de comprar tudo à vista. Saio à noite. Viaja às terças-feiras. Saiu às 15h. Entrou às gargalhadas. Fique à vontade.

A locução prepositiva termina em preposição (de, com, a): em frente de, ao lado de, de acordo com, em relação a. A formada de palavra feminina pede o  acento grave: Ficou à frente de seu pai. Vive à custa do família.

A locução conjuntiva termina em conjunção (que): de forma que, de maneira que, à medida que, à proporção que. A formada por palavra feminina pede acento grave: À medida que estuda, aprende mais. À proporção que pratica exercício físico, sua saúde melhora.

3. Vai falar às horas? Veja quando é preciso usar a crase

Existem dois casos distintos quando falamos das horas e do uso do acento agudo nas frases. Acompanhe os dois primeiros exemplos:
  • Eu sempre acordo bem cedo, às cinco horas da manhã.
  • Nossa reunião será realizada às 18h.
Em resumo, quando estamos falando dos números cardinais que indicam horas exatas, teremos que utilizar o acento agudo. Em contrapartida, veja os dois próximos exemplos:
  • Estou te esperando desde as 16h!
  • O médico está marcado para as dez horas da manhã?
Não fazemos uso da crase quando as horas são acompanhadas por alguma preposição (desde, para, com, após, perante, entre).

4. Atenção à aplicação da regra antes dos pronomes demonstrativos

Outro grupo de palavras que não fica de fora são os pronomes demonstrativos. De uma forma geral, quando aparecem as palavras “aquilo”, “aquela” e “aquele” e o termo antecedente exigir a preposição "a", usamos acento agudo na sentença. Veja:
  • Não gostei do filme, àquela cena final não me agradou. (a + aquela)
  • Refiro-me àquilo que aconteceu ontem. (a + aquilo)
  • Ele sempre comparece àqueles encontros  (a + aqueles)

5. Sempre aplicamos a crase em ideias de tempo, lugar e modo

Chegamos à última dica, mas não menos importante. Para entendermos melhor esse caso em específico, que tal retomarmos o primeiro exemplo apresentado nesse artigo, e mais alguns outros?
  • Às vezes eu não entendo a língua portuguesa!
  • Vou à padaria comprar o lanche da tarde.
  • A loja pôs à venda alguns itens de colecionador.
  • Já pensou em fazer um curso de ensino "à distância"*?
Nesses casos, o acento agudo está presente, trazendo maior clareza na transmissão da ideia correta ao leitor. Na verdade, essa regra gramatical é, de modo geral, aplicada com essa finalidade em todos os casos. 

Sempre que tiver que usar a crase e bater aquela dúvida, fique à vontade para reler esse artigo. Além disso, você também adquirir a apostila digital "CRASE SEM MISTÉRIO" e acabar de uma vez com todas essas dúvidas de uma maneira descomplicada.

* Evanildo Bechara, um dos gramáticos mais importantes do Brasil, defende o uso do acento em todos os contextos, incluindo aí "Ensino à distância". Graciliano Ramos cansou de usar as duas formas. Deixou de ser um dos maiores escritores do Brasil?

O que fazer? Eu vou seguir a regra: "Acentuar apenas quando a distância estiver especificada". Assim terei mais chances de acertar pelo menos uma questão em um concurso público.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,2,Concordância,9,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,105,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,2,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,17,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,84,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,23,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,91,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,8,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,2,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Crase: Saiba tudo sobre o uso – Dicas e macetes
Crase: Saiba tudo sobre o uso – Dicas e macetes
Quer parar de errar o uso da crase em suas frases e redações? Aprenda de uma vez por todas a usar esse acento agudo com nossas dicas e macetes. Confira aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-aRiT0rgeOBA/Xrxhxz9DJaI/AAAAAAABFNo/DIvT1tx3MRopWmbnfv_ATjz34O0g3GPHQCLcBGAsYHQ/s1600/crase-saiba-tudo-sobre-o-uso-dicas-macetes.png
https://1.bp.blogspot.com/-aRiT0rgeOBA/Xrxhxz9DJaI/AAAAAAABFNo/DIvT1tx3MRopWmbnfv_ATjz34O0g3GPHQCLcBGAsYHQ/s72-c/crase-saiba-tudo-sobre-o-uso-dicas-macetes.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/05/crase-saiba-tudo-sobre-o-uso-dicas-macetes.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/05/crase-saiba-tudo-sobre-o-uso-dicas-macetes.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar