$hide=page

Cursos de Português Online

Advérbio de intensidade: o que é e exemplos

COMPARTILHE:

Advérbio de intensidade, saiba o que é, tire suas dúvidas com os exemplos. Veja também algumas locuções adverbiais de intensidade.

Os meandros da língua portuguesa são muitos, assim, entender ela por completo não é uma tarefa fácil, sendo assim, o mais certo a fazer é ir dividindo em partes para melhor entendimento e compreensão da língua. 

Até mesmo porque a fama de ser um dos idiomas mais difíceis do mundo não é à toa, pois existem inúmeras particularidades e diferenciações que deixam o português no topo do mundo quando se fala de dificuldade de aprender, mas também de beleza ao falar.

Desse modo, o português faz jus a expressão “quando se aprende uma vez, nunca mais se esquece” com isso, hoje vamos demonstrar os advérbios de intensidade, dando seu conceito básico e exemplos para sua melhor compreensão e, dessa maneira, aprender de uma vez por todas esse assunto tão importante da língua portuguesa para, quem sabe, nunca mais se esquecer dele. 

Advérbio de intensidade

Advérbio de intensidade

Nessa linha, o advérbio de intensidade pertence à classe de palavras que não variam, em outro modo, que não flexiona, tendo uma tendência atual de inadequação a esse tipo de regra na gramática.

Seguindo, os advérbios são capazes de modificar adjetivos, além de ter outra grande função de modificar até mesmo outros advérbios. Para o órgão responsável pela língua portuguesa no Brasil, alguns exemplos de advérbios são: 
assaz, bem, excessivamente, demasiadamente, mais, muito, meio, menos, pouco e quanto. 
Entretanto, existe um deles que deve ter a devida atenção das pessoas na hora de se fazer o estudo sobre advérbios, sendo o “demais” e o “de mais”.

Assim é importante que fique claro que o “demais” significa, segundo o órgão responsável pelo português no Brasil uma ideia de excesso, muito forte, que sobra, entre outros significados que vão ao encontro dessa ideia de abundância no significado. 

Todavia, isso ocorre de forma diferente com o “de mais”, que em suma, é o contrario da ideia “de menos”. Com isso, pode se pensar como exemplo a ideia de “há homens de mais neste mercado” ou “há motoristas de mais no transito hoje em dia”. Assim, isso acontece pois a expressão toma um valor de adjetivo e deixa de lado sua ideia centrar de advérbio.

Para entender melhor a diferença entre "demais" e "de mais", preparamos um artigo, confira: Demais e de mais: quando usar

Locuções adverbiais de intensidade: exemplos

em excesso, de todo, de muito, por completo, por demais

Portanto, você pode perceber como a língua portuguesa é rica e tem diversas sinuosidades, bons estudos para você e lembre-se de sempre se aprofundar mais no português.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Advérbio de intensidade: o que é e exemplos
Advérbio de intensidade: o que é e exemplos
Advérbio de intensidade, saiba o que é, tire suas dúvidas com os exemplos. Veja também algumas locuções adverbiais de intensidade.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd5pAEK7gI4slbMIcpIkB7fpft8rsURMsQB-DbXwkJsUVaSFGS1NAOFITuXqhco4BSeWnpzocun8E_QdSOjcBFaE3LTH8Cb7th0K71fj_Nd3tzVk4OxNSHuefgv7yn0hY_gvwdDEJtLng/s16000/adverbio-de-intensidade.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgd5pAEK7gI4slbMIcpIkB7fpft8rsURMsQB-DbXwkJsUVaSFGS1NAOFITuXqhco4BSeWnpzocun8E_QdSOjcBFaE3LTH8Cb7th0K71fj_Nd3tzVk4OxNSHuefgv7yn0hY_gvwdDEJtLng/s72-c/adverbio-de-intensidade.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/07/adverbio-de-intensidade-o-que-e-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/07/adverbio-de-intensidade-o-que-e-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar