$hide=page

Cursos de Português Online

Passo a passo para uma Monografia de Sucesso

COMPARTILHE:

Passo a passo para uma monografia de sucesso. Aprenda aqui como fazer uma monografia ou TCC rápido com passo a passo e tirar nota máxima. Confira aqui

Passo a passo para uma monografia de sucesso - Quando se está na faculdade, muitos alunos começam a surtar por causa da monografia ou do trabalho de conclusão de curso (TCC) que precisam entregar no último semestre.

Afinal, é uma grande responsabilidade ter seu nome escrito em um trabalho que será avaliado por uma banca e pelo seu orientador, podendo ser aprovado ou não.

Após semestres estudando, curtindo e conhecendo mais sobre a sua carreira, chega a hora de definir o tema, o orientador e seus objetivos em relação a sua monografia. E agora? Como fazer uma monografia de sucesso?

E ainda tem as Normas da ABNT, de todas as fases da monografia, a de adeque o trabalho de conclusão de curso às normas é um das que os estudantes mais têm dificuldades, pois não é apenas uma Norma, mas algumas.

Quais as Normas ABNT para fazer uma monografia de sucesso

Há algumas regras para formatar o trabalho de conclusão de curso, conheça:

Passo a passo para uma monografia de sucesso

Veja a seguir um passo a passo!


Elementos pré-textuais

Vamos começar pelos elementos pré-textuais que não podem faltam na sua monografia ou TCC.
  • Capa;
  • Folha de Rosto;
  • Epígrafe;
  • Dedicatória;
  • Agradecimentos;
  • Sumário;
  • Lista (de figuras, quadros, tabelas, de siglas);
  • Resumo;
  • Abstract;
A dedicatória e os agradecimentos são opcionais, entretanto, são valiosos, principalmente os agradecimentos. Afinal, você teve ajuda no processo e ainda pode ter a oportunidade de agradecer os professores da faculdade, os colegas, o orientador, a família e todos que estavam presentes nesse seu percurso durante a faculdade inteira!

Já a dedicatória pode ser o espaço para homenagear alguém que lhe ajudou muito ou que você considera muito. Então, não deixe de fazer essas páginas!

Elementos textuais

Já os elementos textuais são aqueles que definirão o conteúdo e guiarão o leitor (e você mesmo, durante a escrita) em relação ao seu texto.

Tema: sobre o que você irá escrever?

  • Problema: qual será a solução para um problema sobre o seu tema?
  • Objetivos: o que você visa?
  • Justificativa: qual o motivo por ter escolhido esse tema?
  • Organização da monografia: como será feita a divisão da monografia, quantos capítulos, partes?
  • Desenvolvimento: quais serão as referências utilizadas? Precisará de dados?
  • Conclusão: os objetivos foram alcançados? Encontrou uma solução?
Não se esqueça de fazer uma introdução, explicitando os objetivos, a justificativa. Em relação às referências, procure sempre por artigos científicos, livros acadêmicos e teóricos e site de relevância, confira se as informações são verídicas. Lembre-se de que sua monografia deve ser baseada em teorias reconhecidas!

Quer ter sua Monografia pronta em pouco tempo, contando com uma consultoria especializada? Clique no botão abaixo e confira os serviços:

Elementos pós-textuais

Com o corpo do texto pronto, falta adicionar os elementos pós-textuais:

• Referências bibliográficas (seguindo as normas da ABNT);
• Anexo;
• Glossário (opcional).



Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Passo a passo para uma Monografia de Sucesso
Passo a passo para uma Monografia de Sucesso
Passo a passo para uma monografia de sucesso. Aprenda aqui como fazer uma monografia ou TCC rápido com passo a passo e tirar nota máxima. Confira aqui
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsp79JzbnA_Hx9WKSJM0KosoL6RNTixNqDXNeAjFNf3hd8X53M51WxhAE7hhGL4lkMj8slqjYNg0mjAbeec5mkmcaHJuWwY90ZFPf2ZIevOrXYnc0Y94LS_pOtYUT6diF2T0J56v4frsE/s16000/passo-a-passo-para-uma-monografia-de-sucesso.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsp79JzbnA_Hx9WKSJM0KosoL6RNTixNqDXNeAjFNf3hd8X53M51WxhAE7hhGL4lkMj8slqjYNg0mjAbeec5mkmcaHJuWwY90ZFPf2ZIevOrXYnc0Y94LS_pOtYUT6diF2T0J56v4frsE/s72-c/passo-a-passo-para-uma-monografia-de-sucesso.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/passo-passo-para-uma-monografia-de-sucesso.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/passo-passo-para-uma-monografia-de-sucesso.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar