$hide=page

Cursos de Português Online

Adjetivo anteposto e posposto: O que é e exemplos

COMPARTILHE:

Saiba sobre o que é adjetivo anteposto e posposto, quando o adjetivo concorda com o substantivo e exemplos. Confira aqui.

A língua portuguesa é riquíssima e cheia de detalhes. No entanto, essa grande quantidade de regras definições, pode gerar uma certa dúvida em quem deseja se tornar um verdadeiro expert em português. Um deles, é a diferente entre adjetivo anteposto e posposto

Se você também tem dificuldade em separar os dois tipos de adjetivo, vai achar esse conteúdo muito interessante!   

O que é adjetivo anteposto e posposto?

Os dois prefixos das palavras anteposto e posposto já nos leva a acreditar que eles aparecem antes ou depois de algo. No caso, do substantivo. A concordância do adjetivo com o substantivo segue algumas regras na língua portuguesa. No entanto, hoje iremos nós a ter especificamente à anteposição e a posposição. 

Essencialmente, quando o adjetivo vai concordar com mais de um substantivo, a concordância correta vai variar. Vamos entender melhor.   

Adjetivo anteposto e posposto

O que é adjetivo posposto?

O adjetivo posposto é aquele que aparece após o substantivo em uma oração. No caso de haver mais de um substantivo, essa concordância deve ser feita com o substantivo mais próximo. Além disso, o adjetivo também poderá ficar no masculino plural, caso haja substantivos femininos e masculinos na mesma frase. 

Isso acontece, pois, via de regra, na língua portuguesa há uma prioridade do masculino sobre o feminino e do plural sobre o singular. Um exemplo prático para você compreender como é feita essa concordância:
  • A casa que comprei possui espaço e localização perfeita.
Perceba que, nesse exemplo, o adjetivo está posposto à palavra localização, que é feminina e está no singular. Logo, ele também se flexiona para o feminino e singular. Entretanto, essa frase também estaria correta, se o último substantivo antes do adjetivo fosse masculino. Apenas haveria uma mudança na flexão:
  • A casa que comprei possui localização e espaço perfeitos.
Nesse caso, o adjetivo passa a ser masculino e plural.   

Confira aqui outros artigos que podem te ajudar:

O que é anteposto?

Compreendida a posposição do adjetivo, é fácil compreender que a anteposição é quando o adjetivo vem antes do substantivo. Dessa forma, ele deverá concordar em gênero e número com o mais próximo.
  • Encontramos caída a bolsa da mulher.
  • Encontramos caídos os pertences da mulher.
Entretanto, na anteposição de adjetivo, há uma regra extra: se o substantivo for nome próprio ou se referir a algum grau de parentesco, invariavelmente ele concordará no plural.
  • As amáveis Luna e Sophia estão chegando.
  • Me encontrei com os divertidos primos que não via há muito.

Quando o adjetivo concorda com o substantivo?

Quando acontece essa relação direta entre adjetivo e substantivo, chamamos de concordância nominal. Normalmente, ela segue as regras de gênero e número. Logo, se relaciona com masculino e feminino e singular e plural. 

No entanto, já percebemos que, quando a concordância é com o adjetivo, sua posição na oração pode alterar a flexão. Fique sempre atento para não errar!   

Exemplos do adjetivo anteposto e posposto

Vamos ver mais alguns exemplos de adjetivo anteposto e posposto?
  • A garota usava sapato e roupa perfeita. – Adjetivo posposto, concordando com o último substantivo.
  • A garota usava roupa e sapato perfeitos. – Adjetivo posposto, concordando com os dois substantivos, flexionado em masculino e plural.
  • A garota usava perfeito sapato e roupa. – Adjetivo anteposto, concordando em gênero e número com o primeiro substantivo.
  • As vaidosas primas usavam roupas e sapatos perfeitos. - Adjetivo anteposto, no plural, conforme a regra exige.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Adjetivo anteposto e posposto: O que é e exemplos
Adjetivo anteposto e posposto: O que é e exemplos
Saiba sobre o que é adjetivo anteposto e posposto, quando o adjetivo concorda com o substantivo e exemplos. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9OoYA6n68Lc01hwaObIaNqoCGjsHYVHx_OQalRMzzfy1QeR7WVpHdIoWqzsH7oKa-kzLrS3sgH_0LqrUdj7zuiDwPIS6bodPt-zhtjccyEKQsFqwwfOq5Mr_77VkwWjCBjtfaVOJ7CVE/s16000/anteposto-posposto.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj9OoYA6n68Lc01hwaObIaNqoCGjsHYVHx_OQalRMzzfy1QeR7WVpHdIoWqzsH7oKa-kzLrS3sgH_0LqrUdj7zuiDwPIS6bodPt-zhtjccyEKQsFqwwfOq5Mr_77VkwWjCBjtfaVOJ7CVE/s72-c/anteposto-posposto.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/03/adjetivo-anteposto-e-posposto.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/03/adjetivo-anteposto-e-posposto.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar