$hide=page

Cursos de Português Online

Substantivos: o que é, tipos e classificação

COMPARTILHE:

Aprenda tudo sobre os Substantivos: o que é, tipos, flexão, gênero e classificação. Saiba como usar corretamente os substantivos, acesse e saiba mais!

Confira aqui tudo sobre Substantivos. definição, os tipos e classificação, veja também os exemplos e aprenda de forma bem simples.

A gramática é sempre motivo de dúvidas, assim como é muito utilizada, não só em provas e concursos, mas também no dia a dia das pessoas.

É normal ter dúvidas sobre o assunto, e para tanto é sempre importante se informar sobre, isso irá melhorar sua escrita e facilitar seu cotidiano. Veja a seguir tudo que você precisa saber sobre os substantivos e aprenda mais.

O que é um substantivo

O substantivo pode ser definido como a classe gramatical que designa os seres, estes seres podem ser visíveis ou não, ações, estados, sentimentos, desejos e ideias. Desta forma, o conceito de substantivo é bem amplo. Mas lembre-se sempre que o substantivo dá nome aos seres e as coisas.

Dito isso, os substantivos podem dar nome:

  • Aos sentimentos: amor, raiva, amizade, rancor, paixão e etc;
  • Aos objetos: mesa, cadeira, estante, livro, quadro e etc;
  • Aos lugares: casa, consultório, supermercado, aeroporto, Brasil, loja, Rio de Janeiro e etc;
  • Às pessoas: Pedro, Ana, Gabriel, Lucas, João e etc;
  • Aos animais: gato, cachorro, elefante, pássaro e etc;
A seres imagináveis e não imagináveis: homem, unicórnio, cavalo, fada, papai Noel e etc;

Percebam a infinidade dos substantivos, citaram-se apenas exemplos, mas tudo que dá nome vem a ser um substantivo. Estes também podem ser precedidos por numerais, por pronomes ou por adjetivos.

Substantivos: o que é, tipos e classificação
Imagem: Freepik.com.

Classificação dos substantivos

Os substantivos podem ser classificados da seguinte forma:

Substantivos comuns

Faz referência a um ser ou um objeto sem particulariza-los. Ex: gato, armário, estante, mesa, homem, cadeira, blusa e, etc;

Substantivos próprios

faz referência a um ser ou objeto particularizando, na maioria das vezes se iniciam com letra maiúscula. Ex: João, Curitiba, Japão, Brasil, Maria, Deus e, etc;

Substantivos concretos

Nomeiam seres que possuem existência própria e independente. Ex: mesa, gato, cavalo, quadro, lápis, homem e, etc;

Substantivos abstratos

Nomeiam coisas impalpáveis ou não visíveis e que dependem de um substantivo concreto para existir. Ex: pobreza, bondade, bravura, alegria, beleza, chatice e, etc.

Substantivos coletivos

Designam um conjunto ou a pluralidade de seres de um mesmo grupo ou espécie. Ex: fauna, floresta, cristãos, alcateia, manada e, etc.

Substantivos primitivos

São usados para nomear seres únicos, os quais não derivam de outro, mas que pode originar diferentes palavras. Ex: livro, manhã, pedra, água, fogo e, etc;

Substantivos derivados

São formados a partir de outras palavras. Ex: livraria, amanhecer, pedreira, aguaceiro, fogueira e, etc;

Substantivos simples

Nomeiam seres e coisas de uma só palavra. Ex: pedra, papel, água, amor, amizade e, etc;

Substantivos compostos

 Nomeiam seres e coisas formados por mais de uma palavra. Ex: micro-organismos, guarda-roupa, couve-flor, passa tempo, final de semana e, etc.

Como você pode perceber um mesmo substantivo pode vir a ter várias classificações. Por exemplo: o substantivo João pode ser classificado em: próprio, concreto e simples.

Gênero do Substantivo

Em relação ao gênero dos substantivos (masculino e feminino), existe a seguinte classificação:

  1. Substantivos biformes: são os substantivos que se apresentam de duas formas, ou seja, uma para o masculino e uma para o feminino. Ex: autor e autora.
  2. Substantivos Uniformes: são os substantivos em que um termo se classifica em dois gêneros (masculino e feminino), os substantivos uniformes se classificam em:

* Epicenos: palavra que é apresentada em um único gênero e faz referencia aos animais. Ex: foca e tartaruga.

* Sobrecomum: palavra que é apresentada em um único gênero e faz referencia às pessoas. Ex: criança.

* Comum de dois gêneros: palavra que se refere aos dois gêneros existentes (masculino e feminino) e que é identificado por um artigo que o precede. Ex: o artista e a artista.

No entanto, é importante se atentar também a alguns aspectos, os quais:

Em relação ao gênero, os substantivos que possuem origem grega, os quais terminam em “ema” ou “oma” são considerados substantivos masculinos. Ex: teorema.

Há também os substantivos que são chamados de “gênero incerto/duvidoso”, os quais são utilizados para ambos os gêneros sem alterar seu significado. Ex: o personagem e a personagem.

Existem ainda alguns substantivos que quando variam de gênero, mudam seu significado. Ex: o cabeça (faz referência a um ser que lidera um grupo) e a cabeça (faz referência a parte do corpo humano).

Veja tudo sobre:

Flexão dos Substantivos

Outro ponto importante é sobre a flexão dos substantivos. De maneira geral, eles podem se flexionar em: gênero (masculino ou feminino), número (singular ou plural) e em grau (diminutivo ou aumentativo).

Diversas destas variações são comuns no cotidiano, por exemplo, veja o substantivo “cachorro” flexionado:

Singular: cachorro.
Plural: cachorros.
Feminino: cachorra.
Masculino: cachorro.
Diminutivo: cachorrinho.
Aumentativo: cachorrão.

Desta forma, são considerados masculinos os substantivos que são precedidos pelos artigos “o”, “os”, “um”, “uns”. E os femininos por “a”, “as”, “uma” ou “umas”.

Há também a exceção que são os substantivos que se referem a animais ou a pessoas e apresentam discrepância

Flexão de número do Substantivo

Um dos aspectos mais importantes na flexão dos substantivos é a flexão de número, sendo esta a maior dificuldade que os indivíduos encontram ao estudar o assunto. Portanto, conforme já mencionado os substantivos podem ser flexionados em singular e em plural.

O indicativo de plural é a inserção da terminação “s”. Por exemplos: a criança (singular) e as crianças (plural).

Mas há algumas particularidades em relação ao plural dos substantivos. Por exemplo:
- Os substantivos que terminam em al, el, ol, ul, troca-se o “l” por “is”. 
Ex: azul e azuis;
- Os substantivos que terminam em “r” e “z” são acrescidos de “es” para o plural. 
Ex: luz e luzes.

Exemplos em frases

Por fim, com o intuito de fixar o conteúdo, veja a seguir alguns exemplos de substantivos em frases:
Uma menina comeu um pão inteiro (substantivo precedido de numeral e substantivo simples);

A menina e o menino foram à escola (dois substantivos precedidos de pronomes);
  • O lindo gato veio a óbito (substantivo precedido de adjetivo);
  • A mesa está suja (substantivo simples);
  • O final de semana está chegando (substantivo composto);
  • João é inteligente (substantivo próprio).
Espero que tenha gostado e ficado claro este assunto, este é um dos mais fáceis da nossa gramática, mas se quiser participar de uma aula online de português, onde vai abordar sobre o estudo da morfologia, fonética, sintaxe e pontuação, e em especial a virgula. Clique no link  e comece a estudar agora mesmo 👉 Aulão Online de Português - Poucas vagas!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Acentuação,11,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,126,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,93,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,12,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,2,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Ensino Superior,2,Erros de português,29,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,28,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,1,Morfologia,38,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,75,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,9,Pontuação,9,Pronome,3,Pronomes,2,Redação,15,Revisão,1,Semântica,25,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,2,Verbos,14,Vírgula,5,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Substantivos: o que é, tipos e classificação
Substantivos: o que é, tipos e classificação
Aprenda tudo sobre os Substantivos: o que é, tipos, flexão, gênero e classificação. Saiba como usar corretamente os substantivos, acesse e saiba mais!
https://3.bp.blogspot.com/-B7ZCUnw2Sjk/W5AYEfequkI/AAAAAAAA90o/47E-h5gjIBUwIvA2dvd74TBRrg62Hvv9gCLcBGAs/s1600/substantivos-o-que-e-tipos-classificacao.png
https://3.bp.blogspot.com/-B7ZCUnw2Sjk/W5AYEfequkI/AAAAAAAA90o/47E-h5gjIBUwIvA2dvd74TBRrg62Hvv9gCLcBGAs/s72-c/substantivos-o-que-e-tipos-classificacao.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2018/02/substantivos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2018/02/substantivos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar