$hide=page

Cursos de Português Online

Adjetivos biformes e uniformes

COMPARTILHE:

É comum não lembrarmos das antigas aulas de português e nos confundirmos com as classes de palavras. Por isso, trouxemos detalhes fáceis para relembra

O português possui várias regras gramaticais que geram confusão, como a questão dos adjetivos biformes e uniformes. Os adjetivos, por si só, já podem gerar bastantes dúvidas e viemos esclarecer algumas delas.

O que são adjetivos

Antes de tudo, vamos relembrar as aulas de português da escola. Os adjetivos compõem uma classe de palavras que caracterizam, qualificam o substantivo. Assim, os adjetivos dão aspectos negativos, positivos ou neutros para as palavras que estão em questão.

Subclasses de adjetivos

Para iniciar o conteúdo mais específico, é muito importante entender que existem diferentes classes de adjetivos, sendo eles: 

Vamos explicá-los de maneira simplificada. Os adjetivos pátrios são aqueles que referem-se a nacionalidades, como “brasileiro” ou “amapaense”. Já os primitivos são aqueles que originam novas palavras, tal qual “branco” ou “triste”.

Adjetivos biformes e uniformes

Os derivados, como o nome já diz, derivam de outras. Portanto, continuando com o exemplo anterior, alguns exemplos seriam “brancura”, “branquitude”, “tristeza” ou “tristonho”.

 Os adjetivos compostos e os simples também funcionam como uma dicotomia. Os simples, como os substantivos, são aqueles formados por um único núcleo/ palavra. Alguns exemplos são “computador”, “parede” ou “garrafa”.

Os compostos, portanto, são aqueles que têm mais de um núcleo/ palavra. Na língua portuguesa temos vários exemplos: “socioeconômico”, “marrom escuro” ou “político sociais”.

Veja mais artigos que possam te ajudar: 

Variações dos adjetivos

Sabendo das subclasses, para entender os biformes e uniformes é importante entender as variações. Os adjetivos são uma classe de palavras que variam em gênero, número e grau.

Ser flexível em gênero significa que a palavra consegue mudar para feminino e masculino. Como por exemplo “amarelo” e “amarela”, que muda conforme qual gênero seu substantivo pede.

A flexão de número funciona de forma idêntica, porém com os aspectos de plural e singular. Utilizando ainda o mesmo exemplo, “amarelos” e “amarelas”. Que cabe, por exemplo, em “lápis amarelos” e “folhas amarelas”. Esse é o sentido da flexão.

Por fim, temos as variações de grau. Essas, diferentes das duas primeiras, têm três opções: 

  • diminutivo
  • aumentativo 
  • comparativo. 

No Brasil, temos uma cultura que utiliza bastante o diminutivo. Por muitas vezes, chamamos de “irmãzinha”, “bebezinho” ou algo do tipo.

O aumentativo, faz justamente o contrário: “mãezona”, “carrão” ou, ainda, “telona”. O aumentativo tem formas diferentes de aparecer nas palavras. Podendo ser com os sufixos “-ão”, “-ona” ou de maneira mais informal “-asso”.

O comparativo, por último, põe em mesmo nível os objetos comparados. Usamos na língua portuguesa, para essa finalidade, construções como: “tanto… quanto...”. Tal qual o inglês possui o “as… as...”.

Adjetivos biformes e uniformes

Finalmente, chegamos aos adjetivos biformes e uniformes. Após entender bastante da parte gramatical, é mais fácil compreender estes tipos de adjetivos. Aliás, não são só eles que têm essas duas possibilidades.

 No seu significado geral, além das classes sintáticas, as duas palavras têm sentidos simples. O prefixo “uni” remete a “um”, e “forme” de “forma”, portanto, uma forma. A lógica para “biforme” é a mesma: “bi” de "dois'' e “forme” de “forma”, logo, duas formas.

Adjetivos uniformes

Assim, aplicando aos adjetivos, o raciocínio torna bastante simples a ideia. Os adjetivos uniformes são aqueles que não variam em gênero. Portanto, independente do substantivo a que se referem, existe apenas uma forma de dizer essa característica.

No português, todas as formas de adjetivos que terminam em “-a”, “-l”, “-m‘, “-z”, “-e”, “-ar”, “-or” e “-s” são uniformes. Assim, palavras como “competente”, “infeliz”,”febril”, “ruim”, “superior”, “indígena”, “exemplar” não possuem outra forma, sendo uniformes.

Exemplos:

  • copo frágil – taça frágil
  • tio feliz – tia feliz
  • cantor ruim – cantora ruim

Adjetivo biformes

Os adjetivos que mudam conforme o substantivo que acompanham, então, são os biformes. Esses compõem a maioria na língua portuguesa, que é bastante versátil. Dessa forma, esperamos ter sanado suas dúvidas sobre a classe de palavras de adjetivos!

Veja os exemplos:

  • Ele dirige rápido. – Ela é rápida no volante.
  • Marcos é um jovem criativo. – Maria sempre foi criativa.
  • Joaquim é um senhor charmoso. - Márcia é charmosa desde criança.
  • Tive um freguês bem intransigente. – A freguesa de Deise é tranquila.
  • João é considerado traidor. – Marcela foi chamada de traidora por todos.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Adjetivos biformes e uniformes
Adjetivos biformes e uniformes
É comum não lembrarmos das antigas aulas de português e nos confundirmos com as classes de palavras. Por isso, trouxemos detalhes fáceis para relembra
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU0t1bmJ2c5bp_EyMjSlKfjZupY3LKv-hNxzKr1wVkODzvLBzKQdmKyVd6cyyp9OUYQ453tnk_PLpQhCtJi45EezGvDgJmJT5Bzi6TwJTr7O3bZQzDbKS07aHAEFS6aAHjGRy9iqemucc/s16000/adjetivos-biformes-uniformes.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiU0t1bmJ2c5bp_EyMjSlKfjZupY3LKv-hNxzKr1wVkODzvLBzKQdmKyVd6cyyp9OUYQ453tnk_PLpQhCtJi45EezGvDgJmJT5Bzi6TwJTr7O3bZQzDbKS07aHAEFS6aAHjGRy9iqemucc/s72-c/adjetivos-biformes-uniformes.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/12/adjetivos-biformes-uniformes.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/12/adjetivos-biformes-uniformes.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar