$hide=page

Cursos de Português Online

Adjetivo o que é? Tipos e exemplos

COMPARTILHE:

Adjetivo o que é, como e quando usar? Conheça os tipos de adjetivos, a classificação e exemplos. Acesse e saiba tudo sobre adjetivos, aprenda mais.

É bastante comum em concursos públicos a cobrança de conteúdos sobre a língua portuguesa, dentre os temas mais cobrados estão os adjetivos.

Além disso, conhecer e entender sobre estes assuntos pode ajudar em diversas atividades cotidianas, principalmente no ambiente de trabalho.

Você sabe o que são os adjetivos? Veja a seguir um conteúdo completo sobre o assunto e aprenda mais. Tenha certeza de que isso ajudará você em diversos aspectos e fará com você tenha sucesso em provas e processos seletivos.

O que é um adjetivo

O adjetivo é definido como senda a classe de palavras que atribuir características aos substantivos, indicando qualidade e ou estados.

Os adjetivos variam em gênero, numero e grau. A função gramatical desta classe pode vir a ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios. Os adjetivos são de extrema importância para a língua portuguesa, pois permite que as distinções sejam feitas
.
Basta olhar a sua volta, você verá que os adjetivos estão por toda a parte.

LEIA TAMBÉM:


Como se classificam os adjetivos

Os adjetivos se classificam da seguinte forma:

Quanto ao gênero 

São classificados em uniformes e biformes, onde:

-Uniformes: possuem a mesma forma nos dois gêneros. Ex: cruel, feliz, paulista, veloz, leal, útil, fiel, otimista, agradável, simples, nômade, triste, contente, comum, leve, pobre e etc.

De forma geral, os adjetivos uniformes são aqueles terminados em a, e, l, m, r, s ou Z.

- Biformes: possuem formas distintas, sendo uma para o masculino e outra para o feminino. Ex: criativo/ criativa, cru/ crua, vilão/vilã, amoroso/amorosa, europeu/europeia, brasileiro/brasileira, cristão/ cristão, ateu/ateia e etc.

Quanto à semântica

A classificação semântica dos adjetivos pode ou não variar de acordo com o tipo da característica que exprimem. Ex: cor (amarelo, azul, preto, vermelho, rosa, entre outras), forma (redondo, quadrado, retangular, entre outras), temperatura (quente, frio, morno, gelado, entre outras), intensidade (forte, fraco), qualidade (bom, bonito, lindo, amável, agradável, entre outros), defeito (mau, ruim, chato), adjetivos gentílicos (brasileiro, paulista, entre outros).


Quanto à formação

No que se referem à formação das palavras, os adjetivos podem ser classificados da seguinte forma: primitivo, composto, derivado e simples.

Esta classificação será explicada detalhadamente no próximo item, em tipos de adjetivos.

Tipos de Adjetivo

Os adjetivos possuem 4 tipos, sendo eles:
  1. Primitivo: não é provem de outra palavra, logo, serve de base para formação de outras palavras, principalmente dos substantivos abstratos. Ex: triste/ tristeza, negro/negritude, formoso/ formosura.
  2. Derivado: estes adjetivos apresentam afixos e provem de outra palavra. Ex: amansado (prefixo a- + manso + sufixo -ado), adoçado (prefixo a- + doce+ sufixo -ado).
  3. Simples: é o adjetivo constituído de apenas um elemento. Ex: feliz, surdo, mudo.
  4. Composto: é o adjetivo composto de mais de um elemento e geralmente usa o -. Ex: Dentista pediatra-cirúrgico.

Número dos adjetivos

O número dos adjetivos diz respeito a flexão que os mesmos sofrem no plural. Neste caso, o adjetivo se flexiona no plural seguindo as mesmas regras existes para os substantivos.

Por exemplo:
Nos adjetivos compostos, somente o último elemento que vai para o plural. Ex: lenço rosa-claro/lenços rosa-claros; olho castanho-escuro/olhos castanho-escuros.
Há, no entanto exceções, como é o caso do adjetivo “surdo-mudo” que no plural fica “surdos-mudos”.

Adjetivo o que é? Tipos e exemplos
Imagem: Freepik.com.


Mas é de suma importância se atentar aos seguintes casos, os quais não sofrem variação de número:

- Adjetivos composto com nome de cor e um substantivo. Ex: olhos verde-mar Blusa verde-bandeira

- blusas verde-bandeira; tecido verde-abacate - tecidos verde-abacate; batom vermelho-paixão – batons vermelho-paixão.

- Locuções adjetivas formadas pela expressão cor + de + substantivo. Ex: chapéus cor-de-rosa;

-Substantivos empregados em funções adjetivas com a ideia implícita de indicação de cor. Ex: sapatos rosa, chapéus cinza, bolsas vermelha.

As duas regras gerais para flexão de número para adjetivos compostos são:

1) Nos adjetivos compostos, somente o último elemento fica no plural. Ex: lente côncavo-convexas.

2) Nos adjetivos cores, estes adjetivos ficam invariáveis quando o último elemento vir a ser um substantivo. Ex: papel azul-turquesa/papéis azul-turquesa.

Graus dos adjetivos

Os graus dos adjetivos servem para exprimir a intensidade das qualidades nos seres, podendo ser comparativo ou superlativo. Onde:

Grau comparativo: pode expressar igualdade, superioridade ou inferioridade. Ex: eu sou tão fiel quanto ele (igualdade); eu sou mais bonita do que ela (superioridade); eu sou menos gentil do que ele venha a ser (inferioridade).

Grau superlativo: pode expressar-se de duas formas, absoluta ou relativa.  O grau absoluto pode ser analítico ou sintético, por exemplo, na frase “ele é muito bonito” é expresso o grau analítico e na frase “ele é bonitinho” é expresso o grau sintético.

E o grau relativo também pode ser analítico ou sintético, por exemplo, na frase “ele é o mais bonito de todos” tem-se o grau analítico de superioridade e na frase “aquela arvore é a mais linda de todas” tem-se o grau analítico sintético de superioridade, o mesmo serve para expressar inferioridade.

Pronome Adjetivo

Os pronomes adjetivos são aqueles que acompanham, determinam e modificam os substantivos, atribuindo a eles particularidades e características, como se fosse adjetivos.
Assim como os substantivos, os pronomes adjetivos variam em gênero, número e pessoa (1º, 2º ou 3º pessoa).

Exemplos: 

Meu marido chega ainda hoje da Europa (o pronome adjetivo meu determina o substantivo comum marido);

Suas demandas serão atendidas pelo chefe (o pronome adjetivo suas determina o substantivo comum demandas);

Aqueles casais fizeram o curso preparatório (o pronome adjetivo aqueles determina o substantivo comum casais);

Este filme é do Tim Burton (o pronome adjetivo este determina o substantivo comum filme).

Existe ainda, uma classificação de pronomes adjetivos. Mas esta classificação não invalida outras classificações do mesmo.

Por exemplo: aquela blusa é preta (pronome demonstrativo adjetivo); meu filho é muito educado (pronome possessivo adjetivo).

Locução adjetiva 

A locução adjetiva é definida como a junção de duas ou mais palavras com função de adjetivo. Sendo formadas por: uma preposição e um advérbio ou uma preposição e um substantivo.

Exemplos: conselho de pai/ conselho paternal; dor de rins/ dor renal; período da manhã/ período matutino.

Exemplos de adjetivos em frases

Por fim, veja a seguir exemplos comuns de adjetivos em frases:
  • A minha blusa azul foi lavada;
  • Aquela mulher é inteligente;
  • A sociedade é conservadora;
  • A mochila é rosa e muito bonita;
  • O sapato é muito grande para ela;
  • O gato preto é o mais novo;
  • O cachorro é escandaloso ao latir.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 3
  1. Como você tem a capacidade (ou melhor, audácia) de colocar o nome de seu site de "Como escreve" quando sua ortografia e gramática, estão ligeiramente incorretas? Aonde foi parar a vergonha na cara? Sinto dó do português que é destruído por pessoas como você. Meus pêsames ao português.

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostaria de agradecer pelo tempo tomado para criar um site como o seu, que mesmo com uma ortografia incorreta nos transmite conhecimento. Muito obrigado a todos.

    ResponderExcluir
  3. Para anônimo,tranquilo!Lá no topo da pagina diz assim:"Calma!Você pode ESCREVER bem!"

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,5,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Adjetivo o que é? Tipos e exemplos
Adjetivo o que é? Tipos e exemplos
Adjetivo o que é, como e quando usar? Conheça os tipos de adjetivos, a classificação e exemplos. Acesse e saiba tudo sobre adjetivos, aprenda mais.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6t4PhDR5BL0nfyG3HVC7a5tKM9QnCNfc_KpkvcFv0qfgn7j4RSYaPlNfikQxJwDiUaqaU1eD-1hgg2e4Zeht0w4ASkl1BWlPO6cAOXPrh0Ykd-3jGhC94TZhxN7_EbUFoeYyxKzDgaJg/s1600/adjetivo-o-que-e-tipos-e-exemplos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi6t4PhDR5BL0nfyG3HVC7a5tKM9QnCNfc_KpkvcFv0qfgn7j4RSYaPlNfikQxJwDiUaqaU1eD-1hgg2e4Zeht0w4ASkl1BWlPO6cAOXPrh0Ykd-3jGhC94TZhxN7_EbUFoeYyxKzDgaJg/s72-c/adjetivo-o-que-e-tipos-e-exemplos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2018/02/adjetivo-o-que-e.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2018/02/adjetivo-o-que-e.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar