$hide=page

Cursos de Português Online

10 Dúvidas de Português Esclarecidas

COMPARTILHE:

Quem não tem dúvidas na língua portuguesa? Trouxemos 10 dúvidas de português esclarecidas de forma clara e objetiva.

Neste post trouxemos 10 dúvidas de português esclarecidas, essas dúvidas são muito recorrentes no nosso cotidiano. Sabemos que a língua portuguesa é cheia de regras e é difícil aprender todas, mas há algumas que devemos aprender. 

Aqui há 10 dúvidas já esclarecidas da lingua portuguesa. De maneira simplificada e objetiva você vai aprender a não vai mais cometer estes erros, ok?😉

10 dúvidas de português esclarecidas

10 dúvidas de português esclarecidas

Confira agora 10 das dúvidas mais comuns:

1. Por que/Porque

Para começar, uma confusão que acompanha gerações:

Usa-se "por que" para perguntas, mesmo que implícitas. 
Exemplos: 
  • "Por que ela ainda não chegou?" e "Ele não sabe por que está aqui".
Usa-se "porque" para respostas. Se consegue substituir por "pois", essa é a forma correta: "Não foi trabalhar porque estava doente".

2. Por quê/Porquê

No final de uma frase, seguido de pontuação (exclamação, interrogação, reticências), o correto é "por quê", como em: 
  • "Estou chateado. Sabe por quê?".
Já o "porquê" tem exatamente o mesmo sentido de motivo ou razão, por exemplo:
  • "Não sabia o porquê de tanta pressa".
Se quiser descomplicar o uso dos porquês temos uma apostila digital, bem direta e objetiva e com questões para exercitar.

Por apenas 7,90 descomplique o uso dos porquês. Se tiver interesse clique no link abaixo


3. De segunda a sexta (certo)/De segunda à sexta (errado)

Outro elemento de confusão frequente, a crase pode ser explicada como a junção de duas letras em uma só: a preposição "a" e o artigo feminino "a". Então, se você tenta ler uma sentença com "a a" e não faz sentido, provavelmente não há crase. Logo, o correto é "de segunda a sexta".

4. A prazo (certo)/À prazo (errado)

Como no caso anterior, a leitura com "a" duplicado não faz sentido. Além disso, não se aplica a crase antes de substantivos masculinos, como é o caso de "prazo".

5. A você (certo)/À você (errado)

Não há crase antes de pronomes pessoais (eu, você, ele, ela, nós, vocês, eles, elas).

6. Das 9h às 18h (certo)/Das 9h as 18h (errado)

No caso de horas expressas, há crase quando a preposição "de" aparece combinada com artigo (de + as), mesmo que implícito como em "horário da prova: 8h às 11h". Sendo assim, o correto é "das 9h às 18h".

A crase é um dos temas que gera dúvidas entre todos, por isso elaboramos uma apostila que vai acabar com este dilema do uso da crase. 

Quantas vezes você já se perguntou: “Hum… aqui tem crase?” Talvez este seja o mais misterioso dos assuntos da língua portuguesa.⠀⠀
⠀⠀
Se você tem se frustrado com seus resultados na língua portuguesa porque não sabe usar a crase, então você precisa desta apostila, PORQUE ela vai te ajudar a entender tudo sobre as regras do uso da crase.⠀⠀

Apostila “CRASE SEM MISTÉRIO” com 52% de desconto.⠀
⠀⠀
🛒De 37,90 por APENAS 17,90 e ganhe um superbrinde: Acentuação Gráfica: acento não é enfeite!⠀

7. Haja/Aja

Novamente a semelhança sonora induzindo ao erro. Para esclarecer: "haja" é conjugação do verbo "haver", de existir. "Aja" vem do verbo "agir": "Aja com cuidado".

Confira nos exemplos a explicação de como usar corretamente haja ou aja, com "h" ou sem "h".

Mas vejamos:
É necessário que você aja rápido e decida qual usar! Pois não quero que haja nenhum tipo de reclamação depois!
E dessa forma, percebeu a diferença?

Aja” é a flexão do verbo “agir” conjugado na 1ª ou 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo (aja ele). Pode ser substituída por “atuar”, “proceder”.

Veja:
  • Aja de maneira civilizada com aquele homem. (proceda)
Haja” é a flexão do verbo "haver" na 1ª e 3ª pessoa do singular do presente do subjuntivo ou do imperativo afirmativo ou negativo (haja você, não haja você). Pode ser substituída por: acontecer, existir, ocorrer, ter.

Observe:
  • Haja o que houver, estaremos juntos nessa batalha. (ocorra, aconteça).

8. Onde/Aonde

"Onde" é o lugar em que alguém ou alguma coisa está. "Aonde" está relacionado a movimento. Por isso, quem vai, vai "a" algum lugar: "vai aonde".

Exemplos de quando usar "onde":
  • No lugar onde eu moro, todos se sentem bem.
  • Eu nasci no interior, e você, onde nasceu?
  • Você sabe me informar onde fica a borracharia mais próxima?
Exemplos de quando usar "aonde":
  • Você sabe me dizer aonde meus pais foram?
  • Não sei aonde ele pretende chegar correndo desse jeito.
  • Vou aonde você for!

9. Demais/De mais

Na maior parte dos casos, emprega-se o advérbio "demais", que significa excessivamente, muito. Já a locução "de mais" é comparável à expressão "a mais", como em "nem sal de mais, nem de menos". "De mais" também é associada a estranheza: "Não vejo nada de mais naquilo".
Demais e de mais: como usar?

10. Manter/Conter

Os verbos derivados do verbo "ter" serão conjugados como o verbo primitivo.

Errado:
Se você manter a rotina de treinos, alcançará excelentes resultados.
Certo: Se você mantiver a rotina de treinos, alcançará excelentes resultados.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: 10 Dúvidas de Português Esclarecidas
10 Dúvidas de Português Esclarecidas
Quem não tem dúvidas na língua portuguesa? Trouxemos 10 dúvidas de português esclarecidas de forma clara e objetiva.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlcWa3HxMhb4e8YDbp3B1-aM_J79lHkcVJ47L565Pw5_wT6Qp83YzuTqOiTKQqHS8ZPvH0S9B_4kFowEEjG7JNPjKdCt-_I2b6w80AF4hisvixmlesfd1jxBVM53Vlrrjeg_KTBUneeXU/s16000/duvidas-de-portugues-esclarecidas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjlcWa3HxMhb4e8YDbp3B1-aM_J79lHkcVJ47L565Pw5_wT6Qp83YzuTqOiTKQqHS8ZPvH0S9B_4kFowEEjG7JNPjKdCt-_I2b6w80AF4hisvixmlesfd1jxBVM53Vlrrjeg_KTBUneeXU/s72-c/duvidas-de-portugues-esclarecidas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/03/10-duvidas-de-portugues-esclarecidas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/03/10-duvidas-de-portugues-esclarecidas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar