$hide=page

Cursos de Português Online

O que é adjunto adnominal: Exemplos e exercícios

COMPARTILHE:

Preparamos esse artigo para te ajudar a relembrar as regras e exemplos de adjuntos adverbiais. E tem exercícios no final para você praticar!

O português possui algumas classes de palavras e, entre elas, os adjuntos adnominais. É comum esquecermos as regras gramaticais da época de escola. Por isso, explicaremos o que são e como usar, além de exercícios para treinar!

Inicialmente, é importante explicar a função deles na gramática da lingua portuguesa. “Adjunto” é a palavra que vem junto a um certo termo. Enquanto “adnominal” se liga ao nome, ao sujeito. Assim, adjunto adnominal é a palavra que vem junto ao substantivo, ao nome.

adjunto adnominal
Imagem: Canva/@comoescreve_

Quais são os adjuntos adnominais

Não é possível listar todas as palavras que têm essa função. Isso se dá porque tudo depende do contexto em que elas aparecem. Por exemplo, a palavra “esquisito” é um adjetivo e pode ser um adjunto adnominal também.

Portanto, os adjuntos podem ser de diferentes classes: adjetivos, pronomes, artigos etc. E antes de irmos aos exemplos, é necessário lembrar de não confundi-los com os adjuntos verbais. Os nominais se ligam ao substantivo e os verbais, pelo nome, se ligam aos verbos.

Exemplos

1. “Minha mãe faz panquecas incríveis pela manhã!” 

Nesse primeiro exemplo, o sujeito é “minha mãe”. Para descobrir qual o adjunto, deve-se descobrir primeiro o núcleo do sujeito. Assim, ficaria:

  • Sujeito: “minha mãe”
  • Núcleo do sujeito: “mãe”
  • Adjunto adnominal: “minha”

2. “As irmãs mais velhas da menina eram muito egoístas”

Neste caso, com o exemplo anterior, a análise fica mais simples:

  • Sujeito: “As irmãs mais velhas da menina”
  • Núcleo do sujeito: “irmãs”
  • Adjuntos adnominais:  “As”, “mais”, “velhas”, “da”, “menina”

3. “A blusa vermelha do meu irmão rasgou-se pelo uso”

Esse exemplo tem um sujeito um pouco maior, mas continua com o mesmo raciocínio.

  • Sujeito: “A blusa vermelha do meu irmão”
  • Núcleo: “blusa”
  • Adjuntos adnominais: “A”, “vermelha”, “do”, “meu”, “irmão”
Quer aprender português de forma prática e simples para responder de maneira assertiva suas provas da língua portuguesa e, assim, conseguir àquela tão sonhada vaga no concurso público ou uma colocação no mercado de trabalho? Leia o post abaixo e saiba como:

Exercícios sobre adjuntos adnominais

Com base no que acabou de estudar sobre adjunto adnominal, faça os exercícios abaixo:

1. Indique todos os adjuntos adnominais das orações abaixo:

a) Os clientes da loja pediram por mais descontos

b) Meu vizinho pintou seu quarto ontem

c) Fabricio e Laís conversaram por chamada de vídeo ontem

d) A sogra da minha amiga não é muito amigável

e) A maquiagem dela para o casamento estava linda


2. Nas frases abaixo, substitua as palavras grifadas por um único adjunto adnominal

a) Na noite que passou, comemos muitas pizzas

b) A menina de outro país não conseguiu se adaptar ao clima daqui

c) O violão que está com a corda estourada era o meu favorito

d) A árvore de Natal que decoramos está linda!

e) Meu amigo que canta fará um show de abertura amanhã à noite


3. Marque a alternativa em que a palavra ou termo em negrito tem função de adjunto adnominal 

a) Sempre soube que o namoro deles não duraria por muito tempo

b) Ângela sempre flertou com André e nós nunca percebemos

c) O homem que trabalha no meu escritório se fantasiou de vampiro para o Halloween

d) Comprei uma bolsa enorme na promoção que encontrei anteontem

e) Paula convenceu sua mãe a pintar o cabelo de loiro e ficou ótimo!


4. A partir do trecho abaixo do livro X , indique quais são os adjuntos adnominais presentes nas orações:

“Bertoleza representava agora ao lado de João Romão o papel tríplice de caixeiro, de criada e de amante. Mourejava a valer, mas de cara alegre; às quatro da madrugada estava já na faina de todos os dias, aviando o café para os fregueses e depois preparando o almoço para os trabalhadores de uma pedreira que havia para além de um grande capinzal aos fundos da venda.” 

Trecho de “O Cortiço”, de Álvares de Azevedo


5. Assinale qual a alternativa verdadeira com relação à frase abaixo:

“O casamento da Pâmela e Fábio foi ontem pela manhã”

a) A frase possui sujeito composto

b) O núcleo do sujeito é “Pâmela e Fábio”

c) Existem 6 adjuntos adnominais

d) Não existe verbo na oração


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: O que é adjunto adnominal: Exemplos e exercícios
O que é adjunto adnominal: Exemplos e exercícios
Preparamos esse artigo para te ajudar a relembrar as regras e exemplos de adjuntos adverbiais. E tem exercícios no final para você praticar!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqblVmYZ7VywGtmhBOCi7H8D5Tnr5NOduWWBEWrY2OrVxOWpmZWYiURa0nLIu7-MAtcQLqWVpdiuyMYWqHAhI4Z6GZCfRaXQSsnqEk6OL-dRFlp5qTKtARiPOSBwVSvCFrmtXfRiVUYmA/s16000/o-que-e-adjunto-adnominal.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjqblVmYZ7VywGtmhBOCi7H8D5Tnr5NOduWWBEWrY2OrVxOWpmZWYiURa0nLIu7-MAtcQLqWVpdiuyMYWqHAhI4Z6GZCfRaXQSsnqEk6OL-dRFlp5qTKtARiPOSBwVSvCFrmtXfRiVUYmA/s72-c/o-que-e-adjunto-adnominal.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/01/o-que-e-adjunto-adnominal-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/01/o-que-e-adjunto-adnominal-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar