$hide=page

Cursos de Português Online

Verbo imperativo: O que é e quais são os tempos

COMPARTILHE:

O verbo imperativo é a modalidade mais utilizada na comunicação publicitária. Descubra quando e como você pode utilizar de maneira correta.

Certamente o verbo imperativo é o modo verbal mais utilizado da língua portuguesa. Sem dúvidas essa é uma das modalidades mais conhecidas e exploradas no universo publicitário.

Afinal, a comunicação deste meio costuma exprimir um convite, ordem ou mesmo solicitar alguma ação. Embora este não seja o único modo, pois existe o indicativo e o subjuntivo. 

Com efeito, este primeiro indica a certeza da ocorrência de algo em algum tempo verbal. Enquanto o segundo é utilizado para exprimir dúvidas e possibilidades. Evidentemente nenhum destes dois seria adequado para vendas, por exemplo.

Contudo não se engane, essa forma verbal também é muito comum em conversações. Principalmente entre pais e filhos. 

Além disso, ela é uma das formas facilmente reconhecidas se cobrada em provas. Logo, conhecer o verbo imperativo e suas características é de grande importância para sua utilização.

Verbo imperativo: O que é e quais são os tempos

O que é verbo no imperativo exemplos?

Este modo é utilizado quando o falante solicita que seu interlocutor realize uma determinada ação. Dessa forma, a mensagem transmitida poderá ter caráter de convite, ordem, pedido, comando, entre outros. Veja os exemplos:

Ordem ou comando

  • Saia do quarto, agora;
  • Pare com essa briga;
  • Fale a verdade.

Conselho

  • Não se atrase;
  • Olhe para os lados;
  • Não esqueça de tomar seu remédio.

Convite

  • Venha jantar;
  • Vamos ao cinema.

Como conjugar o verbo no modo imperativo?

Cada divisão deste modo verbal possui suas peculiaridades durante a conjugação do verbo imperativo. Em virtude disso iniciaremos pela mais simples, que é o negativo:
  • A conjugação é semelhante ao presente do subjuntivo – para todas as pessoas
Em contrapartida para a formação da forma afirmativa você deverá estar atento aos seguintes detalhes:

2º pessoa do singular e do plural

  • Conjugação semelhante ao presente do indicativo;
  • Ausência do s no final do verbo.

3º pessoa do singular e 1º e 3º do plural

  • Conjugação semelhante ao presente do subjuntivo.

Quais são os tempos do modo imperativo?

Diferentemente do indicativo que apresenta cerca de dez divisões e o subjuntivo possui seis. Além disso, em ambos essa classificação pode ser dividida como simples e composto. 

Já o imperativo não possui uma marcação temporal definida. Visto que por se tratar de uma ordem, se supõe a realização deste no futuro. Assim este modo é dividido em afirmativo e em negativo, sem subdivisões.

Como é formado o verbo no imperativo?

Para conjugar o verbo imperativo corretamente antes é preciso que você entenda algumas particularidades. Dentre as quais duas são o que tornam esse modo fácil de ser reconhecido.
  • Ausência da primeira pessoa do singular – Eu;
  • Não possui uma marcação definida no tempo, seja ele passado, presente ou futuro.

Por que nos avisos geralmente são usados verbos no modo imperativo?

Normalmente a mensagem dos avisos costuma levar o leitor a realizar alguma ação. Para isto é necessário que a informação chame a atenção deste. Bem como influencie a sua decisão sobre o ato. Veja os exemplos:
  • Não alimente os animais;
  • Respeite o sinal de trânsito.
Provavelmente você já foi influenciado por um destes avisos em algum momento do seu dia. Como você pode perceber o verbo imperativo consegue transmitir perfeitamente essa ideia de ordem.

Imperativo afirmativo e Imperativo negativo

Além das características citadas anteriormente, a principal diferença entre estas formas é a negação. Ou seja, o uso da partícula negativa (não) estará sempre presente em um destes. Confira os verbos cantar, beber e sorrir:         

Afirmativo

Voa tu
Voe você
Voemos nós
Voai vós
Voem vocês
Bebe tu
Beba você
Bebamos nós
Bebei vós
Bebam vocês
Sorri tu
Sorria você
Sorriamos nós
Sorride vós
Sorriam vocês

Negativo

Não voes tu
Não voe você
Não voemos nós
Não voeis vós
Não voem vocês
Não bebas tu
Não beba você
Não bebamos nós
Não bebais vós
Não bebam vocês
Não sorrias tu
Não sorria você
Não sorrimos nós
Não sorriais vós
Não sorriam vocês

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Verbo imperativo: O que é e quais são os tempos
Verbo imperativo: O que é e quais são os tempos
O verbo imperativo é a modalidade mais utilizada na comunicação publicitária. Descubra quando e como você pode utilizar de maneira correta.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG7aSq0pU8aInoEqradmPsf7nNJ9jAtdj27QLOodX5glgrHhcg0w-e0wLzCNtLZ7Wve1puK2iVz6UnOF3HrMVSIPTl8UCAsV78zaJ5fJdzJ1G5Q7-Lh4e_FER51bvDoY2RA7cCwTUWrcE/s16000/verbo-imperativo-o-que-e-e-quais-sao-os-tempos.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiG7aSq0pU8aInoEqradmPsf7nNJ9jAtdj27QLOodX5glgrHhcg0w-e0wLzCNtLZ7Wve1puK2iVz6UnOF3HrMVSIPTl8UCAsV78zaJ5fJdzJ1G5Q7-Lh4e_FER51bvDoY2RA7cCwTUWrcE/s72-c/verbo-imperativo-o-que-e-e-quais-sao-os-tempos.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/12/verbo-imperativo-o-que-e-e-quais-sao-os-tempos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/12/verbo-imperativo-o-que-e-e-quais-sao-os-tempos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar