$hide=page

Cursos de Português Online

O que é Gramática Normativa?

COMPARTILHE:

Ainda não sabe O que é Gramática Normativa? Aprenda mais sobe a gramática normativa e a sua evolução.

A Gramática Normativa é a norma culta da língua, ou seja, é formada por um conjunto de regras que não aceita as derivações e a evolução da língua portuguesa.

A gramática normativa, por exemplo, não irá admitir as novas tendências da regência verbal, por exemplo, em que o verbo “assistir” por ser expresso sem o uso da preposição para indicar que alguém estava vendo um filme, por exemplo.

Evolução da língua portuguesa

companhar a evolução da língua é muito importante para readaptar os conceitos e verificar como a língua falada influencia diretamente a língua escrita. Por isso mesmo que há gramáticos e linguistas que criticam duramente a gramática normativa.

É válido ressaltar que as variações da língua são constantemente estudadas e que, dependendo do contexto, é permitido que se use certas derivações, uma vez que, o sentido da oração permanece igual.

Imagem: Freepik.com.

Em gêneros textuais, como a dissertação, a norma culta deve ser seguida e obedecida, já que o tipo de texto pede a formalidade. Mas, em uma narração, as regras podem ser desobedecidas, uma vez que há diálogos, informalidade e descrições.


Devemos seguir a gramática normativa?

Então, depende muito do contexto e o grau de formalidade que você quer passar para o leitor ou espectador. A gramática normativa prescreve o que é certo e errado na língua, sem aceitar qualquer tipo de alteração ou explicação. As variações, até agora citadas, são julgadas como sendo desvio da norma.

Aliás, a gramática normativa só aceita as derivações se estas estiverem dicionarizadas ou definidas oficialmente em gramáticas tradicionais. Por meio da gramática normativa, é possível estudar a origem (e os casos) de fonologia, morfologia e sintaxe da língua portuguesa.

Quando se fala acerca da ortografia das palavras, o assunto é dependente da disciplina de fonologia, afinal, é aí que se estuda o som, a pronúncia e a representação adequada de cada palavra da língua.

Na sala de aula do aluno a gramática normativa deve ser ensinada, de modo que o discente compreenda as regras da própria língua e entenda o significado entre o certo e errado.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: O que é Gramática Normativa?
O que é Gramática Normativa?
Ainda não sabe O que é Gramática Normativa? Aprenda mais sobe a gramática normativa e a sua evolução.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhryn99Z7HuzgfifmX6uSLEUGwvSL6amJLaw1oONE_lRHgnxlw0gtxlY8V-u2IzjkNEFXnoRubdOGppnV7VVRvEUGK_7qdLuYy3TuTLIPUbcdEIllHOq0XoJa63qLD1nw_YPMZOCpTdiZ8/s1600/o-que-e-gramatica-normativa.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhryn99Z7HuzgfifmX6uSLEUGwvSL6amJLaw1oONE_lRHgnxlw0gtxlY8V-u2IzjkNEFXnoRubdOGppnV7VVRvEUGK_7qdLuYy3TuTLIPUbcdEIllHOq0XoJa63qLD1nw_YPMZOCpTdiZ8/s72-c/o-que-e-gramatica-normativa.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/o-que-e-gramatica-normativa.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/o-que-e-gramatica-normativa.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar