$hide=page

Cursos de Português Online

Crase antes de horas: Quando usar, quando não usar, caso facultativo

COMPARTILHE:

Crase antes de horas: Quando usar, quando não usar, caso facultativo. Veja neste artigo com usar corretamente a crase e acabe de vez com as suas dúvidas!

Crase antes de horas? Quando usar, quando não usar. Saiba aqui tudo sobre esta dúvida frequente. A crase acontece quando a junção de uma preposição (a) com o um artigo definido (a ou as). Pode ocorrer também quando existem a união da preposição a mais um pronome demonstrativo (aquele, aquela, aquilo e seus plurais). 

Ainda também, ocorre quando há a preposição "a" mais o pronome relativo "a qual" ou "as quais". Contudo, você sabe quando o uso da preposição é facultativo? Ou quando o seu uso não é mais necessário? 

Neste artigo vamos falar em particular de um caso que sempre acontece e que é muito comum em provas de concursos. 

Além de ser uma pegadinha para os menos atentos. Vamos então aprender como se usa a crase antes de horas?

Quando usar a crase

A língua portuguesa tem muitas facetas, e a crase é uma delas. Para usá-la temos que estar muito atentos as suas regras e principalmente sobre a necessidade de se ter o acento grave presente ou não. 

Então, para que nunca mais haja dúvidas, vamos dar algumas dicas de como e quando usar a crase. O momento correto do uso do acento e quando ele é facultativo. 

O uso da crase fica sendo obrigatório quando for uma complementação de um verbo cuja exigência da preposição a principalmente quando houver um substantivo feminino antecedendo o artigo feminino a. 

O uso da crase será obrigatório quando um complemento de um nome exigir a preposição a e for um substantivo feminino antecedido de um artigo feminino a. Outro uso muito comum é quando o pronome demonstrativo aquela(s), aquele(s) ou aquilo.

Crase antes de horas: Quando usar, quando não usar, caso facultativo
Imagem: www.freepik.com

Quando esses tem a função de complementação do termo que esteja exigindo o uso da preposição a. vamos ver mais adiante o uso da crase antes de horas

Vale ressaltar que o pronome demonstrativo pode estar implícito em uma frase. Sendo de extrema importância a atenção caso seja uma questão de prova. 

Quando usamos os pronomes relativos as quais ou a qual é o complemento do termos exigir uma preposição a, o uso da crase também será obrigatório. 

O uso da crase em locuções adverbiais femininas contendo um substantivo no plural ou no singular também é obrigatória. Como por exemplo à tarde, à vontade, às cinco horas, às pressas, às vezes.

Uso da crase antes de horas

O uso da crase antes de horas será obrigatório na maioria das vezes. Como por exemplo:
  • Às 19 horas teremos uma reunião.
  • O voo chega às 23h50.

Quando não usar crase

Basicamente o uso da crase não será obrigatório antes de verbos, de palavras masculinas, quando aparecerem palavras idênticas repetidas. Como também antes de casa, antes de nomes de vilas ou cidades. 

Além de não ser obrigatório antes de palavras femininas de caráter genérico. Veremos mais abaixo quando o uso da crase antes de horas não é necessário. Também o uso da crase não acontece com nomes de pessoas famosas, antes de artigos definidos, antes de numerais, de expressões adverbiais de modo. Essa formas podem aparecer também como pegadinhas em provas de concursos. 

A não obrigatoriedade do uso da crase antes de horas acontecerá quando ocorrerem as preposições até, desde, após, para e entre.

Veja estes exemplos:
  • O horário de visitas é entre as 10h e 15h.
  • Após as 22h é proibido som alto.
  • A fila para o cadastro só cresce desde as 6h da manhã.
  • O exame estava marcado para as 17h.
Confira estes exercícios sobre o uso da crase

Uso facultativo da crase

É importante lembrar que o uso facultativo da crase ocorre em pouquíssimos casos. No caso de crase antes de horas o seu uso será facultativo apenas se antes da palavra horas vier a preposição "até".

Como nos exemplos abaixo:
  • O paciente será atendido até às 16h, ou O paciente será atendido até as 16h.
  • Te ligo na quinta até às 20h, ou Te ligo na quinta até as 20h.
Mas vejamos mais alguns casos, entre eles estão:
  • Antecedendo pronomes possessivos femininos
  • Nome próprio feminino
  • Locuções adverbiais femininas
  • Nomes de lugar
  • Antecedendo uma locução prepositiva.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Crase antes de horas: Quando usar, quando não usar, caso facultativo
Crase antes de horas: Quando usar, quando não usar, caso facultativo
Crase antes de horas: Quando usar, quando não usar, caso facultativo. Veja neste artigo com usar corretamente a crase e acabe de vez com as suas dúvidas!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmRtM6AY0s_mJqlrennwpZiW46uh68ccBhQsok5f8qmhxiUfucl9qSfJ4CG1_E5Xb5OaSqS9D9j6zDZeFbTW1FgqUqutukreoXRRML65hpWeaMWS0_d49nywl9zUjV4ZBCaSMI1ckBxdc/s1600/crase-antes-de-horas-quando-usar-quando-nao-usar-caso-facultativo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmRtM6AY0s_mJqlrennwpZiW46uh68ccBhQsok5f8qmhxiUfucl9qSfJ4CG1_E5Xb5OaSqS9D9j6zDZeFbTW1FgqUqutukreoXRRML65hpWeaMWS0_d49nywl9zUjV4ZBCaSMI1ckBxdc/s72-c/crase-antes-de-horas-quando-usar-quando-nao-usar-caso-facultativo.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/07/crase-antes-de-horas-quando-usar-quando-nao-usar-caso-facultativo.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/07/crase-antes-de-horas-quando-usar-quando-nao-usar-caso-facultativo.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar