$hide=page

Cursos de Português Online

Casos Facultativos do Uso da Crase

COMPARTILHE:

Saiba como usar a crase facultativa de forma correta, assim como casos especiais em que a utilizamos. Aumente seu conhecimento linguístico.

Casos facultativos do uso da crase acontecem diante da relação preposição “a” e do artigo definido “a”. 

Então, quando falamos por exemplo que “o professor fez referência a irmã de Maria”, a frase não faz aplicação da crase. Entretanto, se na frase “o professor faz referência à notável irmã de Maria” utilizarmos adjunto abdominal. Então o emprego da crase é necessário.

Onde usar: casos facultativos da crase

Casos facultativos da crase acontecem quando a preposição “a” for um substantivo feminino precedido de um artigo feminino “a”. 

Por exemplo: Vamos a + a farmácia = Vamos à farmácia. 

Também podemos a crase facultativa antes de pronomes possessivos, após a preposição “ate” e perante nome próprio feminino. Assim, como em caso de indicar horas, se antes da mesma vier antes da preposição.

Casos Facultativos do uso da Crase
Imagem: www.freepik.com

Como utilizar a crase

Em casos facultativos do uso da crase podem existir contexto especiais quanto a forma de utilizar a crase. Aqui estão alguns exemplos de crase facultativa com pronome feminino:
  • Custa à Márcia ver o sobrinho sofrer;
  • Obedeça à Joyce;
  • Referi-me à Carol;
  • Fizemos referência à Jaqueline.
Dessa forma, se houver o artigo “a” teremos somente a participação da preposição “a”, portanto, não tem crase. Contudo, se há preposição e artigo (a + a), logo, temos crase. Usamos crase facultativa antes dos pronomes possessivos. 

De modo, que as frases seguintes: “Vamos à sua casa” ou “vamos a sua casa” não estejam erradas. Isso acontece porque o artigo é facultativo e ao ser utilizado precedentemente aos pronomes possessivos. 

Dessa forma, o uso ou não da crase está correto. 

No caso da utilização da crase se deve porque ela ser uma união da preposição e artigo (a+a). 

Assim, “até” é uma preposição, o que significa que não há soma de “a + a”. Entretanto, a frase “vou até a academia.”, é uma locução prepositiva e, assim, há a soma de a + a. Então “vou até a academia” é a mesma coisa que “Vou até à academia”, ou seja, os dois jeitos estão certos. 

Veja também artigos sobre assuntos relacionados:

Casos em que não usamos crase

Possuímos regras quanto a casos facultativos do uso da crase, e em alguns casos não a usamos. Aqui estão exemplos de casos em que não a utilizamos.
  • Verbos: Meu amigo começou a produzir copos personalizados;
  • Pronome pessoal: Não preciso pedir a ela;
  • Palavras masculinas: Era uma dor semelhante a morte;
  • Palavras iguais repetidas: passo a passo;
  • Palavras femininas de caráter de gênero: Não cheguei a conclusão alguma;
  • Antes de nome de pessoas famosas: O trabalho era relacionado a Madonna;
  • Antes de artigo indefinido: Você pode se dirigir a uma sala ao teu lado esquerdo
  • Antes de numerais: Elas foram comparadas a duas bonecas;
  • Expressões adverbiais de modo com substantivo no plural: Os professores resolveram tudo a porradas;
  • Depois da palavra candidata: Maria foi candidata a deputada nas últimas eleições;
  • Antes de nome de vilas: Chegar a Brasília é como voltar para casa.
Existe uma exceção na flexão de palavras masculinas se ela for procedida de uma palavra feminina subentendida. Como na frase “Era uma pintura à Van Gogh”, assim, podemos interpretar “Era uma pintura à (maneira de) Van Gogh”.

Casos especiais

Também temos alguns casos especiais em que a crase facultativa pode ser ou não usada. Por exemplo, as palavras terra, casa e distancia podem ser interpretadas de duas maneiras com e sem a crase

Assim se palavra terra estiver acompanhada de um determinante que indica lugar ou origem, é recomendado a utilização da crase. Veja o modelo abaixo:
  • Retornamos à terra de meus pais há seis meses.
Entretanto, se a palavra terra se opõe a bordo no sentido de chão firme, o emprego da crase não é recomendado. Por exemplo:
  • Os marinheiros chegaram a terra, após meses em alto mar.
Saiba mais sobre outros casos especiais do uso da crase

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Casos Facultativos do Uso da Crase
Casos Facultativos do Uso da Crase
Saiba como usar a crase facultativa de forma correta, assim como casos especiais em que a utilizamos. Aumente seu conhecimento linguístico.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk80zN3lu0G2ktnIZu7xMWZfexS0UC5AggEeszi8F92xhcozkimAu2oDIQ2DVSKuEOe50cvE4G95P8o0XTj4kjU_6Dud6bzBgEG0Q0E-gzyRXoDBS5OXwWHEGWPxD_V3tilgrCH7c-fJ0/s1600/casos-facultativos-do-uso-da-crase.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhk80zN3lu0G2ktnIZu7xMWZfexS0UC5AggEeszi8F92xhcozkimAu2oDIQ2DVSKuEOe50cvE4G95P8o0XTj4kjU_6Dud6bzBgEG0Q0E-gzyRXoDBS5OXwWHEGWPxD_V3tilgrCH7c-fJ0/s72-c/casos-facultativos-do-uso-da-crase.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/05/casos-facultativos-do-uso-da-crase.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/05/casos-facultativos-do-uso-da-crase.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar