$hide=page

Cursos de Português Online

Entorno e em torno: Qual a diferença?

COMPARTILHE:

Entorno e em torno: Qual a diferença. Saiba como utilizar da maneira correta as palavras que têm o mesmo som, contudo não tem o mesmo significado, neste artigo.

Muitas vezes palavras homófonas, ou que tem o mesmo som, causam dúvidas no momento de transcrevê-las. Isso pode causar, em alguns casos muita confusão, dependendo da palavra, é claro.

Contudo, neste artigo vamos ajudá-los a encontrar o significado correto e qual forma de utilização para entorno e em torno. Aparece fácil, porém existem certas peculiaridades no uso das duas. Vamos lá?

Entorno e em torno: Qual a diferença. Veja neste artigo como saber o uso correto das palavras que são homófonas, porém que não tem o mesmo significado. Leia até o fim!

Os significados de em torno e entorno, junto se parado

Para iniciarmos, vamos logo as diferenças, a palavra entorno tem como significado um espaço ao redor ou circundante. Já o termo em torno, tem com indicação ao redor ou a volta de. Podendo também ser utilizada como por volta de ou cerca de.
Veja alguns exemplos:
  • Na tarde passada, todos se juntaram em torno da fogueira para cantar.
  • Pagamos na noite de ontem um jantar em torno de R$ 200.
  • O entorno da praça está bem preservado.
  • Os banhistas devem preservar o entorno da mata nativa durante o período do verão.

Entorno e em torno: Qual a diferença?
Imagem: www.freepik.com

Regras de aplicação de entorno e em torno e suas variações

Vamos agora verificar as peculiaridades de entorno e em torno. Algumas pegadinhas são muito frequentes especialmente em concursos e provas. Basta o candidato ou estudante se atentarem ao significado.

Assim, podendo realizar a substituição correta para descobrir o sentido e qual o modo correto de utilizar. Contudo, existem algumas situações que merecem atenção.

Então, esses são os momentos onde as pegadinhas ocorrem pois suas funções nas frases podem mudar. A partir de agora vamos detalhar como aplicar entorno e em torno da forma correta, seguindo regras da língua portuguesa.

Entorno: substantivo

Geralmente entorno é utilizado como substantivo, excepcionalmente em alguns casos que veremos mais adiante. Logo, como substantivo, entorno significa nas redondezas ou em um espaço circundante. Vamos aos exemplos:
  • As pessoas que ocupavam o entorno da praça estavam falando muito alto.
  • Algumas vezes avistamos pacas entorno do jardim da casa dos vizinhos.
  • As flores nascem no entorno da janela todos os anos.

Entorno: verbo entornar

O uso do verbo entornar também pode criar confusão na utilização. Para a pronúncia do verbo o segundo O é pronunciado de forma aberta, como se estivesse com acento agudo.
Sendo muito utilizado no dia-a-dia, a conjugação do verbo no presente do indicativo, na primeira pessoa do singular. Ficando eu entorno, veja alguns exemplos abaixo:
  • Eu entorno água todos os dias na pia para lavar as panelas.
  • Quando entorno alguma coisa no chão minha mãe reclama comigo.
  • Todas as vezes que entorno leite no copo minha mão treme.

Em torno de: locução prepositiva

Em grande parte das vezes o uso do em torno como locução prepositiva terá um significado de indicação. Sendo essa indicação de que algo está ao redor ou à volta de algo. Vamos ver como funciona nos exemplos abaixo:
  • Crianças, façam o favor de se posicionarem em torno da mesa.
  • Para os pais, era muito difícil manter os filhos em torno da fogueira.
  • Quando ficamos em torno da árvore é mais fácil sentir o perfume das flores.

Em torno: locução adverbial

Como locução adverbial de lugar, em torno pode aparecendo na frase tem o significado de em volta. Uma dica é substituir em torno por em volta e verificar o sentido da frase.

Vale ressaltar que o uso de em torno DE e em torno A são muito frequentes. Como exemplo vejas as frases abaixo:
  • Ao chegar no restaurante, Luísa olhou em torno e não encontrou seu namorado.
  • Quando chegou em casa ele olhou em torno, porém não viu sua família.
  • Assim que entrou no carro, maria olhou em torno e não viu sua bolsa.
  • No evento passado haviam em torno de 3 mil pessoas presentes.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Entorno e em torno: Qual a diferença?
Entorno e em torno: Qual a diferença?
Entorno e em torno: Qual a diferença. Saiba como utilizar da maneira correta as palavras que têm o mesmo som, contudo não tem o mesmo significado, neste artigo.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3f-WopXT4VgYJzoosc6VwIiic1ZTJcZL3FcZDEl2uabBBK-w8TZ_LPJwte1XrdFLLkl10iJYNxGUxzfKzrMHM06PWgSfsK0Whq3bKbgN3jY6IOSX8tb8uvu5R9sj-TQJ1yoNhwbI1pFM/s1600/entorno-e-em-torno-qual-diferenca.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg3f-WopXT4VgYJzoosc6VwIiic1ZTJcZL3FcZDEl2uabBBK-w8TZ_LPJwte1XrdFLLkl10iJYNxGUxzfKzrMHM06PWgSfsK0Whq3bKbgN3jY6IOSX8tb8uvu5R9sj-TQJ1yoNhwbI1pFM/s72-c/entorno-e-em-torno-qual-diferenca.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/07/entorno-e-em-torno-qual-diferenca.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/07/entorno-e-em-torno-qual-diferenca.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar