$hide=page

Cursos de Português Online

Adiante ou a diante? Qual a forma correta?

COMPARTILHE:

Adiante ou a diante? Entendo qual forma está correta segundo as normas da língua portuguesa. Como também, suas variações de similaridades na escrita.

Na língua portuguesa, o correto é adiante ou a diante? Essa simples questão pode gerar dúvidas quanto qual usar. Entretanto, qualquer variante do adverbio “adiante”, não é correto utilizar.

Isso acontece porque à diante ou a diante, não existe no português. Sendo assim, é o único formato correto e aceitável é “adiante”.

Diferenças entre adiante, a diante e diante. Entenda seu significado e posicionamento nas orações. Aprende de uma vez é adiante ou a diante?

Adiante ou a diante?

Sabemos que a língua portuguesa não é tão simples e as vezes confundimos o formato certo de escrever uma palavra. Deste modo, é compreensível a dúvida na hora de escrever corretamente.

Adiante ou a diante é um exemplo de palavra que pode ser usada de forma equivocada. Isso acontece, porque ambos termos são pronunciados da mesma maneira, mas o que você precisa saber é que "à diante ou a diante" com crase ou sem crase não existe.

A forma exclusiva e certa de escrever é “adiante”, segundo as normas da língua portuguesa. Assim, usar a diante ou à diante é equivocado, e isso conta muito em um exame.

Adiante ou a diante? Qual a forma correta?
Imagem: www.freepik.com

O que significa adiante?

O adverbio nada mais é do que a junção do adverbio diante e a preposição “a”. Dessa forma, o adverbio adiante sugere movimento na oração, ou seja, uma ação que será realizada futuramente.

Assim, a palavra adiante significa algo que ocorrerá no futuro, em primeiro lugar, posteriormente, que está à frente, depois. Também, pode ser entendido como um meio de interjeição de estimulo, para seguir em frente.

Exemplos de Adiante para não confundir

O correto é adiante ou a diante? Pois bem, aqui veremos uns exemplos para entender de vez a forma correta de escrever o adverbio adiante e não errar mais.
  • Os professores resolveram levar o concurso adiante na faculdade;
  • Permita me levar todas essas ideias adiante;
  • Precisamos seguir adiante e não ceder no meio do caminho;
  • Vamos seguir adiante;
  • Levarei o caso adiante;
  • Decidi não levar meu plano adiante;
  • Avante crianças, adiante;
  • Passe essa informação adiante, por favor;
  • Siga adiante até o final da rua;
  • Os alunos levaram adiante sua petição;
  • O julgamento de Paulo foi levado adiante.

O Verbo Adiantar

O termo adiante também é uma forma conjugada na 1º e 3º do singular do presente do subjuntivo. Também, pode ser conjugado pela 3º do singular do imperativo. Veja!
Verbo adiantar - presente do subjuntivo:
(Que eu) adiante
(Que tu) adiantes
(Que ele) adiante
(Que nós) adiantemos
(Que vós) adianteis
(Que eles) adiantem
Verbo adiantar - imperativo:
(Eu) ---
(Tu) adianta
(Ele) adiante
(Nós) adiantemos
(Vós) adiantai
(Eles) adiantem
Adiante vem do verbo adiantar, que expressa a ação de fazer algo acontecer antes do tempo previsto, mais rápido. Além indicar um ato de proveito, progredir e noticiar de forma adiantada.
  • Ele quer que você adiante a reunião;
  • Espero que o diretor adiante o abono esse ano;
  • Ela quer que você adiante a viagem;
  • Por favor, adiante seu relógio em duas horas;
  • Por favor, adiante a documentação de transferência;
  • Não adiante o horário de visita.
Esses são alguns exemplos de como usar o verbo adiantar, para deslocar ações para frente. Além de poder se beneficiar com atos realizados previamente.

Adverbio Adiante e Diante

Embora apresente significado similar, os advérbios diante e adiante são aplicados em contextos diferentes. Por exemplo, adiante é usado em para mostrar uma noção de movimento na oração.

Já o adverbio diante, passa uma percepção de estar à frente, de forma estática. Diferente de adiante, que transmite a noção de movimento para frente. Por exemplo:
  • Ficar diante, permanecer diante e estar diante de algo.
  • A escola fica diante do mercado;
  • A casa da minha avó fica diante a colina;
  • Estou diante do meu noivo no altar.
  • A menina permanece calada diante da mãe;
  • Ele ficou sem reação diante o pedido dela;
  • Minha casa fica diante a farmácia;
  • Estou diante a Pinacoteca;
  • Ele permaneceu diante o leito dela por horas;
  • Ele ficou diante a casa esperando-a.
Esses são modelos de orações usando a palavra diante. Como vimos, todos transmitem a noção de estar diante de algo ou alguém, de forma estática, sem ideia de movimento.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Adiante ou a diante? Qual a forma correta?
Adiante ou a diante? Qual a forma correta?
Adiante ou a diante? Entendo qual forma está correta segundo as normas da língua portuguesa. Como também, suas variações de similaridades na escrita.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCIBd9WwaIJ5mX03m8jruFdWHqqPDZecZeHcpxNd_Os0fo1cS97cujzA9UNSWCX8JKzRxAIITQ3Q8Cqr617M7h2gdQppPDeMwKkAOq1kImDFf8GJD4oas9O-50vR3rAtmTNdw8168upgQ/s1600/adiante-ou-diante-qual-forma-correta.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhCIBd9WwaIJ5mX03m8jruFdWHqqPDZecZeHcpxNd_Os0fo1cS97cujzA9UNSWCX8JKzRxAIITQ3Q8Cqr617M7h2gdQppPDeMwKkAOq1kImDFf8GJD4oas9O-50vR3rAtmTNdw8168upgQ/s72-c/adiante-ou-diante-qual-forma-correta.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/07/adiante-ou-diante-qual-forma-correta.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/07/adiante-ou-diante-qual-forma-correta.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar