$hide=page

Cursos de Português Online

Qual a diferença entre àquilo e aquilo além da crase

COMPARTILHE:

Você sabe quando deve utilizar àquilo e aquilo? Às vezes gera tanta confusão que desistimos da palavra, não é mesmo? Tire suas dúvidas aqui.

As palavras àquilo e aquilo estão corretas. E, por isso, muitas vezes causam dúvidas de quando devemos usar uma ou outra.

De fato, o que as diferencia além do uso da crase é a categoria gramatical. Pois o acento muda a forma que a palavra deve ser utilizada em cada situação.

Por isso, você encontra aqui uma explicação da diferença de utilização de àquilo e aquilo. Assim como o seu significado e categoria gramatical.

O que significa aquilo?

Sobre as palavras àquilo e aquilo, quando considerada a palavra sem o uso da crase, é um pronome demonstrativo. Assim sendo indica alguma coisa que está longe, seja de forma temporal ou espacial, dos seus interlocutores.

Logo, é utilizada para indicar uma determinada coisa ou assunto que está distante. Veja alguns exemplos a seguir:
  • De fato, que aquilo foi uma tragédia;
  • Pode ser que aquilo resolva o problema.
Qual a diferença entre àquilo e aquilo além da crase

Quando usar a palavra àquilo e aquilo?

Em relação à palavra àquilo, com o uso da crase, indica que está ocorrendo uma contração. Ou seja, é a junção da preposição a com o pronome demonstrativo aquilo (a + aquilo).

Desse modo, sempre que ocorrer a contração, a regra indica que a crase deve ser utilizada. Além disso, tem que também ser possível substituir a palavra por “a isso”, mantendo o sentido da frase.

Vamos apresentar alguns exemplos para facilitar a explicação:

  • Maria assistiu àquilo (a isso) que queria ver hoje.
  • José referiu-se àquilo (a isso) como a pior coisa do mundo.
  • Eu falei disso quando me referi àquilo (a isso) quando lhe contei sobre ontem.
  • Este jantar parece àquilo (a isso) que comemos semana passada.
  • Preste atenção àquilo (a isso) porque parece ser estranho.

Sobre as palavras àquilo e aquilo, quando consideramos a palavra sem o uso da crase, a regra para utilização também é muito simples. Pois determina que a palavra deve ser usada quando o termo que vier antes dela, não necessite da preposição a.

Além disso, tem que também ser possível substituir a palavra por “isso”, mantendo o sentido da frase. Vamos apresentar alguns exemplos para facilitar a explicação:

  • Nessa sala aquilo não será mais permitido.
  • Pode ser que aquilo venha a acontecer naturalmente.
  • Não vou mais permitir que aquilo atrapalhe o meu relacionamento.
  • É para fazer aquilo hoje?
  • Fiz aquilo que você disse para eu fazer hoje.

Qual a diferença entre aquilo e aquele?

A palavra “aquele” pode ser utilizada como um verbo, ou substantivo ou ainda um pronome demonstrativo. Vamos apresentar um exemplo de utilização da palavra aquele:

  • Aquele chapéu que você usou no casamento deve estar velho demais.
  • Aquele livro é muito bom.
  • Você deve estar vendo aquela estrela.
  • Aquele não é seu primo?
  • O jogador é muito eficiente?
  • Eu sou incapaz de executar aquele gesto.
  • Mas, aquele sorriso pela tarde era bom para mim.

Sobre as palavras àquilo e aquilo, quando consideramos a palavra sem o uso da crase, só pode ser identificada como pronome demonstrativo invariável. Vamos apresentar um exemplo de utilização da palavra aquilo:

  • Comprei aquilo que queria.
  • Aquilo que eles carregam pesa muito.
  • Não sei porque ele disse aquilo ontem.
  • Executei apenas aquilo que me deu vontade.
  • Torna-te aquilo que és. (Nietzsche).

O que significa àquilo?

Sobre as palavras àquilo e aquilo, quando consideramos a palavra com o uso da crase, é uma contração. Desse modo, indica alguma coisa que está longe, seja de forma temporal ou espacial, dos seus interlocutores.

Qual é a classe gramatical da palavra aquilo?

A palavra aquilo, quando escrita sem a crase, é um pronome demonstrativo. Esse indica a posição de alguém ou alguma coisa tendo por referência a pessoa que está falando. Sendo que pode estar em relação à pessoa do discurso, ao tempo ou ao espaço.

Desse modo, tem os seguintes sinônimos:

  • Aquela coisa;
  • Aquele objeto;
  • Aquele indivíduo;
  • Aquela pessoa.

Como se escreve aquilo?

A etimologia da palavra tem sua origem no termo em latim “accu illud”, que significa em tradução literal “isso tacitamente”

Gostou do nosso artigo? Compartilhe!


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2
  1. Isto está errado logo na primeira linha do artigo erro de concordância:
    "As palavras àquilo e aquilo estão correta. E, por isso, muitas vezes causam dúvidas de quando devemos usar uma ou outra."

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Qual a diferença entre àquilo e aquilo além da crase
Qual a diferença entre àquilo e aquilo além da crase
Você sabe quando deve utilizar àquilo e aquilo? Às vezes gera tanta confusão que desistimos da palavra, não é mesmo? Tire suas dúvidas aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7G1IIzT2gE2tC2hga8bjYgFA1lRroi_1pHg91PydgJ057P6bU6bYJyLE3oYZGSy1CAIQ6JMWBsdSVCsx7kPcOThVNmAdL7MUNQzwtp6WVd_dnqJ9YsZh9DrjGa00QaNnQuLAGlw2jNI8/s16000/qual-diferenca-entre-aquilo-e-aquilo-alem-da-crase.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi7G1IIzT2gE2tC2hga8bjYgFA1lRroi_1pHg91PydgJ057P6bU6bYJyLE3oYZGSy1CAIQ6JMWBsdSVCsx7kPcOThVNmAdL7MUNQzwtp6WVd_dnqJ9YsZh9DrjGa00QaNnQuLAGlw2jNI8/s72-c/qual-diferenca-entre-aquilo-e-aquilo-alem-da-crase.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/12/qual-diferenca-entre-aquilo-e-aquilo-alem-da-crase.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/12/qual-diferenca-entre-aquilo-e-aquilo-alem-da-crase.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar