$hide=page

Cursos de Português Online

Orações Subordinadas: O que são, Tipos e Funções

COMPARTILHE:

Conheça os tipos de orações subordinadas e as funções que estes períodos podem desempenhar na estrutura da frase. Confira todos os detalhes aqui.

As orações subordinadas são um período que desempenham uma função sintática com relação à oração principal. Por isso elas costumam complementar o sentido desta, além de ser sua dependente.

Inegavelmente estas orações possuem diversas divisões, mas elas podem ser categorizadas em três grandes grupos. Portanto, não deixe de conferir detalhadamente cada um deles a seguir.

As orações subordinadas são períodos que podem desempenhar funções sintáticas na estrutura da frase. Conheça suas categorias e formas de uso.

Orações Subordinadas com função de advérbio

De antemão estas orações realizam a função do adjunto adverbial, junto ao verbo da oração principal. Ou seja, atuam como um adverbio na estrutura da frase. Além disso, elas podem acrescentar diversas circunstâncias a sentença.

Desse modo a estrutura destas orações em sua maioria costumam iniciar com o uso de conjunções e locuções adjetivas. Portanto, elas podem ser divididas de acordo com a circunstância que emitem, ao todo são nove divisões. Confira.
  • Causal – emite a ideia de causa. Ex: Já que hoje é domingo iremos ao parque;
  • Consecutiva – expressa a ideia de consequência. Ex: A refeição estava tão saborosa, que não sobrou nada no prato;
  • Final – exprime finalidade. Ex: Elas treinam para que possam lutar;
  • Temporal – revela ideia de tempo. Ex: Fico triste sempre que você vai embora;
  • Condicional – dá a ideia de condição. Ex: Ele terá dinheiro desde que trabalhe;
  • Concessiva – expressa a ideia de consentimento. Ex: Mesmo se chover, você pode me ligar;
  • Comparativa – exprime comparação. Ex: A laranja é mais doce do que o limão;
  • Conformativa – emite a ideia de conformidade. Ex: Preencha a tabela conforme a indicação;
  • Proporcional – revela proporcionalidade. Ex: À medida que dançava, ela ficava mais cansada.

Orações Subordinadas: O que são, Tipos e Funções
Imagem: www.freepik.com

Funções adjetivas

As orações subordinadas também podem ser classificadas como adjetivas. Nesse caso elas assumem a função do adjunto adnominal de uma palavra da oração principal. Isto é, atuando como um adjetivo na estrutura da frase.

Ademais este tipo de oração costuma, em sua grande maioria, ser iniciada com o uso do pronome que. Por fim elas são divididas por sua habilidade em realizar a ampliação ou redução no sentido da palavra de referência.

Explicativa

Nessa classificação a oração tem como função a explicação e o acréscimo de mais sentido a um dos termos. Desta forma sua apresentação ocorre entre vírgulas e sua retirada não ocasiona mudanças no sentido da frase. Confira.
  • A tartaruga, que é um animal aquático, morreu na areia da praia.

Restritiva

Já nessa categoria a oração passa a fazer a restrição, além de especificar o sentido de um dos termos. Todavia diferentemente da anterior, esta não necessitam estar entre vírgulas, mas é essencial para compreensão. Veja.
  • Todo suco que é natural é mais saboroso.

Orações Subordinadas com função de substantivo

Semelhante as demais orações, explicadas anteriormente, esta também assume a função de termo. Por isso como o próprio nome já indica as orações subordinadas substantivas, atuam como substantivo na estrutura da frase.

Além disso, você verá que o início desta oração, na maioria das vezes, se utiliza a conjunção que e/ou se. Por fim elas são divididas com conforme a função sintática que desempenham na estrutura da sentença. Veja a seguir.
  • Subjetiva – desempenha a função de sujeito. Ex: É importante que ela venha almoçar;
  • Objetiva direta – de objeto direto. Ex: Nós não sabíamos que você viajava hoje;
  • Objetiva indireta – de objeto indireto. Ex: A professora necessita de que todos os pais estejam presentes na reunião.
  • Completiva nominal – de complemento nominal. Ex: eu tenho esperança de que minha filha ganhe o concurso.
  • Predicativa – de predicativo do sujeito. Ex: O bom é que ele sempre foi muito engraçado;
  • Apositiva – de aposto. Ex: Desejo apenas uma coisa: que possamos comer pizza no jantar.

Um pouco mais sobre orações

Além das categorias apresentadas acima estas orações podem ser divididas em dois grandes grupos. Isto é, essa categorização ocorre de acordo com a sua estrutura.

Oração subordinada desenvolvida

Logo no início dessas orações podemos encontrar conjunções, locuções conjuntivas ou pronomes. Além disso, o verbo se apresenta no modo indicativo ou subjuntivo.

Oração subordinada reduzidas

Já estas diferentemente da anterior não possuem sua estrutura iniciada com conjunções, locuções conjuntivas ou mesmo pronome. Contudo, podem apresentar o verbo no infinitivo, gerúndio ou particípio.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Orações Subordinadas: O que são, Tipos e Funções
Orações Subordinadas: O que são, Tipos e Funções
Conheça os tipos de orações subordinadas e as funções que estes períodos podem desempenhar na estrutura da frase. Confira todos os detalhes aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-nThkja8qbrQ/XxnIUoEyAYI/AAAAAAABF1c/dYjx1e2d0GYAQFVWGMTPi3fVdoDoWzFbgCLcBGAsYHQ/s1600/oracoes-subordinadas-tipos-funcoes.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-nThkja8qbrQ/XxnIUoEyAYI/AAAAAAABF1c/dYjx1e2d0GYAQFVWGMTPi3fVdoDoWzFbgCLcBGAsYHQ/s72-c/oracoes-subordinadas-tipos-funcoes.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/07/oracoes-subordinadas-tipos-funcoes.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/07/oracoes-subordinadas-tipos-funcoes.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar