$hide=page

Cursos de Português Online

Acentuação na Nova ortografia: O que mudou

COMPARTILHE:

Acentuação na Nova ortografia: O que mudou. Saiba neste artigo como identificar de forma simples as novas regras ortográficas e não caia em pegadinhas.

Desde o inicio da reforma da língua portuguesa os brasileiros tiveram que se adaptar as novas regras de ortografia. Porém, muitos já adultos ainda desconhecem as mudanças sendo a acentuação na nova ortografia a principal delas.

Neste artigo vamos de forma simples mostrar as principais mudanças. Também sinalizar a forma mais fácil de evitar pegadinhas no momento de escrever, seja no nível acadêmico ou profissional.

Acentuação gráfica

A língua portuguesa como as línguas latinas entre elas o italiano, francês e espanhol acentuam as sílabas tônicas. Sendo essas as mais fortes de uma palavra, os acentos podem ser fechados ou abertos.
Assim, vamos ver o que mudou na acentuação desde 2009 e como identificar as formas de acentuação. Que podem ser acentos agudos, circunflexos, acentos graves e o til.

Para iniciarmos vamos listar as principais mudanças e como elas ficaram com a nova regra ortográfica. Veja abaixo como as regras passam a funcionar com adoção do Novo Acordo Ortográfico.

Acentuação na Nova ortografia: O que mudou
Imagem: www.freepik.com

Palavras proparoxítonas

São sempre acentuadas, não houve mudança para a nova ortografia. Tanto no português brasileiro quanto o de Portugal a regra é a mesma. O que muda em alguns casos é o tipo de acento conforme a pronúncia de cada palavra.

Levamos em consideração a acentuação na nova ortografia em cada país. Como por exemplo a palavra fenômeno, que no Brasil pronunciamos com a vogal o fechada. E em Portugal a pronúncia fica aberta recebendo o acento agudo, sendo escrita então 'fenómeno'.

Paroxítonas

Já as palavras que terminam com ditongos orais seguidos ou não de S. Além de palavras terminadas com as letras I, L, N, X, R, IS, UM, UNS, ÃOS, ÂS, ÂO, Â. Esses casos sempre serão acentuados.

Contudo, podemos observar que palavras com terminações ENS, não são acentuadas, como polens, hifens.

Como exemplos temos fêmur no Brasil e fémur em Portugal. Outra observação a ser levada em conta são prefixos paroxítonos terminados em R e I não recebem acentuação. Como por exemplo:
  • super-homem, 
  • semi-internato
Uma mudança que ainda causa muitas dúvidas é quanto a acentuação de palavras paroxítonas com ditongos abertos em éi, ói, estas palavras deixam de ser acentuada, veja os exemplos abaixo:
  • ideia, 
  • plateia,
  • Coreia,
  • boia, 
  • heroico,
  • paranoia, 
  • asteroide.
  • jiboia

Oxítonas

Então, as palavras oxítonas sempre serão acentuadas quando terminarem com as letras A, E, O, AS, ES, OS, EM, ENS. Sendo que continua valendo a mesma regra de acentuação na nova ortografia.

  • vatapá,
  • igarapé, 
  • avô, 
  • avós, 
  • refém, 
  • parabéns
Com algumas observações como as palavras terminadas em US, U, IS, I, não recebem acentos. E mais uma vez, de acordo com a pronuncia de cada país a acentuação muda. Como em puré em Portugal e purê no Brasil.

Monossílabos tônicos

Os monossílabos tônicos que também são oxítonas, serão acentuados quando terminarem em OS, ES, AS, O, E, A. Muita atenção quando os monossílabos estiverem em conjugações de verbos, como por exemplo, debatê-lo e adorá-lo.

Letras Í e Ú em palavras paroxítonas e oxítonas

As letras Í e Ú sempre serão acentuadas quando estiverem sozinhos, como hiatos, nas sílabas. Atenção quando estiverem seguidos de S como nos exemplos: egoísmo e baús.

Outro ponto importante é que essa vogais não serão acentuadas quando estiverem antes de NH. Como por exemplo: moinho e tainha. Uma novidade, para as palavras paroxítonas as vogais O, I, U não são acentuadas após um ditongo.

Como exemplo de acentuação na nova ortografia temos feiura, cheiinho (de cheio) e bocaiuva.

Contudo, nas palavras oxítonas, se as vogais I, O, U aparecem no final da palavra as vogais serão acentuadas, como por exemplo:
Piauí, tuiuiú e teiú.

Outras mudanças

Em alguns casos como ditongos abertos em palavras paroxítonas EI e OI, o acento desapareceu. Já para os ditongos abertos em palavras oxítonas continuam sendo acentuadas ÉIS, ÉUS, ÉU, ÓI, ÓIS.

No caso de verbos arguir e redarguir perderam os acentos nas conjugações e o redarguir perdeu o trema. Já os verbos terminados em GUAR, QUIR, QUAR, perdem o acento quando terminados em U.

No caso de pronúncias diferentes atente para a acentuação aberta ou fechada. Para palavras terminadas em ÔO, ÊE perderam os acentos circunflexos. Os verbos TER e VIR mantiveram os acentos na terceira pessoa do plural no presente do indicativo.

Acento diferencial

Os verbos derivados de TER e VIR mantem a acentuação na nova ortografia. Também foram extintos todas os acentos diferenciais. Contudo, para os verbos PODER no passado): acentua-se para distingui-lo de "pode" (verbo poder no presente); PÔR acentua-se para distingui-lo da preposição "por";  TER, VIR são acentuados com circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.

O acento diferencial e facultativo em "fôrma" ou "forma" (utensílio)

O trema caiu

Para finalizarmos, o trema que nunca foi um acento e sim um sinal gráfico também desapareceu da língua portuguesa. Não se usa mais os dois pontinhos em cima da vogal U. Exceto em palavras estrangeiras como: Günter, Müller, mülleriano.

Quer saber mais sobre as novas regras da ortografia? Então conheça o E-book Descomplicando a Nova Ortografia e tire todas as suas dúvida quanto à acentuação, hifens e muito mais.
Além de um guia completo com todas as alterações na ortografia, também conta com 100 questões comentadas.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Acentuação na Nova ortografia: O que mudou
Acentuação na Nova ortografia: O que mudou
Acentuação na Nova ortografia: O que mudou. Saiba neste artigo como identificar de forma simples as novas regras ortográficas e não caia em pegadinhas.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2WMQttTTxdcbS1Jd-6gwbUWMLua4-aJ_SiKK_V-G9YeN8t_3WBDTRHKVQNAxaEuSrCe6Z8jD6VKhlzaS89sFJQS8ZDv7lPBhk3FhzuzHtczTTvpahyphenhyphen8kSMGh5muzhFO9CbrYhC0kCDkQ/s1600/acentuacao-nova-ortografia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2WMQttTTxdcbS1Jd-6gwbUWMLua4-aJ_SiKK_V-G9YeN8t_3WBDTRHKVQNAxaEuSrCe6Z8jD6VKhlzaS89sFJQS8ZDv7lPBhk3FhzuzHtczTTvpahyphenhyphen8kSMGh5muzhFO9CbrYhC0kCDkQ/s72-c/acentuacao-nova-ortografia.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/08/acentuacao-nova-ortografia.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/08/acentuacao-nova-ortografia.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar