Acentuação na Nova ortografia: O que mudou. Saiba neste artigo como identificar de forma simples as novas regras ortográficas e não caia em pegadinhas.
Desde o inicio da reforma da língua portuguesa os brasileiros tiveram que se adaptar as novas regras de ortografia. Porém, muitos já adultos ainda desconhecem as mudanças sendo a acentuação na nova ortografia a principal delas.
Neste artigo vamos de forma simples mostrar as principais mudanças. Também sinalizar a forma mais fácil de evitar pegadinhas no momento de escrever, seja no nível acadêmico ou profissional.
Acentuação gráfica
A língua portuguesa como as línguas latinas entre elas o italiano, francês e espanhol acentuam as sílabas tônicas. Sendo essas as mais fortes de uma palavra, os acentos podem ser fechados ou abertos.
Assim, vamos ver o que mudou na acentuação desde 2009 e como identificar as formas de acentuação. Que podem ser acentos agudos, circunflexos, acentos graves e o til.
Para iniciarmos vamos listar as principais mudanças e como elas ficaram com a nova regra ortográfica. Veja abaixo como as regras passam a funcionar com adoção do Novo Acordo Ortográfico.
Imagem: www.freepik.com
Palavras proparoxítonas
São sempre acentuadas, não houve mudança para a nova ortografia. Tanto no português brasileiro quanto o de Portugal a regra é a mesma. O que muda em alguns casos é o tipo de acento conforme a pronúncia de cada palavra.
Levamos em consideração a acentuação na nova ortografia em cada país. Como por exemplo a palavra fenômeno, que no Brasil pronunciamos com a vogal o fechada. E em Portugal a pronúncia fica aberta recebendo o acento agudo, sendo escrita então 'fenómeno'.
Paroxítonas
Já as palavras que terminam com ditongos orais seguidos ou não de S. Além de palavras terminadas com as letras I, L, N, X, R, IS, UM, UNS, ÃOS, ÂS, ÂO, Â. Esses casos sempre serão acentuados.
Contudo, podemos observar que palavras com terminações ENS, não são acentuadas, como polens, hifens.
Como exemplos temos fêmur no Brasil e fémur em Portugal. Outra observação a ser levada em conta são prefixos paroxítonos terminados em R e I não recebem acentuação. Como por exemplo:
- super-homem,
- semi-internato
Uma mudança que ainda causa muitas dúvidas é quanto a acentuação de palavras paroxítonas com ditongos abertos em éi, ói, estas palavras deixam de ser acentuada, veja os exemplos abaixo:
- ideia,
- plateia,
- Coreia,
- boia,
- heroico,
- paranoia,
- asteroide.
- jiboia
Oxítonas
Então, as palavras oxítonas sempre serão acentuadas quando terminarem com as letras A, E, O, AS, ES, OS, EM, ENS. Sendo que continua valendo a mesma regra de acentuação na nova ortografia.
- vatapá,
- igarapé,
- avô,
- avós,
- refém,
- parabéns
Com algumas observações como as palavras terminadas em US, U, IS, I, não recebem acentos. E mais uma vez, de acordo com a pronuncia de cada país a acentuação muda. Como em puré em Portugal e purê no Brasil.
Monossílabos tônicos
Os monossílabos tônicos que também são oxítonas, serão acentuados quando terminarem em OS, ES, AS, O, E, A. Muita atenção quando os monossílabos estiverem em conjugações de verbos, como por exemplo, debatê-lo e adorá-lo.
Letras Í e Ú em palavras paroxítonas e oxítonas
As letras Í e Ú sempre serão acentuadas quando estiverem sozinhos, como hiatos, nas sílabas. Atenção quando estiverem seguidos de S como nos exemplos: egoísmo e baús.
Outro ponto importante é que essa vogais não serão acentuadas quando estiverem antes de NH. Como por exemplo: moinho e tainha. Uma novidade, para as palavras paroxítonas as vogais O, I, U não são acentuadas após um ditongo.
Como exemplo de acentuação na nova ortografia temos feiura, cheiinho (de cheio) e bocaiuva.
Contudo, nas palavras oxítonas, se as vogais I, O, U aparecem no final da palavra as vogais serão acentuadas, como por exemplo:
Contudo, nas palavras oxítonas, se as vogais I, O, U aparecem no final da palavra as vogais serão acentuadas, como por exemplo:
Piauí, tuiuiú e teiú.
Outras mudanças
Em alguns casos como ditongos abertos em palavras paroxítonas EI e OI, o acento desapareceu. Já para os ditongos abertos em palavras oxítonas continuam sendo acentuadas ÉIS, ÉUS, ÉU, ÓI, ÓIS.
No caso de verbos arguir e redarguir perderam os acentos nas conjugações e o redarguir perdeu o trema. Já os verbos terminados em GUAR, QUIR, QUAR, perdem o acento quando terminados em U.
No caso de pronúncias diferentes atente para a acentuação aberta ou fechada. Para palavras terminadas em ÔO, ÊE perderam os acentos circunflexos. Os verbos TER e VIR mantiveram os acentos na terceira pessoa do plural no presente do indicativo.
Acento diferencial
Os verbos derivados de TER e VIR mantem a acentuação na nova ortografia. Também foram extintos todas os acentos diferenciais. Contudo, para os verbos PODER no passado): acentua-se para distingui-lo de "pode" (verbo poder no presente); PÔR acentua-se para distingui-lo da preposição "por"; TER, VIR são acentuados com circunflexo na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
O acento diferencial e facultativo em "fôrma" ou "forma" (utensílio)
O acento diferencial e facultativo em "fôrma" ou "forma" (utensílio)
O trema caiu
Para finalizarmos, o trema que nunca foi um acento e sim um sinal gráfico também desapareceu da língua portuguesa. Não se usa mais os dois pontinhos em cima da vogal U. Exceto em palavras estrangeiras como: Günter, Müller, mülleriano.
Quer saber mais sobre as novas regras da ortografia? Então conheça o E-book Descomplicando a Nova Ortografia e tire todas as suas dúvida quanto à acentuação, hifens e muito mais.
Além de um guia completo com todas as alterações na ortografia, também conta com 100 questões comentadas.
Quer saber mais sobre as novas regras da ortografia? Então conheça o E-book Descomplicando a Nova Ortografia e tire todas as suas dúvida quanto à acentuação, hifens e muito mais.
Além de um guia completo com todas as alterações na ortografia, também conta com 100 questões comentadas.
COMENTÁRIOS