$hide=page

Cursos de Português Online

Emprego da vírgula: Quando e como usar

COMPARTILHE:

O emprego da vírgula é essencial para o bom entendimento do seu texto. Confira as principais regras no uso correto da vírgula.

O emprego correto da vírgula é essencial para o bom entendimento do seu texto. Confira as principais regras no uso da vírgula

Apesar de ser básico na Língua Portuguesa, o uso da vírgula pode gerar muitas dúvidas. Um texto bem escrito, necessita de vírgulas bem colocadas. Afinal, isso irá melhorar a compreensão daquilo que você está querendo dizer.

Você sabe quando usar a vírgula no período simples ou no período composto? Sabe quando ela é facultativa ou quando é obrigatório?

Confira neste artigo a forma correta para aplicar a vírgula em seus textos.

Emprego da vírgula: Quando e como usar
Imagem: www.freepik.com

Emprego da vírgula: Regras gerais

Desde cedo, aprendemos na escola que uso da vírgula é utilizado para fazer as pausas no texto.

Mas, a verdade é que não é bem assim. A língua falada é bem diferente da língua escrita. Confira as regras gerais para o emprego da vírgula:
  • Separar termos que tenham a mesma função: “Luís, Pedro, Cláudia e Ana foram demitidos”;
  • Separar os predicativos de seus núcleos: “O chefe, irritado, demitiu eles”;
  • Separar o adjunto adverbial de seu lugar normal: “Hoje, no Brasil, há muitos desempregados”;
  • Para colocar o objeto no início da oração, a fim de repeti-lo: “Esse emprego, não poderemos mais tê-lo”;
  • Para separar o aposto e o vocativo: “Ricardo, o filho do chefe, não foi demitido”;
  • Para substituir um verbo subentendido: “Os homens ganham mais; as mulheres, menos”.

Emprego da vírgula no período composto

Quando estamos diante de uma oração com período composto, o emprego da vírgula é necessário nas seguinte situações:
  • Separar orações aditivas que não possuem o conector “e”: “Viajou nas férias, foi visitar a família”;
  • Separar orações que tenham o conectivo “e”, mas com sujeitos diferentes: “Voltei ao trabalho e, almoçamos juntos”;
  • Separar orações adjetivas explicativas: “Seu espírito, que era muito valente, aparentava medo”;
  • Separar orações subordinadas adverbiais que venham antes da principal: “Embora não tivesse estudo, foi promovido à chefe”.

Emprego da vírgula no período simples

A vírgula é necessária, em um período simples, quando:
  • Enumeramos termos com a mesma função sintática: “Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo concorreram ao prêmio”;
  • Separamos o aposto: “Neymar, o astro do time, não jogou nada”;
  • Separamos o vocativo: “Este jogador, meu amigo, nos levará ao título”;
  • Utilizamos lugares em datas: “Porto Alegre, 06 de maio de 2019”;
  • Necessitamos suprimir um verbo: “Nós assistimos futebol, e elas, vôlei”.

O emprego correto da vírgula

Saber usar a vírgula é essencial para o entendimento de seu texto. Se colocada no lugar errado, ela pode até distorcer o sentido daquilo que estava querendo ser dito.

A vírgula não é simplesmente uma pausa para respirar. Ela possui muitas funções, como separar termos da oração, destacar o vocativo, evitar repetições desnecessárias, separar conjunções, entre outras.

Quando o emprego da vírgula é facultativo

Embora, muitas vezes, a gramática da Língua Portuguesa possa ser um tanto rígida, em alguns casos, temos a opção de fazer ou não o uso de determinada regra.

É o caso do uso da vírgula. Veja quando ela é facultativa.
  • Após certas conjunções: quando iniciamos um frase com algumas conjunções mais curtas, como portanto ou entretanto, podemos fazer ou não o uso da vírgula: “Ela estava com fome. Entretanto não almoçou”.
  • Com o uso de orações adverbiais: quando fazemos o uso de orações adverbiais, podemos ou não utilizar a vírgula. O uso da vírgula tem a função, nesse caso, de dar mais ênfase à frase: “Irei à serra, se fizer frio”.
  • Com expressões adverbiais curtas: se a expressão estiver no início da frase e for curta, você poderá optar ou não pelo uso da vírgula: “Na Europa estamos no inverno”.

Quando o emprego da vírgula é obrigatório

É muito mais fácil quando a regra do uso da vírgula é opcional, afinal, não corremos o risco de errar. Porém, há casos em que a sua utilização é obrigatória. Confira algumas situações.
  • Na enumeração de termos da oração: “Vou comer batatas, frango, arroz e feijão”;
  • Separação de orações independentes: “Eles acordaram cedo, tomaram o café da manhã, foram trabalhar”;
  • Isolar o vocativo: “Mãe, estou aqui!”;
  • Antes de alguma conjunções: “Ela trabalhou muito, porém foi demitida”.

Emprego da vírgula antes do e

O “e” é uma conjunção que dá ideia de adição entre dois termos de uma mesma oração ou entre diferentes orações.

Quando há orações aditivas com sujeitos diferentes, a recomendação é que se faça o emprego da vírgula antes do “e”.

Veja este exemplo:

“Ana comprou as mercadorias, e seu marido guardou na dispensa”.

Como podemos ver, são dois sujeitos (Ana e seu marido) e duas ações (comprar e guardar), necessitando do uso da vírgula.

Se fizéssemos uso de um mesmo sujeito para diferente ações, não seria necessário o uso da vírgula, conforme podemos ver no exemplo a seguir:

“Ana comprou e guardou as suas mercadorias”.

Emprego da vírgula antes de mas

Sempre devemos fazer o emprego da vírgula antes da preposição “mas”, assim como ocorre com as preposições porém, entretanto ou todavia.

Veja o exemplo:

“Gostaria de escrever um livro, mas não sei fazer o correto emprego da vírgula”.

No entanto, o “mas” nem sempre deverá ser precedido de vírgula. É o caso de quando essa preposição fizer parte de uma oração que soma ideias:

“Ele não era apenas forte mas também rápido”.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Acentuação,11,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,126,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,93,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,12,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,2,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Ensino Superior,2,Erros de português,29,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,28,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,1,Morfologia,38,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,75,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,9,Pontuação,9,Pronome,3,Pronomes,2,Redação,15,Revisão,1,Semântica,25,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,2,Verbos,14,Vírgula,5,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Emprego da vírgula: Quando e como usar
Emprego da vírgula: Quando e como usar
O emprego da vírgula é essencial para o bom entendimento do seu texto. Confira as principais regras no uso correto da vírgula.
https://3.bp.blogspot.com/-KS44tjy67pE/XNnrP8eJPOI/AAAAAAABBo4/rIoFGmGIwWAzfG4jfHTX2ZB7KXZQMSvoQCLcBGAs/s1600/emprego-da-virgula-Quando-e-como-usar.png
https://3.bp.blogspot.com/-KS44tjy67pE/XNnrP8eJPOI/AAAAAAABBo4/rIoFGmGIwWAzfG4jfHTX2ZB7KXZQMSvoQCLcBGAs/s72-c/emprego-da-virgula-Quando-e-como-usar.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/05/emprego-da-virgula-quando-e-como-usar.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/05/emprego-da-virgula-quando-e-como-usar.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar