$hide=page

Cursos de Português Online

Impresso ou imprimido: Qual o correto?

COMPARTILHE:

Impresso ou imprimido? As duas formas estão corretas, mas para serem utilizadas é preciso saber a regra gramatical. Saiba qual é ela aqui.

O documento foi impresso ou imprimido? Aí está uma das dúvidas mais frequentes quando precisamos construir orações com verbos que possuem duplo particípio.

 O que também acontece com pegar, aceitar, ganhar e vários outros verbos.

Dessa forma, explicaremos aqui como usar corretamente o verbo imprimir no particípio e você estará apto a responder a pergunta acima. Além de entender qual a regra empregar para a situação. Por isso continue lendo a seguir.

O certo é impresso ou imprimido?

impresso ou imprimido
Pxhere

As duas formas estão corretas e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Porém, elas devem ser alocadas na oração acompanhadas de verbos auxiliares certos para cada situação pensada.

Primeiramente, o verbo imprimir significa, segundo o dicionário, a ação de “marcar através de pressão”. O que pode ocorrer com a utilização de maquinário específico como os carimbos, impressoras e etc.

Além disso, imprimir é um verbo abundante, que segundo a gramática é aquele que aceita dois particípios: Um irregular e outro regular. Por isso, impresso ou imprimido estão corretos e são as duas formas de particípio mencionadas.

 Saiba mais também sobre:

Impresso ou imprimido: Duas formas do particípio

O particípio é uma das formas nominais do verbo, que indica ações já concluídas. Ou seja, estão no passado. Esta forma se caracteriza pelas terminações –ado e –ido.

Como já mencionado, por ser um verbo abundante, imprimir aceita o particípio duplo. Assim:
  • Imprimido é a forma regular do particípio, com a terminação –ido;
  • Impresso é a forma irregular, portanto mais reduzida.
Ainda segundo a gramática o duplo particípio acontece também com outros verbos. Vejamos a seguir alguns deles e o particípio regular e irregular de cada um respectivamente:
  • Aceitar: Aceitado e aceito;
  • Pegar: Pegado e pego;
  • Ganhar: Ganhado e ganho;
  • Morrer: Morrido e morto;
  • Extinguir: Extinguido e extinto.
Então, a pergunta certa a se fazer é: Como e quando utilizar corretamente impresso ou imprimido? Isto é o que responderemos a seguir através de uma regra gramatical.

Como usar corretamente impresso e imprimido?

A regra para utilizar o duplo particípio do verbo imprimir é simples e pode ser empregada com outros verbos abundantes. Ela funciona da seguinte maneira:

Para a forma regular

Você deverá usar imprimido quando a oração estiver na “voz ativa” e vier com os verbos auxiliares ter ou haver. Vejamos os seguintes exemplos:
  1. Pensei que ela havia imprimido a monografia;
  2. A impressora já tinha imprimido os convites da festa.

Para a forma irregular

De outra maneira, a palavra impresso deverá ser utilizada na “voz passiva” quando antecedida pelos verbos auxiliares ser ou estar. Confira:
  1. Os convites da festa foram impressos por mim;
  2. O meu relatório está impresso há 2 dias.
Sendo assim, agora é possível responder: O documento foi impresso ou imprimido? Nesta situação a forma correta é o documento foi impresso. Porque a oração está na voz passiva e ainda o particípio é antecedido pelo verbo ser, só que no passado (foi).

Mais exemplos para fixação

Com todas as informações obtidas aqui, vamos conferir mais exemplos sobre o assunto explorado. Fique atento.
  1. O artigo acadêmico foi impresso por mim;
  2. Achei que o pôster já estaria impresso para a apresentação;
  3. Ele já tinha imprimido a atividade quando os alunos chegaram;
  4. O advogado havia imprimido o documento solicitado.
É relevante informar que impresso também pode se apresentar como substantivo. Por exemplo, na frase:
Recebi os impressos publicitários do setor de marketing.
Verificando-se, assim, que o sentido da palavra se refere a um texto marcado por impressão como um banner, uma ficha ou formulário. O que pode ser bastante utilizado nos departamentos públicos.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Impresso ou imprimido: Qual o correto?
Impresso ou imprimido: Qual o correto?
Impresso ou imprimido? As duas formas estão corretas, mas para serem utilizadas é preciso saber a regra gramatical. Saiba qual é ela aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibMZ9fqExRFWYVdcoFs4phBV57cA-Cq8YwhisyXfnowz-LYCmSafzOZnW3EdnEF6e7G7GkKUZKCsp28wbW0Xu9iRTnBmOibFepUhZEDxBKG25_rSo9P1WMEB3niWGb3TVPLrzUe35E1yA/s1600/impresso+ou++imprimido.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibMZ9fqExRFWYVdcoFs4phBV57cA-Cq8YwhisyXfnowz-LYCmSafzOZnW3EdnEF6e7G7GkKUZKCsp28wbW0Xu9iRTnBmOibFepUhZEDxBKG25_rSo9P1WMEB3niWGb3TVPLrzUe35E1yA/s72-c/impresso+ou++imprimido.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/04/impresso-ou-imprimido.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/04/impresso-ou-imprimido.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar