$hide=page

Cursos de Português Online

Como escrever um artigo acadêmico

COMPARTILHE:

Veja o passo a passo de Como escrever um artigo acadêmico. Saiba o que é exigido em um artigo acadêmico e as técnicas de escrita.

Como escrever um artigo acadêmico - Quando se está na faculdade ou cursando um curo extra, é normal que os professores peçam artigos acadêmicos para atestar seu ponto de vista, pesquisar sobre um assunto e até expor uma defesa sobre algo.

Escrever um artigo acadêmico pode ser complexo de início, entretanto, quando se pratica, a tarefa torna-se prazerosa.

Um TCC, por exemplo, é um artigo acadêmico mais extenso, se for pensar. O mesmo vale para uma dissertação de mestrado ou tese de doutorado ou até mesmo um artigo científico sobre algum tema variado.

Se está querendo saber como escrever um artigo acadêmico, veio ao lugar certo. Veja logo abaixo algumas dicas essenciais para você desenvolver um tema com autoridade em padrões formais!

👉Como fazer uma Dissertação

Escolha seu grão de areia

Em primeiro lugar entenda que um artigo acadêmico deve ser objetivo, portanto, não tente abraçar o mundo e falar sobre tudo que envolve o planeta Terra. A dica aqui é você definir um tema pensando em um grão de areia. Dessa forma, você não irá fugir da sua premissa.

Por exemplo: vamos falar de preconceito. Esse seria o tema. Agora falta afunila-lo:

• Preconceito do que? Em relação à religião.
• Qual religião? Judaica.
• Onde você observará esse preconceito? No cinema.
• Em qual filme? O Pianista.
• Quantas cenas? 3.
• Qual é o objetivo? Afirmar que preconceito é de ordem histórica, mas que pode ser desconstruído por completo.

Percebeu como o tema tornou-se um grão de areia? Com essa definição montada, você também tem o seu objeto de pesquisa (o filme escolhido). O segundo passo é:

Pesquise seus teóricos

Quem fala sobre preconceito? Qual teoria você irá utilizar? Para isso, vale muito a pena pesquisar por livros e autores que expressam sobre o assunto ou até pessoas que já fizeram análises sobre o filme diante de uma outra perspectiva – acredite, isso irá enriquecer seu ponto de vista

O Google Acadêmico, por exemplo, reúne diversos artigos científicos e acadêmicos para você ler e reler.

Como escrever um artigo acadêmico


A partir do momento que você gostar de alguma citação embasada em teoria, separe imediatamente seguindo as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), se estiver produzindo um artigo no Brasil. Essas normas estabelecem certas regras em relação a citações, bibliografia.

E como estamos falando de pesquisa, não acesse e muito menos confie em sites que não passam nenhuma credibilidade, como o Wikipédia. Procure artigos, livros sobre o assunto, até documentários podem ser utilizados de forma fantástica!

Estruture seu artigo acadêmico 

Para escrever um artigo acadêmico é preciso saber a estruturação de como seu texto deverá ser desenvolvido. As partes que devem conter são:

  1. Introdução 
  2. Material e Métodos 
  3. Resultados 
  4. Discussão 
  5. Conclusão 

Para efeito de melhor entendimento, vamos continuar com o nosso exemplo.

Na introdução, iremos expor o tema do preconceito, introduzindo o que pretendemos fazer, o nosso objetivo. Para isso, devemos contextualizar o leitor. A metodologia, por exemplo, não pode ser em base com comparações, porque há apenas um filme.

Pode ser argumentativa, crítica e bibliográfica, acima de tudo. Isso quer dizer que seus argumentos irão se basear em teóricos conceituados sobre o tema, o que lhe dá autoridade para falar sobre isso. Nos resultados você deverá expor o que encontrou no filme.

Realmente o preconceito existiu por conta do nazismo? Ou já havia algum preconceito antes? Claro que, para isso, você deverá pesquisar muito sobre o seu tema e não apenas concluir com o que viu no filme. Por isso que os teóricos são tão valiosos!

Na Discussão você pode comentar, seguindo os pensamentos dos teóricos, sobre os pontos assinalados, voltando a cenas, citando falas e teorias para que guie o leitor para uma conclusão.

E no fim, você fechará o seu tema, sendo objetivo e claro, propondo uma hipótese, uma solução, algo que faça o leitor refletir. Já sabe como escrever um artigo acadêmico?

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como escrever um artigo acadêmico
Como escrever um artigo acadêmico
Veja o passo a passo de Como escrever um artigo acadêmico. Saiba o que é exigido em um artigo acadêmico e as técnicas de escrita.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHSHL_qLDvLT7_zhouS-b7i_M7b5VBIX-vDIHh_46ZOqatM3zGiTJtK1Gw_h763VEQaVnmvX8Sy_t4z_5DbhkZeWu4gzM3FZWutNeqmp5O2yWvM1MDpVfpdtko7Se1uvLmZIzPEh9_7nno/s640/Como+escrever+um+artigo+acad%25C3%25AAmico.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgHSHL_qLDvLT7_zhouS-b7i_M7b5VBIX-vDIHh_46ZOqatM3zGiTJtK1Gw_h763VEQaVnmvX8Sy_t4z_5DbhkZeWu4gzM3FZWutNeqmp5O2yWvM1MDpVfpdtko7Se1uvLmZIzPEh9_7nno/s72-c/Como+escrever+um+artigo+acad%25C3%25AAmico.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/06/como-escrever-um-artigo-academico.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/06/como-escrever-um-artigo-academico.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar