$hide=page

Cursos de Português Online

Mim, me ou eu? Saiba como usar corretamente

COMPARTILHE:

Você tem dificuldade em saber quando usar cada pronome: mim, me ou eu? Não deixe de conferir este artigo para finalmente conseguir aprender sobre o uso de cada um.

Você tem dificuldade em saber quando usar cada pronome? Não deixe de conferir este artigo para finalmente conseguir aprender sobre o uso de cada um.

A nossa língua, é uma das mais difíceis de ser estudada, não é à toa que ela é a matéria que mais existe dificuldade para se gabaritar uma prova de concurso e por isso exige muita dedicação de quem deseja se dar muito bem na prova que deseja passar.

É bastante comum cair nas provas o uso de pronome e suas aplicações corretas em frases. Um dos exemplos que mais causam dificuldades de conhecimentos é o uso do mim, me e do eu.

Mas para que você aprenda de uma vez por todas a diferença entre eles trouxemos aqui uma forma simples de diferenciação e exemplos claros sobre cada um dos pronomes.

Mim, me ou eu? Saiba como usar corretamente
Imagem: www.freepik.com

Mim, me ou eu?

O MIM

O significado de mim é o de se referir à primeira pessoa do discurso, a forma mim vem precedida de uma preposição (para, entre, contra). Segue alguns exemplos de frases com o uso de mim.
  • O cantor disse que vai dedicar uma música para mim.
  • Se a história for sempre assim, melhor para mim.
  • Você é uma pessoa muito importante para mim.
  • Para mim o João é o melhor candidato para a vaga.

O ME

O me, é um pronome que irá se referir a pessoa do discurso atuando no predicado e não no sujeito da frase. Vejamos algumas aplicações de me em frases.
  • Quando meu namorado me leva ao trabalho, não preciso pegar ônibus.
  • Você diz que me odeia, mas sempre me procura quando me afasto.
  • Me mande uma carta pelo menos para me consolar.
  • Me mantenho longe de você para não haver brigas.

O EU

Ele é um pronome do caso reto, estes são pronomes que apresentam flexão de número, pessoa e gênero (3ª pessoa), dessa forma marcando a pessoa do discurso. Ele deverá ser usado com a função de sujeito na frase. Vejamos algumas aplicações em frases.
  • Eu preciso comprar uma bolsa nova.
  • Eu quero ir ao shopping hoje à tarde.
  • Eu vou viajar na próxima semana para Belo Horizonte.
  • Eu não posso fingir que não estamos distantes um do outro.

Quando usar me ou mim?

O maior vilão entre o uso dos três pronomes é saber quando usar o me ou o mim, você já se deparou com uma situação como essa? Como na oração esses pronomes vão exercer a função de objeto ou de complemento, o que irá definir o seu uso é a presença de preposição.

O mim sempre virá regido de preposição, já o me poderá ser objeto direto ou indireto, isso irá depender da transitividade do verbo. Para que você assimile essa diferença vamos ver exemplos de cada um a seguir.
  • Ele me admira por todas as minhas qualidades.
  • Ela me encontra uma vez ao mês para tomarmos café da manhã.
  • Ela veio até mim aos prantos e eu não soube o que fazer.
  • Ele trouxe para mim pudim de leite, o meu preferido.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Mim, me ou eu? Saiba como usar corretamente
Mim, me ou eu? Saiba como usar corretamente
Você tem dificuldade em saber quando usar cada pronome: mim, me ou eu? Não deixe de conferir este artigo para finalmente conseguir aprender sobre o uso de cada um.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDK9C0Ev8AQIwzu1wS-677WpeclmgLwC9sCfWhltvIIKNMR8OrrXhuK0et3mpOlS0DPR2joymfdodlDHQOvL_zwv9xRhQPNNxDzd56qHd8Si8JeE_6u-L1FbJ5z97vewDB82Ftl7MrIcQ/s1600/mim-me-ou-eu-saiba-como-usar-corretamente.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDK9C0Ev8AQIwzu1wS-677WpeclmgLwC9sCfWhltvIIKNMR8OrrXhuK0et3mpOlS0DPR2joymfdodlDHQOvL_zwv9xRhQPNNxDzd56qHd8Si8JeE_6u-L1FbJ5z97vewDB82Ftl7MrIcQ/s72-c/mim-me-ou-eu-saiba-como-usar-corretamente.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/03/mim-me-ou-eu-saiba-como-usar-corretamente.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/03/mim-me-ou-eu-saiba-como-usar-corretamente.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar