$hide=page

Cursos de Português Online

Resumo e Resenha: Qual a diferença?

COMPARTILHE:

Saiba o que são resumo e resenha, qual a diferença, Características e Finalidades do resumo e resenha. Confira aqui,

Resumo e resenha, dois gêneros textuais importantes para todos que pretendem compreender melhor a língua portuguesa. Venha aprender mais aqui!

Na língua portuguesa existem variados gêneros textuais com formatação e finalidades diferenciadas para atingir seus leitores. Entre eles estão o resumo e resenha.

O conhecimento sobre estes gêneros é importante não só para leitores habituais, mas também para quem os produz. Então, para escrever textos de qualidade os escritores necessitam saber diferenciar um resumo de uma resenha.

Aqui o leitor, escritor ou estudante do português, poderá encontrar mais informações ou acabar com suas dúvidas sobre os dois gêneros.  Afinal, eles podem ser cobrados em alguma etapa de suas vidas.

Resumo e Resenha: Qual a diferença?
Imagem: www.freepik.com.

Resumo e Resenha: O que são

O resumo e resenha são gêneros textuais muito utilizados na leitura e produção em geral da língua portuguesa. Para elaborar e compreender esses estilos são necessárias leitura e releitura aprofundada, além de saber reconhecê-los.

Sendo assim, o resumo é a apresentação sintetizada das ideias principais de um texto ou obra original. Ele expõe, pura e simplesmente, de que trata o texto lido, sem acréscimos ou análises.

Segundo Eva Maria Lakatos, autora de livros de metodologia científica, o resumo “consiste na capacidade de condensação de um texto, parágrafo, frase, reduzindo-o a seus elementos de maior importância. ”

A resenha, no entanto, é a apreciação crítica de uma obra, texto, filme ou música.  Ela precisa expor um resumo descritivo, ao mesmo tempo em que analisa com argumentações do resenhador. Então, a resenha utiliza o resumo breve como base para mostrar opiniões pessoais de quem escreve.

Características e Finalidades do resumo e resenha

Todas as produções textuais possuem um objetivo a ser alcançado, bem como características que as definem e diferenciam. Assim acontece com os tipos de texto resumo e resenha.

Resumo

O resumo possui as seguintes características:
  • As informações são apresentadas de forma impessoal e objetiva
  • Precisa ser organizado cronologicamente de acordo com a formatação do texto original
  • Pode aparecer em forma simples ou expandida: A primeira com 300 a 500 palavras e a segunda com 4 a 5 páginas
  • Também pode ser produzido no meio científico, seguindo as seguintes tipologias: Indicativo/Descritivo, Informativo/Analítico ou crítico
A finalidade principal do resumo dependerá do meio a que se destina. No caso da produção científica seu objetivo é propagar informações ou relatos necessários às pesquisas.

Resenha

As características da resenha são:
  • Não possui limitação para o que pode ser resenhado
  • Apresenta resumo descritivo em sua composição
  • As ideias podem ser apresentadas de forma mais impessoal
  • Pode ter comparativos com outras obras
  • Faz uso de adjetivos para valorizar ou expressar opinião
  • Pode recomendar ou não o consumo da obra, filme, música e outros
  • Pode existir a resenha científica ou opinativa/crítica, muito utilizada no meio jornalístico.
O objetivo mais importante da resenha é apresentar ao leitor o valor de determinada obra, texto ou canção para o resenhador. Também, às vezes, ela pode assumir papel no marketing, visando influenciar consumidores.

Saiba também sobre a diferença entre lato sensu e stricto sensu

Qual a diferença entre Resumo e Resenha

Diante da caracterização de cada uma, o resumo e resenha, podem ser assim diferenciados:
  • O resumo é uma síntese, já a resenha é uma síntese que analisa e critica algo
  • Em sua estrutura o resumo deve ter uma ordem de ideias de acordo com a obra original, já a resenha deve apresentar: introdução, desenvolvimento e conclusão opinativa
  • O resumo é claro, objetivo e para ter lógica precisa apresentar informações sequenciais de acordo com o texto original. A resenha não possui essa rigidez
  • O resumo não acrescenta, ele apenas condensa informações. Já a resenha pode acrescentar novos valores através das análises feitas em sua construção.
Portanto, a partir dessas informações, o resumo e resenha podem ser entendidos como produções textuais diferentes. Porém, conseguem, em certo momento, serem utilizadas em complementação.

Lembrando que, para a resenha existir de forma correta, ela deve possuir em sua estrutura um resumo do que foi lido ou assistido.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 2

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,11,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,137,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,95,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,13,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Superior,6,Erros de português,30,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,34,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,47,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,78,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,10,Pontuação,12,Pronome,4,Pronomes,2,Redação,16,Revisão,1,Semântica,29,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,7,TCC,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,3,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Resumo e Resenha: Qual a diferença?
Resumo e Resenha: Qual a diferença?
Saiba o que são resumo e resenha, qual a diferença, Características e Finalidades do resumo e resenha. Confira aqui,
https://1.bp.blogspot.com/-3kH4AeP8mHc/XbohDu0JLOI/AAAAAAABDY0/-l3Yc_urO8ov8aCTMk13JEicS1_JRfKNACPcBGAYYCw/s1600/resumo-resenha-qual-a-diferenca.png
https://1.bp.blogspot.com/-3kH4AeP8mHc/XbohDu0JLOI/AAAAAAABDY0/-l3Yc_urO8ov8aCTMk13JEicS1_JRfKNACPcBGAYYCw/s72-c/resumo-resenha-qual-a-diferenca.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/resumo-resenha-qual-a-diferenca.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/resumo-resenha-qual-a-diferenca.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar