$hide=page

Cursos de Português Online

Como se abrevia horas h ou hs?

COMPARTILHE:

Como se abrevia horas h ou hs?Ficou na dúvida da forma correta de abreviar a palavra horas? Esse artigo vai te ajudar a esclarecer essas questões.

Ficou na dúvida da forma correta de abreviar a palavra horas (h ou hs? Esse artigo vai te ajudar a esclarecer essas questões.


10:15hs ou 10h15? Qual é o certo?


A evolução da comunicação possibilitou novos canais de diálogo, sendo um deles as redes sociais. Com isso, a linguagem precisou se adaptar aos meios em que lhes é usado.

O uso de gírias é bastante comum em mensagens de redes sociais, elas têm como objetivo facilitar a troca de informações de maneira mais ágil e veloz. Esse uso frequente gera indagações acerca do que é correto ou incorreto.

Porém, tais indagações também estão presentes na construção de textos mais formais e até acadêmicos, seja para e-mail ou artigo. Dessa forma, seu uso precisa ser explícito e adequado à situação em questão.

A abreviação de horas h ou hs faz parte do conjunto de abreviações existentes no cotidiano brasileiro, cujo uso ainda é incerto para alguns dos usuários que utilizam esse termo.

Um questionamento frequente entre os utilizadores da rede é a abreviação correta das palavras, entre elas está a dúvida de como se abrevia horas h ou hs. Ficou curioso? Abaixo essa questão será esclarecida.

Como se abrevia horas h ou hs?
24hs ou 24h?
Imagem: www.freepik.com

Existe uma forma correta de abreviação?

Há certa confusão se na abreviação é horas h ou hs, pois grande parte dos usuários das redes ficam em dúvida se é necessário usar o plural ou simplesmente ignorá-lo.

As abreviações variam entre hrs, H, h e hs, mas afinal, qual a certa? A verdade é que não existe uma linguagem correta. O território brasileiro é culturalmente repleto de maneiras não convencionais de falar, costumes e gírias distintas.

Principalmente quando nos referimos à internet (um canal de livre arbítrio e espaço de fala) fica ainda mais difícil definir um padrão a ser seguido, afinal seus usuários desejam a facilidade de mandar a mensagem.

Entretanto, o que existe é qual tipo de linguagem será estabelecida em determinada situação social. Dessa forma, usando a internet como exemplo, as gírias são artifícios frequentemente utilizados.

Porém, se seu desejo é escrever formalmente o adequado é necessário seguir as normas gramaticais estabelecidas.

Abreviação de “horas”: h ou hs?

Dessa forma, como a internet possui uma fluidez informacional muito grande, pode haver facilitação nas trocas equivocadas de palavras, gerando dúvida na hora de escrever.

Então, a fim de solucionar seus questionamentos e dúvidas acerca do assunto, abaixo será listado (e explicado) se o uso adequado da abreviação é horas h ou hs de acordo com as regras gramaticais.

A palavra “horas” deve ser abreviada com o “h” minúsculo após o numeral e sem espaço. 

O “H” maiúsculo não representa horas e sim o Hidrogênio.

Não é necessário um plural.
Ex.: “O encontro será às 14h” é a forma mais adequada.
Porém, “Nos encontraremos às 14hs” está equivocado.

Não há necessidade de sinalizar os minutos. Não é preciso usar “4:00h”, poderia simplesmente ser “4h”. Porém se houver o requerimento, basta usar a abreviação dos minutos como em “3h40min”.

As horas devem ser escritas por extenso apenas quando nos referimos à sua duração.
“Elas ficaram juntas durante quatro horas”.
Assim como as horas, os minutos e segundos possuem as mesmas regras de abreviação. Sendo “8min” e “30s” a forma adequada de uso, respectivamente. Caso sejam usados juntos, deverá ficar “8min e 30s”.

Use 10h30 ou 10h30min30s

Escreva h, min e s para horas, minutos e segundos.

Dicas para usar corretamente a abreviação de horas

Algarismos:

Não use zero à direita use zero à direita para indicar hora cheia: 20h e não 20h00.
Texto escrito em 30/10/2019 às 21h00Texto escrito em 30/10/2019 às 21h.
Para textos para locução, use a forma: oito da manhã, quatro da tarde.
A Comissão de Meio Ambiente volta a discutir sobre as manhas de óleo em uma audiência pública no Congresso às oito horas da manhã desta sexta-feira.

Aproximação: 

Quando for indicação de hora aproximada, pode escrever a hora por extenso: Chegou por volta das 9 horas. E não: Chegou por volta das 9h.

Intervalo de tempo: 

Quando ocorrer intervalo de tempo, usam-se as palavras hora ou minuto por extenso e a regra geral de numerais (por extenso até dez):

Os alunos saem a cada 50 minutos da sala.

A decisão foi tomada depois da audiência que durou quatro horas e meia.

Na madrugada do último dia 29, após 12 horas de intensa discussão, os ministros do STF chegaram a um empate de 5 votos a 5 sobre o provimento ou não do recurso de Celso de Mello.

O depoimento durou três horas e 15 minutos e o interrogatório, mais de quatro horas.

Artigo: 

É obrigatório o uso de artigo definido antes de indicação de horas. Não esqueça esta regra!

As visitas guiadas ao Pantanal seguem em seu horário habitual, das 8h30 às 17h, com saídas de grupos a cada 30 minutos.

Não use: de 9h30 às 17h, de 9h30 a 17h.

  • O encontro está mantido para o meio-dia, no mesmo local.
  • A reunião será do meio-dia às 15h. E não: de meio-dia às 15h.
  • O debate está marcado para 10h.
  • O debate está marcado para as 10h.
  • A reunião ocorreu entre as 9h e 11h.
  • A reunião ocorreu entre as 9h e as 11h.

Crase:

A crase deve ser usada nas indicações de horas definidas:
 A reunião será às 16h.
Atenção: não use crase com as preposições entre, para, até
Estarei lá entre as 10h e as 14h.
Os candidatos que discordarem de suas notas têm até as 23h59 desta quinta-feira para recorrer.
Não use crase nos horários indeterminados: 
Irá a uma hora qualquer.

Como funcionam as abreviações?

As abreviações possuem regras gerais de uso que é a primeira sílaba da palavra adicionada à primeira letra da sílaba seguinte mais um ponto, o qual simboliza a abreviação.

Como exemplos é possível citar: adjetivo (Adj.), edição (Ed) e numeral (Num). Porém há a possibilidade de fugir desse modelo, como ocorre em: apartamento (Apto) e limitada (Ltda) A sigla também é um tipo específico de abreviatura a qual utilizamos para reduzir nomes de empresas e associações. Como: IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e ONU (Organização das Nações Unidas).

Nesse sentido, no caso das siglas, todas as sílabas devem ser maiúsculas e precisam compor a inicial de cada nome da organização. Dessa forma, o nome fica mais compacto e fácil de recordar.

Sendo assim, com a dinamicidade da atualidade, as abreviações tornam-se mais frequentes no repertório brasileiro, ajudando na fluidez da troca informacional.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como se abrevia horas h ou hs?
Como se abrevia horas h ou hs?
Como se abrevia horas h ou hs?Ficou na dúvida da forma correta de abreviar a palavra horas? Esse artigo vai te ajudar a esclarecer essas questões.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxwdK8YdyDeVUNjuVCvXwm0oep7U51QUaWrbfXarHyB8xZkSeRjQmRvfiS7Y4-9Guw0yerd9XFagna3FHFTCQygQAyVUgBpAw3on-VGgFlb5cwxpHTvG2OtDJ06ELCCCh6ojBHM0e7DJ4/s1600/como-se-abrevia-horas-h-ou-hs.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxwdK8YdyDeVUNjuVCvXwm0oep7U51QUaWrbfXarHyB8xZkSeRjQmRvfiS7Y4-9Guw0yerd9XFagna3FHFTCQygQAyVUgBpAw3on-VGgFlb5cwxpHTvG2OtDJ06ELCCCh6ojBHM0e7DJ4/s72-c/como-se-abrevia-horas-h-ou-hs.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/10/como-se-abrevia-horas-h-ou-hs.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/10/como-se-abrevia-horas-h-ou-hs.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar