$hide=page

Cursos de Português Online

Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu

COMPARTILHE:

Saiba as diferenças entre Lato Sensu e Scricto Sensu. Saiba também o que é Lato Sensu e o que é Scricto Sensu. Tire sua dúvida. Confira aqui.

Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu? Conceito, definição, significados. Entenda de uma vez por toda a diferença entre estes dois termos.

Contar com um curso de pós-graduação no currículo deixou de ser um diferencial e passou a ser quase uma obrigatoriedade. Sabendo disso, entenda abaixo duas formas distintas de realizar esse upgrade na carreira: Lato Sensu e Stricto Sensu.

Conseguir a tão esperada vaga de emprego ou aquela promoção sonhada requer muito esforço, dedicação, empenho e, principalmente, estudo. Se anteriormente a experiência por si só já era um grande passo rumo a função esperada, atualmente apenas isso já não é suficiente.

Essa mudança acontece, principalmente, devido ao fato de existirem muitos profissionais desempregados buscando uma realocação no mercado de trabalho.

Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu

Com o aumento na competitividade e na busca por bons empregos, contar com um curso superior na área pretendida passou a ser fator primordial. Puxado por esse fenômeno, cresceu também a necessidade por profissionais com cursos de pós-graduação.

Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu
Imagem: www.freepik.com

A busca por essa especialização, porém, ainda causa uma série de dúvidas. Principalmente quando o assunto é as duas modalidades disponíveis para esse tipo de estudo. Conheça abaixo as diferenças entre os cursos Lato Sensu e Stricto Sensu.

Lato Sensu

O termo em si, significa “em sentido amplo”. Sendo utilizado no campo da pós-graduação, Lato Sensu se refere a cursos que indiquem algum tipo de especialização.

Para participar desse tipo de estudo, o postulante deve ter concluído algum curso superior, não sendo importante a área.

A pós-graduação Lato Sensu é disponível de forma online e presencial. Pelas regras do Ministério da Educação (MEC) esse tipo de curso deve ter o mínimo de 360 horas de duração.

As faculdades que quiserem oferecer essa modalidade de ensino de forma presencial não necessitarão de aprovação do MEC. Já as instituições que optarem por ministrar de forma online necessitarão desse credenciamento.

Após o término do curso, o aluno terá que fazer um TCC. O estudante não recebe um diploma e sim um certificado de conclusão.

Um exemplo de curso Latu Sensu é o MBA (Master Business Administration), que apesar de ser considerado em diversos países como um mestrado, no Brasil é entendido como uma especialização voltado para a área de administração.

Geralmente, a pós-graduação Lato Sensu é buscada por pessoas que desejam se especializar em uma área com a qual já trabalha ou para profissionais que buscam novas oportunidades e realocação no mercado de trabalho.

Stricto Sensu

Essa modalidade de estudo também faz necessário a conclusão anterior de um curso superior. Porém, ao contrário da Lato Sensu, a Stricto Sensu é restrita aos cursos de mestrado e doutorado.

O termo significa “em sentido limitado”, ou seja, esse tipo de ensino limita-se a uma modalidade específica de estudo, normalmente voltada para a área acadêmica.

Apesar de ser voltado para a área acadêmica (mestrado e doutorado), existe também pós-graduação Stricto Sensu voltada para o mercado de trabalho, é o chamado mestrado profissional. Nesse curso, o aluno deve realizar o estudo de caso ou um projeto sobre determinado tema e uma monografia sobre o que foi desenvolvido.

No campo acadêmico, o aluno pode optar pelo mestrado e/ou doutorado. É importante lembrar que ambos os cursos necessitam de aprovação do MEC para serem disponibilizados.

Mestrado Stricto Sensu

O mestrado é mais procurado por pessoas que tenham interesse em dar aulas, seja em escolas de ensino fundamental e médio, seja em faculdades ou projetos. Nessa modalidade de curso Stricto Sensu, geralmente é exigido do aluno o domínio em uma outra língua.

Um curso de mestrado tem a duração de, no máximo, 3 anos. Variando de acordo com o curso desejado e com a responsabilidade e o empenho do estudante.

Ao final da pós-graduação é exigida a apresentação de uma dissertação baseada em um trabalho produzido pelo aluno. Nessa tarefa são exigidos os resultados e os motivos que levaram à aquele estudo.

Doutorado Stricto Sensu

Já o doutorado é mais buscado por pessoas que tenham interesse em realizar pesquisas. Ele é utilizado para aprofundar os conhecimentos do estudante em determinado assunto.

O curso Stricto Sensu de doutorado tem a duração máxima de 5 anos. Ao seu término o aluno deverá realizar a defesa de uma tese baseada em um tema, geralmente, ainda não abordado. Por se tratar de um assunto novo, a tese de doutorado tem a característica de ser mais aprofundada que a de mestrado.

Ao contrário da pós-graduação Lato Sensu, na Stricto Sensu o concluinte não recebe um certificado e sim um diploma.

Outras diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu

Outra diferença importante entre as duas modalidades de pós-graduação diz respeito ao corpo docente. Enquanto na Lato Sensu é exigido que 50% dos professores sejam mestres ou doutores e o restante deve ter apenas uma especialização, no Stricto Sensu é obrigatório que todos os professores possuam diploma em alguma pós-graduação Stricto Sensu.

Como vimos, a pós-graduação Lato Sensu e a Stricto Sensu possuem algumas diferenças importantes.

Entender cada uma das categorias facilitará a escolha do estudante, fazendo com que ele opte pelo curso que atenda melhor as suas necessidades e os desejos profissionais.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,11,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,137,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,95,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,13,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Superior,6,Erros de português,30,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,34,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,47,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,78,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,10,Pontuação,12,Pronome,4,Pronomes,2,Redação,16,Revisão,1,Semântica,29,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,7,TCC,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,3,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu
Diferenças entre Lato Sensu e Stricto Sensu
Saiba as diferenças entre Lato Sensu e Scricto Sensu. Saiba também o que é Lato Sensu e o que é Scricto Sensu. Tire sua dúvida. Confira aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-3ozc-vrZScQ/XbDa9em4keI/AAAAAAABDX4/c1zmoOYxIhkESXQ2h5XoXl15xBReyhVNwCLcBGAsYHQ/s1600/diferencas-entre-lato-sensu-e-stricto-sensu.png
https://1.bp.blogspot.com/-3ozc-vrZScQ/XbDa9em4keI/AAAAAAABDX4/c1zmoOYxIhkESXQ2h5XoXl15xBReyhVNwCLcBGAsYHQ/s72-c/diferencas-entre-lato-sensu-e-stricto-sensu.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/10/diferencas-entre-lato-sensu-e-stricto-sensu.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/10/diferencas-entre-lato-sensu-e-stricto-sensu.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar