$hide=page

Cursos de Português Online

Para eu fazer ou para mim fazer: Qual o correto?

COMPARTILHE:

“Para eu fazer ou para mim fazer“? Descubra a maneira correta de quando utilizar cada termo e não erre mais no seu português.✅

Para eu fazer ou para mim fazer“? Descubra a maneira correta de quando utilizar cada termo e não erre mais no seu português.

Você já percebeu como certas expressões da língua portuguesa podem nos deixar confusos no momento de aplicar?

Quando nos manifestamos verbalmente, a linguagem utilizada, na maioria das vezes, é mais despojada. A grande dificuldade é saber empregar os termos corretamente quando usamos a forma escrita de comunicação.

Para eu fazer ou para mim fazer: Qual o correto?

Para eu fazer ou para mim fazer: Qual o correto?

A verdade é que “Para eu” e “Para mim” são duas expressões usuais no nosso vocabulário, porém sua aplicação dependerá do contexto da frase.

Portanto, fique ligado nas dicas abaixo e saiba definitivamente em que momento utilizar cada uma das sentenças.

Onde usar para eu fazer ou para mim fazer?

Primeiramente, é importante esclarecer os papéis de cada termo: o pronome EU, é empregado para denominar o sujeito da oração. Em contrapartida, o MIM tem como função servir de objeto indireto.

Então, para sabermos quando utilizar o pronome correto nas expressões “para eu fazer ou para mim fazer”, é necessário ficar atento para essas duas questões:

  1. Se na frase a palavra que sucede é um verbo no infinitivo e estamos nos referindo ao sujeito, nesse caso, “para eu” deverá ser empregado.
  2. Quando está sendo utilizado como complemento da oração e precede de uma preposição, “para mim” terá de ser aplicado.

Qual é correto?

Vamos identificar na prática algumas situações em que o emprego dos dois pronomes é realizado de forma certa:
Todo o trabalho ficou para eu fazer!
Minha mãe pediu para eu fazer o jantar.
Nas duas expressões o pronome pessoal do caso reto “eu” foi utilizado antes do verbo, que está no infinitivo. Dessa forma ele está exercendo a função do sujeito da oração.
Escrever é uma alegria para mim.
Você pode carregar essas sacolas para mim?
Observe que nos exemplos acima o “mim”, pronome oblíquo, NÃO é o sujeito e está somente complementando o verbo.

E na frase abaixo, o uso do “mim” está correto?

  • Para mim escrever é um desafio.
Note que o verbo está aparecendo após o pronome, contudo a composição da frase está certa! O que ocorreu foi somente uma alteração de fatores, na qual em ordem direta ficaria: Escrever é um desafio para mim.

Nesse último caso o ideal seria utilizar a vírgula, assim fica mais fácil de identificar que o “mim” está complementando o verbo escrever, veja:

  • Para mim, escrever é um desafio.
Então, curtiu as dicas? Não é tão difícil quanto parece!

Se ficar na dúvida de quando utilizar os termos “para eu fazer ou para mim fazer” lembre-se: Mim não faz nada! Eu faço! Fique atento para não errar e bons estudos!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
  1. Importante voltar atrás o passado, revendo aquela matéria de português que tenho dúvida.

    ResponderExcluir

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,11,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,137,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,95,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,13,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Superior,6,Erros de português,30,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,34,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,47,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,78,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,10,Pontuação,12,Pronome,4,Pronomes,2,Redação,16,Revisão,1,Semântica,29,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,7,TCC,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,3,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Para eu fazer ou para mim fazer: Qual o correto?
Para eu fazer ou para mim fazer: Qual o correto?
“Para eu fazer ou para mim fazer“? Descubra a maneira correta de quando utilizar cada termo e não erre mais no seu português.✅
https://1.bp.blogspot.com/-Eei4nWdCop4/XbeDFjjfvoI/AAAAAAABDYY/6aeit9UCFqYeSv2cy-H8IIQ2XhKG8FdhACLcBGAsYHQ/s1600/para-eu-fazer-ou-para-mim-fazer-qual-o-correto.png
https://1.bp.blogspot.com/-Eei4nWdCop4/XbeDFjjfvoI/AAAAAAABDYY/6aeit9UCFqYeSv2cy-H8IIQ2XhKG8FdhACLcBGAsYHQ/s72-c/para-eu-fazer-ou-para-mim-fazer-qual-o-correto.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/10/para-eu-fazer-ou-para-mim-fazer-qual-o-correto.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/10/para-eu-fazer-ou-para-mim-fazer-qual-o-correto.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar