$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer uma resenha: estrutura conforme ABNT

COMPARTILHE:

Você sente dificuldades em fazer uma resenha. Aproveite nosso artigo e saiba o que é uma resenha, estrutura de uma resenha ABNT, tipos de resenha e perguntas frequentes. Confira aqui.

Você sente dificuldades em fazer uma resenha? Não sabe estruturar nas normas da ABNT? Continue lendo este artigo e aprenda como fazer a sua resenha.

Aprender a fazer uma resenha é algo que todas as pessoas que almejam sucesso na área acadêmica. No entanto, não é algo muito fácil e por isso muitas pessoas possuem dificuldades na produção de resenhas.

Entender o seu processo de criação, bem como o seu padrão a ser organizado não é nenhuma coisa de outro mundo, trouxemos aqui um artigo de simples entendimento que irá ajudar você a escrever uma resenha.

Como fazer uma resenha: estrutura conforme ABNT
Imagem: www.freepik.com

O que é uma resenha

É importante que venhamos a esclarecer o que é de fato, uma resenha, já que esse termo se confunde muito com resumo. A resenha, transmite uma opinião crítica do leitor sobre determinada obra de outro autor.

Já quando falamos de resumo estamos lidando com o agrupamento dos principais pilares do conteúdo da obra do autor, sem expressar a opinião pessoal daquele que escreve o resumo.

Em outro artigos falamos da diferença entre resenha e resumo, confira este artigo.

O que significa resenha

De acordo com o dicionário da língua portuguesa, uma resenha é considerada uma abordagem textual que serve para apresentar algo que seja desconhecido do seu leitor.

O que é resenha critica.

Este tipo de resenha não só possui um resumo da obra como também irá trazer uma avaliação pessoal e crítica sobre a obra, nesse aspecto é possível demonstrar ao leitor tanto aspectos positivos quanto aspectos negativos.

A ideia da resenha crítica tem por objetivo ser um texto não só informativo como também irá expressar a sua opinião.

Saiba mais também sobre:

Estrutura de uma resenha ABNT

Esse é uma das etapas da resenha que mais amedronta as pessoas que precisam fazê-la, a ABNT, isso pois é um acúmulo de detalhes a serem seguidos. Fizemos um pequeno passo a passo para que lhe sirva de roteiro para estruturar uma resenha pela ABNT.

1. Você deverá colocar os dados bibliográficos da obra em que a sua resenha crítica está sendo embasada.

2. Faça uma apresentação da obra (livro, filme ou artigo científico), nessa etapa, use poucas linhas para descrever o conteúdo.

3. Descreva a estrutura de divisão do livro e sobre o foco de sua narração.

4. Faça um resumo objetivo da obra, não ultrapasse o limite de cinco linhas para isso.

5. Faça uma análise crítica colocando a sua opinião, nesse momento você poderá usar citações de outros autores, a média de espaço não deverá ultrapassar três parágrafos.

6. Faça uma recomendação da obra para o seu público-alvo, use alguns elementos para direcionar esse foco como idade, escolaridade, entre outros.

7. Fale um pouco sobre o autor da obra que você fez a resenha.

8. Fale um pouco sobre você, que é autor da resenha crítica. Coloque seu nome, curso e instituição de ensino.

Ao finalizar é necessário deixar o texto com alinhamento justificado, entre os parágrafos não use nem o negrito nem o espaçamento. Antes de terminar a resenha, leia com calma para se certificar que não há nenhum erro gramatical.

Tipos de resenha

Apesar da resenha crítica ser a mais conhecida e pedida, principalmente como trabalhos de Universidades, existem outro tipo de resenha. Detalharemos o que cada uma aborda a seguir:

Modalidade resenha-crítica

Tem por objetivo agrupar os principais pontos da obra, e tendo também a opinião daquele que está escrevendo.

Modalidade resenha-resumo

Já este tipo de resenha, é caracterizado por ser um texto descritivo que consta com informações sobre os aspectos mais importantes da obra em questão.

Perguntas frequentes sobre resenha

Como esse assunto ainda possui diversas dúvidas que possam prejudicar o andamento do processo de como fazer uma resenha, trouxemos um compilado de perguntas mais frequentes sobre esse tema.

  • Quantas páginas a resenha deverá conter?
Não há uma convenção sobre a quantidade de páginas que esse documento deverá ter, no entanto, é importante que a resenha não tenha menos de duas páginas.

  • Quantos parágrafos devo colocar na minha resenha?
Partiremos da ideia de que uma página do Word deverá comportar em média de três a quatro parágrafos (é importante não incluir muitos parágrafos). Então se levar em consideração que a sua resenha terá 4 páginas, os parágrafos serão em média de 12 a 16, claro que isso ainda poderá conter pequenas variações.

  • A resenha é uma forma de opinião?
Apesar de não usarmos esse termo, a resenha não deixa de expressar a opinião de quem a escreveu, por isso é um trabalho que precisa ser assinado por aquele que o fez.

  • A resenha precisa ter desenvolvimento e conclusão?
É importante entender que as resenhas geralmente tendem a seguir um modelo de textos dissertativos-argumentativos, sendo assim, a sua resenha deverá conter introdução, desenvolvimento e conclusão.

No entanto, essa orientação não é uma regra, por ser um texto mais flexível, você poderá criar uma resenha sem seguir todos esses passos.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,11,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,137,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,95,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,13,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Superior,6,Erros de português,30,Estilística,6,Estrangeirismo,1,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,34,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,47,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,16,Numeral,2,Ortografia,78,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,10,Pontuação,12,Pronome,4,Pronomes,2,Redação,16,Revisão,1,Semântica,29,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,7,TCC,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,3,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como fazer uma resenha: estrutura conforme ABNT
Como fazer uma resenha: estrutura conforme ABNT
Você sente dificuldades em fazer uma resenha. Aproveite nosso artigo e saiba o que é uma resenha, estrutura de uma resenha ABNT, tipos de resenha e perguntas frequentes. Confira aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-nJibuoR_kTU/XdSJfAxHqOI/AAAAAAABESo/uqXyr8i4STQeiGXuFfVd-Z-YcJOBavUVACLcBGAsYHQ/s1600/como-fazer-uma-resenha-estrutura-conforme-ABNT.png
https://1.bp.blogspot.com/-nJibuoR_kTU/XdSJfAxHqOI/AAAAAAABESo/uqXyr8i4STQeiGXuFfVd-Z-YcJOBavUVACLcBGAsYHQ/s72-c/como-fazer-uma-resenha-estrutura-conforme-ABNT.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/como-fazer-uma-resenha-estrutura-conforme-ABNT.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/como-fazer-uma-resenha-estrutura-conforme-ABNT.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar