$hide=page

Cursos de Português Online

Detectores de plágio: Como evitar em seu TCC

COMPARTILHE:

Saiba o que é plágio, detectores de plágio grátis, o que é plágio acadêmico e como evitá-lo, plágio e direito autoral. Confira aqui. e surpreenda-se.

Plágio é o ato de tomar para si a autoria do texto ou de algo escrito que não é sua. O plágio é considerado malvisto e ocasiona crime de violação de direitos autorais, segundo o código penal brasileiro.

Contudo, como auxílio para evitar esta conduta, existem vários detectores de plágio. São softwares designados para rastrear a cópia online em diversas fontes, detectando o crime, como listaremos a seguir.

Detectores de plágio: Como evitar em seu TCC
Imagem: www.freepik.com

O que é plágio

Plágio assinar uma obra que não é sua. As pessoas reconhecem como plágio apenas textos e recursos escritos. Contudo, para ocorrer o plágio basta alguém tomar algo feito por outrem de forma intelectual.

Em outras palavras, considera-se plágio:
  • Citação do trabalho de outrem sem citar a referida fonte
  • Copiar parcialmente o trabalho de alguém, mudando apenas alguns detalhes, fingindo-o de seu
  • Usar ideias de terceiros sem a devida referência ou permissão
  • Copiar e colar algo da internet sem citar a respectiva fonte
Existem então vários tipos e formas de plágio. A universidade é um exemplo, onde autores não são citados por quem os copia, o que se enquadra como crime.

Vale salientar que mesmo com a anuência do autor, se o mesmo não for citado na obra, também é plágio. O que consequentemente configura como crime de violação ao direito autoral.

Contudo, o ato de plágio pode acontecer de 3 formas:
  • Integral: Com a cópia literal do trabalho do autor, sem reconhecimento nenhum de sua obra
  • Parcial: Aqui, existe o uso de fontes ou citações sem nenhuma alusão ao referido dono da obra intelectual
  • Conceitual: Uso da essência da ideia do trabalho original do autor, sem reconhecer sua devida autoria

Detectores de plágio grátis

Imagine que depois de todo esforço para criar algo, vem alguém e lhe usurpa todo o esforço ali colocado. Trabalho intelectual roubado é mais difícil de comprovar o ato, exceto quando devidamente registrado.

Para isso, existem formas de prevenção contra os usurpadores de ideias: os detectores de plágio. São softwares com a função de procurar trabalhos copiados de originais.
Na busca por encontrar trabalhos originais, são utilizados os detectores de plágio.  Existem vários modelos gratuitos, observe os mais usados:
  • Plagius: Identifica transcrições de textos originais em cópias, ocupa pouco espaço no hd do computador e tem interface em português
  • Farejador de plágio: procura informações copiadas através da síntese de vários sites, fazendo uma análise objetiva
  • Plagium: Possui suporte para português e uma interface dinâmica, analisando em uma linha do tempo os trabalhos já executados
  • pt: Dentro de um ambiente reservado, oferece um comparativo entre seu trabalho e os demais, de forma eficaz e segura
  • Plagiarisma: Oferece plataforma em português, analisando trechos do seu trabalho com os demais já publicados
São estas as formas mais comuns de detectar plágio nos trabalhos intelectuais de forma gratuita. Ainda é verdade eu muitos tentam burlar o software, mas a probabilidade de acontecer é mínima.

Detectores de plágio TCC

Na vida acadêmica é muito comum encontrar trabalho repetido, como figurinha de álbum. Contudo, existem ferramentas com suporte apenas para encontrar plágio em monografias, TCCs, dissertações e outros gêneros.

Os detectores de plágio TCC dão auxílio tanto a quem corrige os trabalhos quanto quem os escreve. Em alguns casos, a cópia é tão verossímil que pode levar a exclusão do mesmo pela banca julgadora.

Contudo, identificar o que é ou não original em TCCs está mais usual, devido aos detectores de plágio e softwares. Existem versões pagas, de teste e gratuitas, todas para ajudar a desmascarar o trabalho impostor, leia as mais relevantes:
  • Google: A primeira a ser usada, basta escrever o texto na pesquisa e clicar para verificar a resposta
  • Plagiarism Detect: Aqui o arquivo passa por upload, sendo verificados possíveis plágios
  • Ephorus: Similar ao mecanismo do Google, porém pago
  • Copyspider: Programa gratuito

O que é plágio acadêmico e como evitá-lo

Plágio acadêmico é quando o suposto autor copia ou retira pedaços de textos transcrevendo no próprio trabalho, sem citar referência. Essa atitude além de demonstrar má-fé, resulta em crime de violação ao direito autoral.

Em geral, o plágio é feito através da montagem de textos originais com ideias já consagradas de outros autores. Enfim, tudo que for copiado sem a devida citação, é considerado crime de plágio.

Vale salientar que não são apenas textos que se configuram nesta questão. Tabelas, fotos, gráficos e produtos afins também estão protegidos contra supostos plagiadores.

Para evitar o crime, além de usar detectores de plágio nos trabalhos, é necessário seguir o seguinte processo:
  • Procurar sempre a ajuda de orientadores experientes
  • Sempre se manter atualizado no seu assunto de referência
  • Utilizar sempre as regras e normas da ABNT

Plágio e direito autoral

Direito autoral é tudo aquilo que a lei protege para o criador de uma obra intelectual, independentemente da sua classificação. Ele está contido na Constituição Federal, que diz ser garantido o direito a inviolabilidade da criação autoral.

Contrário a isso, plágio é tudo que não possui essência própria, sendo um espelho da ideia de outrem já alcançada. Quem comete o crime de plágio está sujeito a pena imposta na lei.

Para garantir que uma obra é de sua autoria, se faz necessário registrá-la na Biblioteca nacional. Observe os passos:
  • Cada registro tem um valor único para ser cobrado por cada obra
  • Junto ao pagamento, é anexado o original do pedido de registro

Plágio é crime? Se acontecer o que fazer

Sim, plágio é crime e tipificado na lei. Então, o suposto autor assume para si os méritos do trabalho, prejudicando a imagem física e intelectual do verdadeiro dono.

Caso aconteça essa situação, é de bom alvitre seguir os referidos passos:
  • Tentar uma solução pacífica, através de uma notificação extrajudicial ao acusado de plágio
  • Ingressar com uma ação indenizatória por perdas e danos morais e materiais contra o acusado
  • Exigir a devida correção da autoria em seu nome contra o acusado
Evidentemente eu tudo deverá ser comprovado juridicamente a sua autoria, bem como o plágio sofrido. Então registrar a sua obra, embora tenha custos, ainda é a melhor saída contra usurpadores de ideias.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Detectores de plágio: Como evitar em seu TCC
Detectores de plágio: Como evitar em seu TCC
Saiba o que é plágio, detectores de plágio grátis, o que é plágio acadêmico e como evitá-lo, plágio e direito autoral. Confira aqui. e surpreenda-se.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0Yew_T22SMZ7akqPgc2x1BydYHz4twKrst0TfeHfMUe25IIvyyDd-GNFn6ucKeT7g75-JbHXAWtivE3LvE5_u1nRfukV-i-1-1-AYQJGpa0h-8ItPLaqphx7OZktEB2tKOlhThDwTqDU/s1600/detectores-de-plagio-como-evitar-em-seu-TCC.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg0Yew_T22SMZ7akqPgc2x1BydYHz4twKrst0TfeHfMUe25IIvyyDd-GNFn6ucKeT7g75-JbHXAWtivE3LvE5_u1nRfukV-i-1-1-AYQJGpa0h-8ItPLaqphx7OZktEB2tKOlhThDwTqDU/s72-c/detectores-de-plagio-como-evitar-em-seu-TCC.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/detectores-de-plagio-como-evitar-em-seu-TCC.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/detectores-de-plagio-como-evitar-em-seu-TCC.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar