$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer um ebook: [Canva, Power point e Word] passo a passo

COMPARTILHE:

Você deseja fazer um ebook, mas não sabe como começar? Continue lendo este artigo e aprenda como fazer um ebook em alguns aplicativos, além de entender sobre a sua estrutura e ainda terá dicas de como ganhar dinheiro com ele.

Você deseja fazer um ebook, mas não sabe como começar? Continue lendo este artigo e aprenda como fazer um ebook em alguns aplicativos, além de entender sobre a sua estrutura e ainda terá dicas de como ganhar dinheiro com ele.

O mundo evoluiu e essa evolução veio por meio da tecnologia que hoje nos cerca em todos os lugares por onde passamos. Não é difícil ver que muitas coisas foram adaptadas a essa realidade atual, um exemplo desse avanço tecnológico são os ebooks, que ganharam um grande espaço no mercado atual.

Se antigamente aprendemos as coisas por meio de leitura de livros impressos, hoje podemos ter tudo isso de forma digital e na palma de nossas mãos. Os ebooks vieram para revolucionar o mundo moderno pois são mais objetivos e com o conteúdo que os livros convencionais não costumam produzir.




A seguir vamos aprender o que os ebooks.

Como fazer um ebook: passo a passo
Imagem: www.freepik.com

O que é um Ebook

Um ebook se trata de um livro digital que possui conteúdo de informação, ele é similar a um livro tradicional, porém pode ser lido por meio de aparelhos eletrônicos como: computadores, celulares, PDAs e leitores de livros em formatos digitais. Geralmente esses aparelhos que leem ebooks possuem um preço acessível e são bem duráveis.

Para que esses aparelhos possam exibir um ebook, é preciso que ele seja compatível com o formato do mesmo, que em sua grande maioria são nos seguintes formatos: PDF, ePUB e HTML. Sendo o ePUB o formato padrão de leitura dos ebooks

Mesmo parecendo algo novo, acredita-se que os ebooks ou pelo menos a ideia, começou a ser elaborado ainda na década de 1940, mas sem comprovação sobre isso.

A partir dos anos de 1970 os projetos começaram a serem desenvolvidos e em 1993 foi lançado o primeiro ebook. Mais tarde a tecnologia foi se aperfeiçoando e nos dias atuais está cogitado para ser o substituto dos livros tradicionais.

Qual estrutura de um ebook

Um ebook possui uma estrutura semelhante à de um livro comum, porém com características típicas estruturais de um livro digital. Veremos como se dá a estrutura de um ebook.

Os ebooks possuem:

  • Capas.
  • Folhas de rosto onde ficam: título, subtítulo, nome do autor e ano da publicação.
  • Os créditos: onde ficam informações referentes aos direitos diversos do autor, copyright, créditos em geral.
  • Dedicatória.
  • Texto: podendo ser iniciado com uma breve introdução, seguido dos capítulos.
  • É interessante deixar uma página para informações sobre o autor. É recomendado que seja no fim do ebook.
  • Por se tratar de um modelo mais interativo, é possível colocar informações como redes sociais, e outros livros do autor.
  • Ainda é possível inserir links para sites e e-mails.
  • Os ebooks podem ou não possuir sumário, isso ficará a cargo de quem for fazer e do tipo de ebook, mas sempre lembrando de que cada público tem uma necessidade diferente.
  • Os ebooks não possuem páginas fixas: isso quer dizer que elas se adaptam às necessidades do leitor
  • Os ebooks não costumam possuir numeração em suas páginas.
  • Os ebooks não possuem cabeçalhos e rodapés: o programa situará onde o leitor está.

Como fazer um ebook no Canva

O Canva é uma plataforma para criação de ebooks. Além de possui um layout de fácil compreensão, a criação de ebooks no Canva é de graça. Veremos a seguir um passo a passo de como fazer um ebook.

O primeiro passo é buscar o Canva no Google. Após isso você irá acessá-lo e seguir o passo a passo.

1. Faça um registro no Canva.
2. Comece criando o design que você deseja.
3. Você irá selecionar o modelo que mais se adéqua a sua proposta, o Canva possui uma vasta biblioteca com modelos de criações profissionais.
4. Você pode fazer uploads de fotos que você irá usar ou usar as imagens do próprio Canva.
5. Após isso você irá editar as imagens, podendo adicionar filtros e ajustar os textos
6. O próximo passo é baixar seu ebook, você também poderá imprimir e compartilhá-lo.

O Canva permite que você possa editar o seu ebook na hora que você quiser, pois os designs são armazenados em nuvens. Isso possibilita que outras pessoas também possam editar o ebook.

Como fazer um ebook no Power point

Criar um ebook no Power point é mais simples do que você imagina. O Power point é um aplicativo com muitas possibilidades de formatação. Então vamos aprender seguindo o passo a passo.

1. Após ter em mente o conteúdo do seu ebook, abra o Power point e comece a edição dele.
2. Crie a capa do seu ebook, você pode inserir uma capa já pronta ou criar uma.
3. Como o Power point é um aplicativo de apresentações e com foco em imagens, ele é mais indicado para ebooks mais despojados, então se você for inserir imagens, usa a criatividade.
4. Deixe páginas reservadas para o autor e os direitos. Em seguida formate as páginas ao seu gosto.
5. Faça o índice (nem sempre é indicado, em alguns ebooks não precisa). Insira o texto.
6. Insira o texto.
7. Após concluir salve o seu ebook no formato desejado.

Como fazer um ebook no Word

O Word é um dos principais aplicativos de edição de texto, se não for o mais usado. Nele, podemos fazer tudo que um ebook precisa, textos, edições, formatações, gráficos, imagens, impressão e tantos outros benefícios que fazem o Word uma ótima opção para se criar um ebook.

A seguir veremos um passo a passo de como criar um ebook no Word.

Passo a passo como criar um ebook no Word

1. O primeiro passo é fazer o texto, se você já tiver ele pronto em outro documento ficará mais fácil, se não, comece escolhendo uma fonte que seja de fácil leitura, você pode personalizar, porém não exagere. E faça o seu texto.

2. O segundo passo é criar uma capa. Essa capa deve ser compatível com o tema do seu ebook. O Word possui edição de imagem, porém esse não é o seu ponto forte.

Você pode criar uma capa em outro programa específico de edição de imagem e assim usar no Word. Estando com a capa pronta, você irá inserir na primeira página do Word, use a guia inserir.

3. Reserva uma página para os direitos autorais, copyright. Não esqueça de nenhuma informação nessa página. Lembre-se sempre de usar a quebra de página, não fique dando "enter" até mudar a página, pois ele ficará desconfigurado.

4. Próximo passo será criar o índice. É bem simples, escolha o modelo que mais se adéqua a sua proposta e insira na página. Você pode usar hiperlinks facilitando o leitor a localizas e saltar para próximos capítulos.

5. Em alguns casos se utilizam cabeçalho e rodapé, se você optar por usar. Vá na guia "inserir" e escolha cabeçalho e rodapé, lá você também pode usar numeração nas páginas, mas isso não é obrigatório.

6. Você pode usar bordas, fundos e marca d'água, mas isso fica a seu critério. Na guia "design" você pode escolher o modelo que mais lhe agrada.

7. Links: Eles podem ser adicionados por meio do atalho Ctrl + K ou guia "inserir" e escolha hiperlinks.

8. Hora de salvar seu ebook, vá em "arquivo", escolha salvar como. Em seguida salva no formato desejado.

Dica bônus

Você vai ter trabalho de criar seu ebook, mas está sujeito a plágios, não é mesmo? Sempre tem um tirado a espero para copiar seu trabalho. Para não cair nesta registre seu ebook, sabia que pode registar por um valor tão pequeno e ter sua obra protegida? Clique e saiba como fazer este registro.

[Registre seu ebook agora ##external-link##]

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como fazer um ebook: [Canva, Power point e Word] passo a passo
Como fazer um ebook: [Canva, Power point e Word] passo a passo
Você deseja fazer um ebook, mas não sabe como começar? Continue lendo este artigo e aprenda como fazer um ebook em alguns aplicativos, além de entender sobre a sua estrutura e ainda terá dicas de como ganhar dinheiro com ele.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4gAiS808F5ohKx8RDfU1c7vkLCeTQQLKWoMMEFnJjMZXuFkTCVmggRAnekNpvbYpslEwqBu6_4TWZhZplWGjv2-TQPtsB6wBJWvJr3w3vpFamm0Yb-1Ti_HI_7vuq77dkAOzs2FaAx0s/s1600/como-fazer-um-ebook-passo-passo.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4gAiS808F5ohKx8RDfU1c7vkLCeTQQLKWoMMEFnJjMZXuFkTCVmggRAnekNpvbYpslEwqBu6_4TWZhZplWGjv2-TQPtsB6wBJWvJr3w3vpFamm0Yb-1Ti_HI_7vuq77dkAOzs2FaAx0s/s72-c/como-fazer-um-ebook-passo-passo.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/como-fazer-um-ebook-passo-passo.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/como-fazer-um-ebook-passo-passo.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar