$hide=page

Cursos de Português Online

Como fazer um livro: Estrutura, custo, editora

COMPARTILHE:

Você tem interesse de criar um livro, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Continue lendo este artigo e aprenda tudo o que precisa saber sobre como fazer um livro.

Você tem interesse de criar um livro, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Continue lendo este artigo e aprenda tudo o que precisa saber sobre como fazer um livro.

Muitas pessoas acreditam que o processo de criação de um livro é algo que está completamente fora de alcance de indivíduos comuns, no entanto, se engana quem pensa assim.

O processo de como fazer um livro pode ser seguido por aqueles que desejam expressar por meio de palavras, as suas ideias, conhecimentos, ou até mesmo uma bibliografia. Para isso é necessário seguir alguns passos que detalharemos ao longo deste artigo.

Como fazer um livro: Estrutura, custo, editora
Imagem: www.freepik.com

Etapas de como fazer um livro





Como qualquer outro projeto, para saber como fazer um livro é necessário antes dividir as tarefas em etapas para que o livro seja escrito da melhor forma. As etapas a serem seguidas são:

Definição do estilo

Geralmente a pessoa que deseja escrever livros pode possuir afinidade com diversos assuntos, no entanto, é importante que haja um foco no estilo literário que você deseja dar ao seu livro.

Para isso você poderá começar a ler a obra de alguns autores da área que você deseja escrever, com isso você irá enriquecer o seu vocabulário e ter mais ideias de como desenvolver algumas ideias.

Busque inspirações

Para escrever um livro você precisará descobrir o que te inspira, para que assim você consiga desenvolver o seu processo criativo e usá-lo como arma principal para o desenvolvimento da história do seu livro.

Várias coisas podem te inspirar como, por exemplo, ouvir músicas, fazer uma caminhada ou uma corrida, ler outros livros, assistir algum filme ou documentário, conversar com outras pessoas, viajar, várias atividades diferentes podem te ajudar no processo de inspiração.

Se planeje

Seja qual for a atividade que você venha a desempenhar, o planejamento é o caminho mais fácil para tudo ocorra da melhor maneira possível, para isso você deverá criar um cronograma e procurar respeitá-lo.

Inicie a escrita

Comece a escrever a sua sinopse, comece a fazer alguns rascunhos sobre o assunto que você irá abordar, dessa maneira você conseguirá criar um tipo de escrita padrão para o seu livro.

Não permita que as ideias fiquem soltas no ar, anote tudo, seja em uma agenda, caderno, ou até mesmo no bloco de notas do seu celular, para que assim você não deixe passar nenhuma ideia.

Peça opiniões

Quando vamos escrever um livro, nossa mente já se condiciona sobre o assunto, por isso é bastante importante pedir uma segunda opinião sobre o seu texto feito. Dessa forma você poderá identificar alguns erros de gramática, concordância, ou até alguns ganchos de informações que faltaram na sua trama.

Qual estrutura de um livro

A ideia de como fazer um livro não se baseia apenas na criação da história, mas sim em pensar em toda a sua estrutura. Para ficar mais fácil visualizar a estrutura de um livro dividimos em três partes principais.

  • Elementos externos: Nessa parte, temos a capa, a contracapa, lombada, orelhas, guarda, miolo e errata.
  • Elementos pré-textuais: Falsa folhas de rosto, folha de rosto verdadeira, epígrafe, dedicatória, apresentação, sumário, prefácio e agradecimentos.
  • Elementos textuais: Introdução, corpo do texto, conclusão, notas, referências.

Quais as melhores editoras de livros

Você pode tentar publicar o seu livro em alguma das diversas editoras que existem espalhadas por todo o país. Graças a internet, é muito mais fácil o acesso a cada uma das editoras.

Listamos a seguir algumas das melhores editoras de livros que existem aqui no Brasil, a partir do conhecimento sobre elas será mais fácil escolher alguma para tentar publicar a sua obra.

  • Editora Prazer de Ler.
  • Luva Editora.
  • Editora Penalux.
  • Editora Novo Conceito.
  • Editora Patuá.
  • Editora Aleph.
  • Editora Arwen.
  • Editora Multifoco.
Claro que existem muitas outras editoras, basta que você identifique o estilo do seu livro e procure aquela que você desejar enviar o seu trabalho.

Quanto custa publicar um livro

A questão monetária também irá influenciar no processo do seu livro. As editoras menores são as mais prováveis que aceitem as publicações de autores desconhecidos, existem algumas que aceitam fazer apenas a publicação, sendo de responsabilidade do autor todos os outros gastos adicionais.

A média de valor que se gasta para produzir um livro nessas condições é em média R$ 2.500,00 para uma obra que possua cerca de 100 páginas. Esse valor irá cobrir alguns gastos como, revisão, diagramação, ilustração (se necessário), capa, embalagem e impressão.

É importante lembrar que se o livro tiver mais páginas, o seu valor irá aumentar gradualmente, e o valor médio pago sobre a receita dos livros geralmente não ultrapassa de 30%. Por isso é muito importante escolher uma boa editora e pensar bem antes de pensar em como fazer um livro.

Quanto custa para publicar um e-book

Uma outra opção que tem se tornado bastante popular nos dias atuais é a criação de e-books na bibliomundi, pois assim você pode registrar o seu e-book e também o distribuir de forma gratuita. Financeiramente não será tão viável para você, no entanto, seu trabalho será mais conhecido.

Dicas extras para escrever um livro

Para ajudar você nesse processo de como fazer um livro, escolhemos algumas dicas extras que podem fazer toda a diferença na hora de começar a escrever a sua história.
  • Leia bastante para melhorar seu processo criativo.
  • Tome cuidado com a sua autocrítica no processo de criação da história.
  • Evite começar a comparar as suas histórias com as de outros autores.
  • Pensei em criar uma história interessante para o seu leitor.
  • Evite usar o gerúndio.
  • Enriqueça seu texto com analogias, citações e figuras de linguagem.
  • Tome muito cuidado com os erros de português.
  • Leia cada parte escrita em voz alta e preste atenção na história.
  • Pense como o seu leitor irá receber esse livro e escreva de acordo.
  • Escreva o livro com liberdade, revise-o com disciplina.
  • Escreva diferentes pontos de vista para a mesma história.
  • Repita o processo de escrita várias vezes até conseguir um texto coerente.
E por fim, não esqueça de registrar sua obra, esta é uma etapa muito importante, escrevemos aqui um artigo onde falamos mais sobre como escrever um livro e damos orientações de como fazer o registro.
Leia no link acima. 

Esperamos que você tenha gostado do nosso post!

Compartilhe e comente. Sua opinião é muito importante para nós.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Como fazer um livro: Estrutura, custo, editora
Como fazer um livro: Estrutura, custo, editora
Você tem interesse de criar um livro, mas não sabe por onde começar, não se preocupe! Continue lendo este artigo e aprenda tudo o que precisa saber sobre como fazer um livro.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqoLA3L_YbSXMI_U9UjJd_l9ErUjn_ihkjC7sb9AJa8rFfDENgbKCHWw2mHhT2ZCDPklKvzii1OgrGTu2fau88m_9kf7tkwN40ARZLUpA-qD423tIt7RLl3jTH0e_AfoFex4kFQaCqrvc/s1600/como-fazer-um-livro-estrutura-custo-editora.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqoLA3L_YbSXMI_U9UjJd_l9ErUjn_ihkjC7sb9AJa8rFfDENgbKCHWw2mHhT2ZCDPklKvzii1OgrGTu2fau88m_9kf7tkwN40ARZLUpA-qD423tIt7RLl3jTH0e_AfoFex4kFQaCqrvc/s72-c/como-fazer-um-livro-estrutura-custo-editora.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/11/como-fazer-um-livro-estrutura-custo-editora.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/11/como-fazer-um-livro-estrutura-custo-editora.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar