Chego ou Chegado - Quando usar?

Entenda quando usar chego ou chegado - Quem nunca queimou as pestanas tentando entender e aprender as formas nominais dos verbos?

Quando o particípio, gerúndio e infinitivo é utilizado o verbo passa a desempenhar o papel dos adjetivos e substantivos.

Confira detalhadamente e de maneira bem simples e explicação entre o uso de chego ou chegado.




No caso do particípio, ele expressa ações que já foram concluídas. Mas quando se trata do verbo chegar qual deve ser usado “chego” ou “chegado”?

Existem alguns verbos que possuem o particípio regular e o irregular. Eles são chamados de verbos abundantes. No entanto, o verbo chegar não faz parte da lista dos abundantes e por esse motivo não admite o uso das duas versões de particípio.

Não é nada difícil encontrar pessoas que se atrapalham com o uso do verbo chegar e colocam o particípio “chego” no lugar de “chegado”. Isso acontece devido a existência dos verbos abundantes que admitem o uso do particípio regular e irregular como o verbo acender que pode ser acendido e aceso.




Chego ou chegado

Os verbos abundantes são aqueles cuja conjugação acontece de forma irregular (o radical é trocado como no verbo ser, por exemplo) e que aceitam mais de uma forma de particípio. São exemplos os verbos: corrigir (corrigido e correto), fritar (fritado e frito), eleger (elegido e eleito).

Chego ou Chegado - Quando usar?
Imagem/Pesquisa: Google Imagens | Edição: Edigley Alexandre

Mas chegar não é um verbo que quando conjugado apresenta alterações no seu radical. Por esse motivo, é chamado de verbo regular e todos os que fazem parte dessa classificação não admitem o uso de dois particípios. Sendo assim, apenas o particípio passado chegado pode ser utilizado em frases como: “Ele tinha chegado”, “Na hora que houve a briga eu ainda não tinha chegado”.


Verbo chegar

Chegar é um verbo que indica que um tempo ou lugar foi alcançado. Ele é foneticamente regular, mas sua estrutura formal apresenta uma irregularidade: para que sua pronúncia seja mantida troca-se o g por gu antes da vogal.

Alguns bons exemplos desse uso são: cheguei, cheguemos e chegue.

Share on Google Plus

About Madson

Blog destinado para todos que querem aprender de forma fácil e prática a nossa tão amada e odiada língua portuguesa. Aqui você tira suas principais dúvidas ortograficas.

2 comentários:

  1. Alterar no texto. Acender = acendido e aceso, e não "aceito". Só uma confusãozinha a ser desfeita.
    :)

    ResponderExcluir

- Os comentários deste blog são todos moderados;
- Escreva apenas o que for referente ao tema;
- Ofensas pessoais ou spam não serão aceitos;
- Identifique-se.