$hide=page

Cursos de Português Online

Preposição: Tudo que você precisa saber

COMPARTILHE:

Saiba o que são preposições, os tipos, as propriedades. Regência verbal e Locuções prepositivas. Tudo o que você precisa saber sobre preposição.

Tudo o que você precisa saber sobre preposição.

Na língua portuguesa as preposições apresentam uma relação de ligação ou conexão entre palavras, de forma que não apresentam um significado completo quando estão sozinhas. O que caracteriza as preposições como gramaticalmente dependentes. 

Saber como utilizar as preposições se torna importante para dar maior riqueza aos textos e também trazer a interpretação correta do que se quer passar para os leitores. Assim, entender como utilizá-las é essencial em qualquer concurso ou prova que seja cobrada língua portuguesa. 

Confira a seguir um pouco mais sobre as preposições.

Preposição: Tudo que você precisa saber

O que são preposições

As preposições são conectivos que marcam qual a relação gramatical que um substantivo, adjetivo, verbo ou advérbio está desempenhando na frase. Portanto, você nunca verá uma preposição sozinha, ela sempre estará ligando dois termos.

Por exemplo, na frase “A criança gosta de sorvete”, a preposição “de” é que está ligando o verbo "gostar" ao substantivo “sorvete”. De maneira que sorvete se torna o complemento relativo de gostar.

Agora, no caso da frase “Camila é uma pessoa de confiança”, a preposição que temos novamente é “de”, contudo a relação que a mesma estabelece é diferente. Nesse caso, a palavra “confiança” é o adjunto adnominal de pessoa.

Assim, pode-se ver que a preposição irá determinar qual será a relação entre os diferentes termos que ela conecta. O que torna essas pequenas palavras importantíssimas para a interpretação. 

  • Preposições essenciais e acidentais

Dentro das preposições existem dois tipos de classificação: as essenciais e as acidentais.

Preposições essenciais

As preposições essenciais não contam com outra função além da de conexão. Apesar da preposição mudar a relação entre duas palavras, se ela for essencial, a sua própria função nunca irá mudar. As preposições essenciais são:

a, ante, até, após, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás

Confira a seguir alguns exemplos:

👉 O livro está sobre a mesa.

👉 A menina gosta de comer sua comida com colher.

👉 Eles irão jantar após o filme.

👉 Ele é contra a reforma trabalhista.

Preposições acidentais

Seguindo o nome, as preposições acidentais são aquelas que não apresentam essa função originalmente, contudo podem ser usadas como preposições em alguns casos.

Algumas das preposições acidentais são: 

afora, como, conforme, durante, exceto, feito, fora, mediante, salvo, segundo.

Confira alguns exemplos:

👉 Exceto ela, todos foram para a viagem.

👉 Segundo a marinha, tudo está sob controle.

Propriedades das preposições

Uma propriedade muito interessante das preposições é que elas podem ser combinadas ou contraídas independente da classe gramatical delas. No caso da combinação apenas é feita a junção das preposições, com alteração apenas na fonética. Já na contração existe uma redução da preposição, podendo ou não ter alteração fonética. Confira alguns exemplos a seguir:

Preposições combinadas: ao, aos

Preposições contraídas: à, àqueles, no, nele, pelo, pro, da, daquilo etc.

Regência verbal

Alguns verbos podem exigir uma preposição de acompanhamento para que ocorra a concordância e o sentido correto da frase. Por exemplo, na frase “O residente assistiu o cirurgião” temos que o verbo assistir apresenta sentido de auxiliar ou ajudar. Enquanto que, na frase “O menino assistiu ao jogo no celular”, a preposição “a” confere o sentido de observar para o verbo assistir.

Locuções prepositivas

Por fim, ainda pode-se ter o caso em que duas palavras funcionam como uma preposição em uma frase. Nesse caso, chamamos essa composição de locução prepositiva, sendo que elas são comumente compostas por advérbios em conjunto com as preposições a, de e com.

Exemplos de locuções prepositivas: acerca de, debaixo de, junto de, para com, atrás de, fora de, quanto a, por cima de, com respeito a, a fim de, sem embargo de, à frente de, diante de, entre outras.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Preposição: Tudo que você precisa saber
Preposição: Tudo que você precisa saber
Saiba o que são preposições, os tipos, as propriedades. Regência verbal e Locuções prepositivas. Tudo o que você precisa saber sobre preposição.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisPHWQ4MQAywF5MXeET7_2jbhTduy2oki0Cv3w9O6gXPyQ0jxdwpXMC7gKnMrBRGN8T0JXYpIfZ2zZ74561HZJP9GhPE7pHH1kwdQ_bSQW3RDW1REpsz-h5AAIRzlaXpPRgYdTWwcUKnJXc-JBqZarQsXloiZ1NuDhgNBkBvmwdTMO3mTLW1gpvM3a/s16000/preposicao.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisPHWQ4MQAywF5MXeET7_2jbhTduy2oki0Cv3w9O6gXPyQ0jxdwpXMC7gKnMrBRGN8T0JXYpIfZ2zZ74561HZJP9GhPE7pHH1kwdQ_bSQW3RDW1REpsz-h5AAIRzlaXpPRgYdTWwcUKnJXc-JBqZarQsXloiZ1NuDhgNBkBvmwdTMO3mTLW1gpvM3a/s72-c/preposicao.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2022/08/preposicao-tudo-que-voce-precisa-saber.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2022/08/preposicao-tudo-que-voce-precisa-saber.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar