$hide=page

Cursos de Português Online

17 Palavras Mais Comuns de Errar na Redação do Enem

COMPARTILHE:

Conheça as 17 palavras mais comuns de errar na redação do Enem. Cuidado, pois a grafia é avaliada na Competência 1. confira esta lista que preparamos.

Errar na grafia das palavras, infelizmente é mais comum do que pensamos. Há inúmeras palavras que sentimos dificuldades na hora de escrever, aí na hora da redação este erro não é perdoado. Pensando nisso, trouxemos 17 palavras mais comuns de errar na redação

A ortografia é composta de pequenos detalhes, além da grafia correta existem palavras que erramos na pronuncia, ela é escrita corretamente, mas pronunciada de maneira equivocada. Essa é a nossa lingua portuguesa e que o site comoescreve.com tenta simplificar para você! 

Na redação do Enem são avaliadas 5 competências e a competência 1 avalia a variedade padrão da língua portuguesa, ou seja, analisa se o candidato conhece e aplica as regras gramaticais na escrita do seu texto, entre elas a grafia correta das palavras. 

Veja essa lista de palavras mais comum de erra da redação. 

Palavras Mais Comuns de Errar na Redação
    Imagem: Canva.com/Marilúcia

17 Palavras Mais Comuns de Errar na Redação

#1 Apropriado 

Cuidado com a grafia desta palavra na redação, ela engana muito. É bem comum esquecer de colocar o “R” depois do segundo “p” (APROPIADO), o correto é APROPRIADO, não esqueça! 

#2 Exceção

Umas das palavras que mais aparecem escrita de maneira incorreta é “EXCEÇÃO”, na redação aparece muito excessão, mas está errada! Mas não esqueça que o correto é: EXCEÇÃO com “C e Ç”. 

#3 Privilégio

Na maioria das vezes, as pessoas tendem a substituir o primeiro “i” por “e”, pois sonoricamente parece mais certo dizer “prEvilégio”, mas esta pronuncia está errada e sua grafia também. O correto é: PRIVILÉGIO com “I”.

#4 Reivindicar

Por erro de pronuncia, é de costume se falar “reiNvindicar”, por isso tende-se a escrever da mesma forma, fique atento. A forma correta é: REIVINDICAR. 

#5 Através 

É de costume trocar o “s” por “z” e, ainda, retirar o acento no “e”, tenha muito atenção para não cair neste erro. E na redação tenha cuidado para não usar essa palavra de maneira equivocada, pois tem sentido de atravessar. Procure substituir através por “por meio de”. 

#6 Empecilho

Esse é um erro de grafia bem comum: iniciar a palavra com “i” só porque o som da letra “e” na pronúncia é assim. Empecilho, e não “impecilho”. Esta é uma palavra muito comum de erra na redação. Fique atento na escrita. 

#7 Beneficente 

Esse adjetivo significa uma situação na qual ações de caridade e solidariedade são feitas. Talvez por isso tenhamos a mania de colocar um “ciente” no final da palavra? Será? Bom, fato é que está errado. Tenha cuidado. O certo é "beneficente"!

#8 Simplesmente

Na pronuncia é “simplismente”, ou seja, o primeiro “e” com som de “i”. Porém na escrita, não pode fazer isso. O correto é: Simplesmente. 

#9 Identidade

“Indentidade”. Sim, muito comum este erro. Por quê? Ora, na oralidade, parece muito quando pronunciamos que há um “n” logo depois do primeiro “i” da palavra. Mas não tem, então já sabe, não é! 

#10 Vincular 

Aqui acontece uma confusão: muita gente escreve “veicular” no lugar de “vincular”. As duas palavras existem, mas seus contextos de uso são completamente diferentes. Veicular é transmitir, transportar. Vincular é ligar a algo, criar vínculo. 

#11 Paralisação

A consoante “s”, quando entre vogais, tem som de “z”. Além disso, não há uma regra para definir quando será o “s” ou “z” nesses casos, sendo necessário, então, gravar. Paralisação é com “s”, assim como o verbo do qual esse substantivo deriva: paralisar. 

#12 Supérfluo 

Ok, essa pode ser uma descoberta pra você. Pois é, não “supérFULO”, como grande parte das pessoas acreditam. 

#13 Ascensão

Aqui, a dúvida é semelhante à escrita de exceção. Muitos sons de “s” e muitas possibilidade ligadas a esse som também: “s”, “ss”, “sc”, “x”… Enfim, o jeito é internalizar com a prática. 

#14 Adivinhar 

Muitas vezes por falta de atenção, outras por acreditar que, de fato, há um “d” mudo, as pessoas tendem a escrever “advinhar”. Tenha atenção para não cometer esse erro. 

#15 Mexer 

Se “encher” é com ch, o correto é “mecher”? Errado!

#16 Inexorável 

A pronuncia correta é “inezorável” e não “ineczorável”.

#17 Subsídio 

O que é comum de ouvir é com o som de Z “subzídio”, mas a forma correta de se pronunciar é “subcídio”, que tem significado como: apoio, recurso, reserva, reforço entre outros.

Algumas palavras pronunciadas de maneira errada

IncorretoCorreto
PertubarPerturbar
EntertidoEntretido
Ciclo viciosoCírculo vicioso
JúniorsJuniores
SêniorsSeniores
AerosolAerossol
Espinho de peixeEspinha de peixe
GratuítoGratuito

Método Redação de Sucesso

Conheça a apostila digital “MÉTODO REDAÇÃO DE SUCESSO”. O passo a passo para uma redação nota mil. Usado por centenas de alunos que tiraram notas acima de 800.

📗O Método foi elaborado com uma técnica infalível para você construir uma redação perfeita.

✳️Levando em consideração também os principais erros cometidos em exames como: ENEM, vestibulares, concursos públicos e concursos de escrita.

📗Dessa forma, você aprenderá nesse e-book, tudo o que precisa para alcançar a excelência em suas redações.

🛒 Adquiria AGORA, clicando em "COMPRAR" com um SUPERDESCONTO e mais 3 brindes:


✳️Os brindes são:
🟢75 Citações Coringas para turbinar sua redação.

🟢 Os 15 erros de português mais cometidos nas redações do ENEM.

🟢Folha de redação (um guia para produção).

🕐 Esse desconto é válido por pouco tempo! Não perca essa oportunidade e adquira o seu exemplar para fazer uma redação perfeita!

Não se PREOCUPE, se comprar e não gostar, terá 7 dias para cancelar. Aqui você não corre nenhum risco.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: 17 Palavras Mais Comuns de Errar na Redação do Enem
17 Palavras Mais Comuns de Errar na Redação do Enem
Conheça as 17 palavras mais comuns de errar na redação do Enem. Cuidado, pois a grafia é avaliada na Competência 1. confira esta lista que preparamos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiAaCZ5VjNRHIdSB6ud6Uq5Z0lyrNTuEWgUiVl6Yb7SWGVsBM7gZmOUlspJPqcD4SNIIFCYuyffWoZ-TckGmCYjIQmqNBnqqwEP9nfrwMWRiSdUoeSDcgcIwFxjivDrpMp2-MOMMYDYNXMPmcmJkmjfgQ5P7CB3JUf5dIRxOhyXyLlvm9r1-M46EUR/s16000/Palavras%20Mais%20Comuns%20de%20Errar%20na%20Reda%C3%A7%C3%A3o.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjiAaCZ5VjNRHIdSB6ud6Uq5Z0lyrNTuEWgUiVl6Yb7SWGVsBM7gZmOUlspJPqcD4SNIIFCYuyffWoZ-TckGmCYjIQmqNBnqqwEP9nfrwMWRiSdUoeSDcgcIwFxjivDrpMp2-MOMMYDYNXMPmcmJkmjfgQ5P7CB3JUf5dIRxOhyXyLlvm9r1-M46EUR/s72-c/Palavras%20Mais%20Comuns%20de%20Errar%20na%20Reda%C3%A7%C3%A3o.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2022/07/palavras-mais-comuns-errar-na-redacao-enem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2022/07/palavras-mais-comuns-errar-na-redacao-enem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar