$hide=page

Cursos de Português Online

Redação não é bicho de 7 cabeças: aprenda como é fácil fazer

COMPARTILHE:

Você precisa fazer uma redação, mas não sabe nada sobre, ou tem dificuldades em estruturar e desenvolver os temas? Saiba como não é difícil fazer.

Você precisa fazer uma redação, mas não sabe nada sobre, ou tem dificuldades em estruturar e desenvolver os temas?

Continue lendo este artigo e você aprenderá tudo o que precisa para fazer uma ótima redação.

Uma redação é o processo de escrever um texto e está presente em diversas áreas como: jornalísticas, publicitárias, pedagógicas, concursos públicos diversos, entre outras.

Muitas vezes é o terror dos estudantes que prestam vestibulares ou concursos públicos, pois precisam conter regras que deixam os estudantes perdidos por não as dominarem, porém, quando são assimiladas, essas regras ficam fáceis de usar.

Redação não é bicho de 7 cabeças: aprenda como é fácil fazer
Imagem: www.freepik.com

Tipos de redação

A redação pode ser dividida em três tipos, sendo: narrativa, dissertativa ou descritiva. Veremos a seguir cada tipo.

Redação narrativa

Neste tipo de redação predomina-se a característica de uma narração, onde se é contado uma história ou um fato. Essa narração pode ser feita em 1ª pessoa com o narrador personagem (podendo esse, participar da história), 3ª pessoa com o narrador observador (não faz participa da história) ou na 1ª e 3ª pessoa sendo o narrador onisciente (pode contar e participar da história).

Os elementos para uma redação de caráter narrativo são: espaço, tempo, enredo e personagens.

Redação dissertativa

Este tipo é o mais comum em provas, consiste em um texto argumentativo onde é dissertado um assunto definido, contém características opinativas. Nesse modelo são expostas ideias, ponto de vista e argumentos do escritor.

Os elementos para uma redação de caráter dissertativo são: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Redação descritiva

Este modelo se baseia em expor de modo descritivo pessoas, lugares, fatos, objetos. Essa descrição deve ser detalhada e abrangente. Uma redação de caráter descritivo deve ser objetiva, direta e simplista, podendo ser subjetiva quando houver sentimentos.

Princípios de uma redação

Para fazer uma boa redação é necessário dominar princípios básicos que sem a presença deles, a redação ficará a desejar. Veremos esses princípios a seguir.

Coesão

Coesão significa ligar elementos de um texto e para fazer essa ligação usa-se alguns conectivos. Muitas pessoas travam no momento de utilizar os conectivos, o que acaba deixando o texto muitas vezes sem linearidade, dificultando assim o seu entendimento.

Aplicando os conectivos

Existem vários conectivos que podem ser usados em cada situação específica. São eles: tempo, condição, adição, ênfase, prioridade, esclarecimento, lugar, causa e consequência entre outros. A conexão ocorre por meio de preposições, conjunções, advérbios e pronomes

Coerência

A coerência está ligada ao sentido do texto, sem ela o texto se torna um amontoado de frases sem lógica. Para dominar bem o uso da coerência deve-se entender três princípios, quando se erra nesses princípios, perdem-se pontos importantes. Vamos aos princípios.
  1. Princípio da não tautologia: Está relacionado a repetição desnecessárias de palavras. É fundamental possuir um vocabulário diversificado para não ferir esse princípio.
  2. Princípio da relevância: Em uma redação deve-se conter textos que se relacionam entre si.
  3. Princípio da não contradição: É de extrema importância dominar esse princípio, pois uma redação que contém ideias que se contradizem tende a ficar sem sentido objetivo, o que resulta em pensamentos indefinidos.

Uso de citações

Um artifício bastante usado em redações são as citações, pois demonstram que o escritor além de dominar o tema proposto, também possui conhecimentos diversos. As citações variam de acordo com a ideia que está sendo apresentada.

Porém, é preciso saber como e onde usar uma citação, pois não é em todo local da redação que caberá esse recurso, um erro de quem escreve é jogar citações aleatórias que ao invés de agregar sentido, acaba desviando da ideia proposta.

Por isso, escolha bem as citações que você irá usar, pois possuem um grande valor em uma redação, tomando cuidado para não fugir dos temas.

Como fazer uma introdução

A introdução é o cartão de visitas de uma redação, é nela onde deve-se cativar o leitor a querer continuar a leitura, a introdução deve instigá-lo a querer ler o texto completo.

É nela onde são apresentados os temas e a tese que serão abordados durante toda a redação. Para se fazer uma boa introdução é necessário estruturá-la conforme os temas escolhidos, para isso deve-se usar conectivos para ligarem as ideias.

Na introdução deve conter: temas, tese, em alguns modelos de introdução é usado o título da redação, porém se usado, deverá ter cautela. É interessante usar sinônimos para evitar a tautologia, deve ser objetiva e direta, o leitor deve sair da introdução entendendo o que será proposto no desenvolvimento. 

A introdução deve ter um parágrafo que dependendo do estilo da redação poder conter de 4 a 6 linhas.

Como fazer um desenvolvimento

O desenvolvimento é o miolo de uma redação, é a parte onde é abordada a tese e as ideias. Um bom desenvolvimento fará com que o leitor entenda a proposta do que foi dito na introdução.

No desenvolvimento deve conter: citações (podendo ser usado logo nas primeiras frases do primeiro parágrafo ou no decorrer do desenvolvimento), desenvolvimento da tese, conectivos e domínio do assunto a ser abordado. É importante que o escritor domine o assunto, pois é comum fugir do tema e deixar o texto sem sentido, dificultando assim o entendimento do leitor.

Dependendo do tipo de redação, pode ter em sua estrutura de um a três parágrafos, podendo em alguns casos específicos chegar até cinco.

Veremos algumas frases que podem ser usadas em um desenvolvimento
  • Deve-se ressaltar (um, dois ou três) pontos bastante relevantes ....
  • Em primeiro lugar, ........ Em segundo lugar ...
  • Em primeiro plano, deve-se compreender que.
  • Entretanto, é importante salientar que ...
  • Nas condições apresentadas...
  • Além disso, nota-se que...

Como concluir a redação

A conclusão é o fechamento da ideia de uma redação, onde se conclui a tese e dependendo do modelo de redação, pode apresentar soluções ou não para os problemas tratados no desenvolvimento. É na conclusão onde o escritor muitas vezes travam, pois não conseguem finalizar as ideias que ficam em aberto no desenvolvimento.

É comum começar a conclusão com palavras ou frases que tenham esse sentido de finalizar ideias, tais como:
  • Para mudar essa realidade, o ...
  • É necessário salientar a necessidade de investimento no ...
  • Em virtude dos fatos mencionados ...
  • Torna-se urgente, prioritário, fazer ...

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,17,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Redação não é bicho de 7 cabeças: aprenda como é fácil fazer
Redação não é bicho de 7 cabeças: aprenda como é fácil fazer
Você precisa fazer uma redação, mas não sabe nada sobre, ou tem dificuldades em estruturar e desenvolver os temas? Saiba como não é difícil fazer.
https://1.bp.blogspot.com/-m-6d-nTXm1k/XfObjbNSNaI/AAAAAAABEYA/x3idNkY_srkiXVOnptnId7dRxmQ18l0VwCLcBGAsYHQ/s1600/redacao-nao-e-bicho-de-7-cabecas-aprenda-como-e-facil-fazer.png
https://1.bp.blogspot.com/-m-6d-nTXm1k/XfObjbNSNaI/AAAAAAABEYA/x3idNkY_srkiXVOnptnId7dRxmQ18l0VwCLcBGAsYHQ/s72-c/redacao-nao-e-bicho-de-7-cabecas-aprenda-como-e-facil-fazer.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/12/redacao-nao-e-bicho-de-7-cabecas-aprenda-como-e-facil-fazer.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/12/redacao-nao-e-bicho-de-7-cabecas-aprenda-como-e-facil-fazer.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar