$hide=page

Cursos de Português Online

Normas da ABNT para TCC [ATUALIZADAS 2020]

COMPARTILHE:

Veja o que são as normas da ABNT para TCC, quais são as normas, como realizar citações no TCC, exemplos de normas. Confira aqui.

 A ABNT faz parte da vida de todo o estudante acadêmico. Por isso, é muito importante que você esteja sempre atualizado sobre as normas da ABNT para TCC. Veja! 

O TCC, como é conhecido o Trabalho de Conclusão de Curso, é um estudo muito importante. Sem ele, por exemplo, é difícil concluir uma graduação – exceto em cursos que não é necessário. Porém, esse trabalho exige, além de conhecimento sobre teoria e aplicação, também um estudo muito detalhado sobre as normas da ABNT para TCC.  

Afinal, você precisa formatá-lo seguindo uma norma padrão. Aliás, assim como tudo no mundo está em constante mudança e evolução, as normas da ABNT estão também. Considerando isso, é muito importante se manter informado sobre o assunto. 

Veja, a seguir, as normas da ABNT para TCC atualizadas. Com elas, você poderá formatar o seu trabalho sem medo de estar fora dos padrões da atualidade.

Normas da ABNT para TCC [ATUALIZADAS 2020]

O que são as normas da ABNT para TCC?

As normas da ABNT para TCC são normas técnicas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. O intuito delas é de padronizar processos, inclusive os trabalhos de graduação. 

De fato, elas são necessárias para que o TCC ou qualquer outro tipo de trabalho seja feito com seriedade. Senão, cada um faria à sua maneira, com as suas preferências. E sabemos que nem todos gostam da mesma coisa. Além disso, elas servem como um auxílio para aqueles que não tem ideia de como começar um trabalho acadêmico. 

Isso porque as normas da ABNT para TCC e outros trabalhos dão dicas do que deve ser feito. Hoje em dia, é possível encontrar normas para TCC, artigos, resumos e muitos outros tipos de trabalhos do meio acadêmico. Elas facilitam, inclusive, a compreensão do conteúdo. 

Saiba também sobre:

Quais são as normas da ABNT para TCC?

Sem dúvida, as normas da ABNT para TCC e outros trabalhos são muitas. Entretanto, é possível filtrar as mais importantes. Conheça as regras de formatação essenciais:

Estrutura de monografias e TCCs

Dentre as normas da ABNT para TCC mais famosas está a estruturação - NBR 14724:2005. Aliás, ela é imprescindível para estabelecer um padrão e o trabalho ter uma estrutura comum, sem grandes surpresas. Nela, há alguns itens que são considerados obrigatórios ou opcionais. 

No entanto, para saber quais são eles, o mais indicado é que você confira na sua instituição de ensino. A estrutura do seu TCC deve ser:
  • Capa
  • Folha de rosto
  • Verso da folha de rosto
  • Folha de aprovação
  • Dedicatória
  • Agradecimento
  • Sumário
  • Lista de ilustrações
  • Lista de siglas, abreviaturas e símbolos
  • Resumo
  • Abstract – resumo em inglês
  • Introdução
  • Corpo do trabalho
  • Conclusão
  • Bibliografia ou referências bibliográficas
  • Anexos
  • Apêndices
  • Glossário
  • Índice
  • Notas de rodapé

Como realizar citações no TCC

As citações são elementos essenciais de um trabalho de conclusão de curso. Por isso, não é de se surpreender que as normas da ABNT para TCC tenham padronizado. Afinal, são as citações que dão credibilidade ao seu projeto. 

Assim, a norma NBR 10520:2002 estabelece que as menções no texto de uma informação retirada de outra fonte podem ser transcrição ou paráfrase. Ou seja, uma citação direta, na qual é escrita tal como é dita, ou indireta, com mudanças.

Elementos principais da estrutura de acordo com a ABNT

A estrutura de um trabalho de ABNT é muito extensa e muda de acordo com o tipo. No entanto, vale a pena conhecer alguns elementos que são essenciais em qualquer tipo de trabalho, de acordo com as normas da ABNT para TCC.

Capa

A capa é um elemento indispensável na maioria dos trabalhos acadêmicos. Ela precisa apresentar o nome da instituição de ensino, o curso, o autor, o título do trabalho, a cidade e o ano.

Folha de rosto

Muito parecida com a capa, a folha de rosto deve conter o nome do autor, o título do trabalho, a cidade, o ano e uma breve descrição – na qual se diz o objetivo do trabalho e o nome do orientador. Muito simples!

Resumo

O resumo é essencial para a apresentação do seu trabalho. Por isso ele está incluso nas normas da ABNT para TCC. De fato, ele reúne o que há de mais importante em toda a sua pesquisa. Aliás, saiba que esse texto deve ter entre 150 e 500 palavras. Composto por um único parágrafo, ele deve conter o seu objetivo de estudo, justificativa, resultados principais e bibliografia utilizada.

Sumário

O sumário é outro item que é obrigatório em qualquer tipo de TCC. Isso porque ele apresenta um mapeamento do seu trabalho, contendo as páginas e sessões com os respectivos assuntos.  

As referências bibliográficas são indispensáveis

Se há algo que não deixará de ser obrigatório nas normas da ABNT para TCC é a adição das referências bibliográficas em seu trabalho. Aliás, não importa se é um TCC ou qualquer outro tipo de trabalho, elas são indispensáveis. Não se esqueça que é através das referências bibliográficas que as pessoas saberão exatamente de onde você tirou as informações, ou embasamentos teóricos, para o seu trabalho.

Por isso é tão importante! Assim, a norma que a abrange é a NBR 6023:2002. Nela, é possível compreender como dispor as referências em qualquer trabalho. Saiba que a bibliografia se constrói a partir do nome do autor, nome e ano da obra, local de publicação, editora, páginas etc. É importante frisar que a disposição muda de acordo com o tipo, como livro, artigo, revista, entre outros.

Numeração de acordo com a ABNT

Por mais que seja um elemento mais visual, a numeração das seções também deve estar de acordo com as normas da ABNT para TCC. Isso porque ela trata de toda a questão de organização do trabalho. Para que se tenha um padrão, é imprescindível que respeite certas regras. Para isso, é necessário que se conheça alguns termos, veja quais são a seguir:

Seções

As seções das normas da ABNT para TCC se dividem em: primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e assim por diante. Elas são as partes que estabelecem a divisão de um documento. 

No entanto, é recomendável que não haja muitas subdivisões em um trabalho de conclusão de curso ou outro tipo de trabalho acadêmico. Isso porque, ao invés de servir para a organização, vai passar a confundir quem o ler.

Exemplos de normas da ABNT

Para que você não fique perdido nessa questão de formatação para as normas da ABNT para TCC, veja um exemplo de estrutura de trabalho. Não se preocupe, é simples! 

 

 

As normas da ABNT para TCC não tão difíceis quanto parecem

De fato, quando é preciso parar para colocar o trabalho dentro das normas da ABNT para TCC, é um tanto assustador. Afinal, você está lidando com um trabalho que decidirá seu futuro na graduação. Assim, o TCC ganhou a fama de vilão. 

Porque, além de ser preciso muito estudo, é necessário que esteja de acordo com as normas técnicas estabelecidas. Porém, vale lembrar que se caso você acredite não conseguir formatá-lo da maneira em que se deve, é possível pagar pessoas especializadas para fazer isso. 

O importante, contudo, é manter a calma! Não se esqueça: TCC e nervosismo são coisas que não combinam. Respire fundo e faça o seu melhor. Você terá domínio o suficiente sobre o seu trabalho para que tudo dê certo.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,17,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Normas da ABNT para TCC [ATUALIZADAS 2020]
Normas da ABNT para TCC [ATUALIZADAS 2020]
Veja o que são as normas da ABNT para TCC, quais são as normas, como realizar citações no TCC, exemplos de normas. Confira aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-aQAZ7b3eHcg/Xj6qc0XvrlI/AAAAAAABEgc/EG3KR9E2qSQNkePiYjvBVhi4atvt3hb2QCLcBGAsYHQ/s1600/normas-da-abnt-para-tcc-2020.png
https://1.bp.blogspot.com/-aQAZ7b3eHcg/Xj6qc0XvrlI/AAAAAAABEgc/EG3KR9E2qSQNkePiYjvBVhi4atvt3hb2QCLcBGAsYHQ/s72-c/normas-da-abnt-para-tcc-2020.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/02/normas-da-abnt-para-tcc-atualizada.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/02/normas-da-abnt-para-tcc-atualizada.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar