$hide=page

Cursos de Português Online

Quais são as conjunções aditivas? Tipos e exemplos

COMPARTILHE:

Saiba o uso das conjunções coordenativas aditivas e exemplos. Confira aqui quais são as conjunções aditivas .

As conjunções aditivas são termos que unem duas palavras ou duas orações que possuem a mesma função, determinando vínculo de adição entre elas. Ao passo que as orações são independentes uma da outra, mas se ligam através da conjunção, são denominadas de orações coordenadas.

Tais conjunções que interligam as orações independentes são chamadas de conjunções coordenativas e, logo, dentro dessa categoria, temos as conjunções coordenativas aditivas para que seja possível expressar a relação de adição e soma em meio a duas orações ou até mesmo entre dois termos que possuem a mesma função na oração.

Nesse sentido, as conjunções coordenativas aditivas são as seguintes:

  •  e;
  • nem;
  • não só;
  • mas também;
  • como também;
  • bem como;
  • mas ainda;
  • mas também.
Quando aparecem mais de duas palavras, as conjunções são chamadas de locução conjuntiva, como no exemplo acima: não só; mas também, bem como etc.

Já falamos muito sobre conjunção, mas é bom saber o conceito de conjunção, não é mesmo? Vamos lá!

Quais são as conjunções aditivas

O que é uma conjunção?

Uma conjunção nada mais é do que uma palavra que liga duas orações ou termos, é chamada de conector ou conectivo, pois ela faz a conexão entre as orações. Ela é sempre invariável. 
 
As conjunções podem ser subordinativas ou coordenativas. As subordinativas ligam as orações independentes, ou seja, as orações não fazem sentido sozinhas, já as coordenativas  ligam orações independentes, ou seja, as orações possuem sentido sozinhas. Veja nos exemplos:

Análise das frases

👉Antônio afirmou que não esteve no trabalho hoje.
  • Antônio afirmou - oração principal
  • que não esteve no trabalho hoje - oração subordinada
  • que - conjunção subordinativa
O verbo “afirmou” não tem por si só sentido completo e depende da segunda (que não esteve no trabalho hoje) para tê-lo. No entanto, a segunda oração é a subordinada, já que está sujeita à primeira, com função de complemento do verbo.

👉A lua surgiu e as estrelas inundaram o céu de luz.
  • A lua surgiu - oração com sentido completo
  • as estrelas inundaram o céu de luz - tem sentido completo 
  • e - conjunção coordenativa
Perceba que as orações sublinhadas estão ligadas pela conjunção "e" e não têm relação de dependência entre si. Portanto, a primeira oração (A lua surgiu) tem sentido completo e é independente da segunda (As estrelas inundaram o céu de luz); e assim também é a segunda em relação à primeira.

Uso das conjunções coordenativas aditivas

Agora que o conceito gramatical das conjunções coordenativas aditivas já foi explicado e que elas já foram explicitadas acima, iremos apresentar o seu uso em determinadas orações. É preciso observar que elas ligam uma oração à outra de modo que acrescenta significado para as ideias de cada enunciado apresentado. Verifique a seguir:

  1. Matheus estava pronto e Felipe ainda estava no banho.
  2. Não fiz a lição nem fui ao mercado.
  3. Não só limpei a cozinha, mas também organizei a sala de jantar.
  4. Lia muitos artigos, bem como lia diferentes romances.
  5. Não só finalizamos a demanda com sucesso, como também entregamos antes do prazo.

Percebe-se que no terceiro caso apresentado, ainda que há a presença da conjunção “mas” que, originalmente, possui significado de oposição, no contexto apresentado acima, indica que a relação estabelecida é de adição, acrescentando sentido entre as duas orações.

Veja outros artigo que preparamos para você:

Outra regra gramatical de uso que vale a pena ser salientada é que não se costuma utilizar as conjunções coordenativas aditivas “e” e “nem” juntas. O correto é que se utilize apenas o “nem” quando o contexto solicitar seu uso. Por exemplo:

“Não fui ao mercado nem fui ao posto”, sem o acréscimo da conjunção “e” antes do “nem”.

Exemplos conjunções coordenativas aditivas

A seguir, mostraremos outros exemplos em que as conjunções coordenativas aditivas estão empregadas corretamente entre as orações. Acompanhe!

  1.  Não só faltamos à aula, como também perdemos a prova.
  2.  Rafaela chegou atrasada e não conseguiu falar com a diretora.
  3.  Eu não compareci nem avisei que não iria.
  4.  A nossa tarefa ficou coesa e coerente.
  5.  Nós não só viajamos para São Paulo, como também para Santos.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Quais são as conjunções aditivas? Tipos e exemplos
Quais são as conjunções aditivas? Tipos e exemplos
Saiba o uso das conjunções coordenativas aditivas e exemplos. Confira aqui quais são as conjunções aditivas .
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpsQGP6kz2Lx0wVDnL9w5F7oXIY8zByW8ABcaeRCAbU8O5QFwHw5xdghtuqnXiY65CFxUssUIx4RjbkIsamC8PZ-MPZuEXfzYzFN3vI-iXuFq9zV-XWj8SuOlDwM4vHLWU2l0ng3WOzOQ/s16000/conjuncoes-aditivas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpsQGP6kz2Lx0wVDnL9w5F7oXIY8zByW8ABcaeRCAbU8O5QFwHw5xdghtuqnXiY65CFxUssUIx4RjbkIsamC8PZ-MPZuEXfzYzFN3vI-iXuFq9zV-XWj8SuOlDwM4vHLWU2l0ng3WOzOQ/s72-c/conjuncoes-aditivas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/05/conjuncoes-aditivas-quais-sao-exemplos.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/05/conjuncoes-aditivas-quais-sao-exemplos.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar