$hide=page

Cursos de Português Online

Conjunções adversativas: Quais são elas e exemplos

COMPARTILHE:

Veja neste artigo tudo sobre o uso das conjunções adversativas e exemplos. Aqui você vai tirar todas as suas duvidas. Confira aqui.

As conjunções adversativas são aquelas palavras que representam a ideia de contraste ou oposição. Normalmente, se fala sobre elas quando se inicia o estudo sobre as conjunções coordenativas, já que está se referenciando aos termos que ligam as orações com a determinação da relação de independência entre elas.

Nesse sentido, na língua portuguesa há uma grande lista das conjunções em que são muito úteis para fazer a conexão entre as orações ou os termos que têm a função sintática igual. Em outras palavras, a importância destes elementos é para que a formação e leitura de textos, de maneira ampla, fiquem coerentes e coesos.

É possível classificá-las com base na relação que está sendo estabelecida na frase ou oração, podendo ser autônomas e, portanto, coordenativas ou dependentes sintaticamente e, logo, subordinativas. No entanto, no presente artigo, será explicitada somente as conjunções coordenadas adversativas, sendo elas:

  • Porém;
  • Mas;
  • Todavia;
  • Contudo;
  • Entretanto;
  • No entanto;
  • Senão (sentido de "mas sim)
  • Não obstante.
Algo que vale ser mencionado neste artigo é sobre a conjunção "mas", pois esta é a única conjunção que somente é empregada no início da oração adversativa, o que não acontece com as outras que pode aparecer em outros lugares.

Neste artigo falamos sobre as (conjunções aditivas; tipos e exemplos).

Conjunções adversativas

As conjunções adversativas são versáteis

Como já mencionado anteriormente a conjunção "mas" assume apenas uma posição na oração, já as outras coordenativas adversativas, como: porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, podem movimentar-se dentro da oração que introduzem. 

Pelo exemplo fica mais fácil de compreender, veja:

Neste exemplo em que temos a segunda oração introduzida por uma conjunção adversativa: 
  • O gerente solicitou o material, porém não foi atendido. 
Nesse caso, a conjunção pode ser deslocada da posição inicial para o meio da oração: 
a) O gerente solicitou o material; não foi, porém, atendido; 
ou para o final: 
b) O gerente solicitou o material; não foi atendido, porém

Veja que, ao deslocar a conjunção, é necessário substituir a vírgula que separa as duas orações por ponto e vírgula, ou mesmo por ponto, para garantir o encadeamento e a clareza das ideias coordenadas.

Importância das conjunções adversativas

Na língua portuguesa, é comum a utilização de alguma das conjunções coordenadas adversativas e se você deseja passar nas provas de lingua portuguesa de concurso público e nas provas do ENEM ou outros processos seletivos, é preciso saber empregá-las corretamente para obter sucesso no momento da escrita de forma coerente e coesa.

Pensando nisso, antes de mostrarmos os exemplos das conjunções adversativas, explicaremos, brevemente, como deve ser o seu uso na prática. Confira a seguir!

Veja outros artigos:

O uso das conjunções adversativas

De acordo com as regras gramaticais, antes de uma oração coordenada adversativa, é obrigatória a utilização da vírgula. Dessa maneira, todas as conjunções adversativas devem ser precedidas de uma vírgula, conforme veremos na frase a seguir:

  • Queria ter saído antes de casa, porém não consegui.
  • Queria ter saído antes de casa, mas não consegui.
  • Queria ter saído antes de casa, todavia não consegui.
  • Queria ter saído antes de casa, contudo não consegui.
  • Queria ter saído antes de casa, entretanto não consegui.
  • Queria ter saído antes de casa, no entanto não consegui. 
  • Queria ter saído antes de casa, não obstante não consegui.

Vale salientar que as conjunções são sinônimas, logo pode ser substituída em uma mesma frase por outras, já que todas representam a ideia de oposição ou contraste. Contudo, por costume dos falantes, algumas ficam melhor empregadas do que outras e podem se tornar preferidas no momento da escrita ou fala, ainda que todas estejam corretas.

Exemplos de frases com conjunções adversativas

A seguir, conforme mencionado anteriormente, serão abordados alguns exemplos de diferentes frases em que há o emprego das conjunções coordenadas adversativas corretamente. Acompanhe abaixo.

  • Estava calada, porém tinha alguma coisa errada.
  • Chegamos tarde, mas conseguimos pegar a carona.
  • Fomos ao shopping, no entanto estava fechado.
  • Ganharam a premiação, contudo não estavam felizes.
  • Renato gostava de dançar, entretanto não agradava os demais.
  • Fomos à feira, todavia não encontramos alface.
  • Fiquei satisfeito, não obstante poderia ter sido melhor.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Conjunções adversativas: Quais são elas e exemplos
Conjunções adversativas: Quais são elas e exemplos
Veja neste artigo tudo sobre o uso das conjunções adversativas e exemplos. Aqui você vai tirar todas as suas duvidas. Confira aqui.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrQMkBJjrkbKPL6_4jX35462IRCn5nYc8YDO2exU5FNYWC4x4tgrYrAls7TEMf__1oYQ81KityAHfIzJpEIXdTe7e1XtseavwteQHY6GwM5MEmu3-_AjOAFx4iHSfc9H-enrjNvaM-nmU/s16000/conjuncoes-adversativas.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgrQMkBJjrkbKPL6_4jX35462IRCn5nYc8YDO2exU5FNYWC4x4tgrYrAls7TEMf__1oYQ81KityAHfIzJpEIXdTe7e1XtseavwteQHY6GwM5MEmu3-_AjOAFx4iHSfc9H-enrjNvaM-nmU/s72-c/conjuncoes-adversativas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2021/05/conjuncoes-adversativas-quais-sao-elas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2021/05/conjuncoes-adversativas-quais-sao-elas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar