$hide=page

Cursos de Português Online

“Pois” conclusivo e explicativo: Conjunção

COMPARTILHE:

Pois conclusivo e explicativo, como diferenciá-los? Onde devemos colocar a vírgula? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito.

Você sabe como diferenciar o pois conclusivo do pois explicativo? Como pode uma pequena conjunção causar tantas dúvidas? Este artigo irá explicar de forma simples e objetiva os diferentes usos do "pois" na nossa gramática. 

Você também entenderá o papel da vírgula na hora de identificar se uma conjunção com "pois" é explicativa ou conclusiva. Saiba mais a seguir.

Conjunções coordenativas

Primeiramente, conjunções coordenativas são responsáveis por ligar duas orações coordenadas. Estas orações são também chamadas de orações independentes. Ou seja, elas não dependem uma da outra, já que possuem todos os elementos gramaticais de que necessitam. Dito isso, as conjunções coordenativas são divididas em:
  • Conjunções coordenativas aditivas;
  • Adversativas;
  • Alternativas;
  • Conclusivas;
  • E conjunções coordenativas explicativas.
“Pois” conclusivo ou explicativo: Conjunção

Para entender a diferenciação de sentido do pois, vamos analisar apenas as conjunções conclusivas e explicativas. Nas conjunções coordenativas conclusivas, a segunda oração vai concluir a ideia apresentada na primeira.
  • João vai mudar de cidade, por isso terá de sair do emprego.
Já nas conjunções coordenativas explicativas, a segunda oração vai justificar a ideia expressa na primeira. Analise o exemplo abaixo:
  • O bebê devia estar com fome, porque chorava sem parar.
Agora você entendeu melhor os conceitos de orações coordenadas e conjunções explicativas e conclusivas. Por fim, vamos ver como diferenciar o pois conclusivo do pois explicativo.
Veja outros artigos que podem te ajudar:

Uso do “pois”

O pois é uma conjunção coordenativa tanto conclusiva quanto explicativa. Dito isso, como diferenciar? 

Então vamos lá: primeiramente, se o pois vier antes do verbo, ele será explicativo e terá sentido de “porque”. Veja os exemplos abaixo:
  • Leve o guarda-chuva, pois vai chover a noite;
  • Ela está feliz, pois foi promovida.
Experimente trocar o pois pelo “porque” e verá que a oração terá ainda mais sentido de explicação. Porém, se o pois estiver depois do verbo, será uma conjunção conclusiva. Analise o exemplo a seguir:
  • Leve o guarda-chuva; choverá, pois, a noite toda.
Observe que nas orações conclusivas podemos trocar o pois por “então” e “portanto”. E tem um detalhe que o ajudará a identificar ainda melhor uma conjunção conclusiva: a colocação da vírgula.

Uso da vírgula no pois

Quando a conjunção pois tem sentido conclusivo, a vírgula deve ser usada antes e depois dele. Observe como o pois acaba ficando mais evidente na oração entre:
  • Ganhamos a partida, podemos, pois, comemorar;
  • Ele confessou, pois, o crime que cometeu.
Já quando ele tem sentido explicativo, a vírgula aparece antes da conjunção. Veja os exemplos abaixo:
  • Vou para casa, pois não me sinto bem;
  • Ganhei um bônus no trabalho, pois trabalhei muito.

Conclusão

Dominar bem o português é essencial para uma boa comunicação. Além de ser imprescindível para alcançar o sucesso em qualquer carreira. Após concluir este artigo, espero que todas as dúvidas a respeito do pois tenham sido sanadas. 

A Língua Portuguesa é cheia de regras e exceções, por isso é sempre c-*om estar atento e bem informado.


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,1,Concordância,9,Conjunção,1,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,71,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,7,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,31,Substantivo,16,Substantivos,2,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,16,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: “Pois” conclusivo e explicativo: Conjunção
“Pois” conclusivo e explicativo: Conjunção
Pois conclusivo e explicativo, como diferenciá-los? Onde devemos colocar a vírgula? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas a respeito.
https://1.bp.blogspot.com/-Vd4rsdmgmQQ/X6mmIGqLSQI/AAAAAAABGLE/IKPa_iFDz9AryxgNRrXeLl8_vK2i0mU-ACLcBGAsYHQ/s16000/pois-conclusivo-ou-explicativo-conjuncao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-Vd4rsdmgmQQ/X6mmIGqLSQI/AAAAAAABGLE/IKPa_iFDz9AryxgNRrXeLl8_vK2i0mU-ACLcBGAsYHQ/s72-c/pois-conclusivo-ou-explicativo-conjuncao.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/11/pois-conclusivo-e-explicativo-conjuncao.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/11/pois-conclusivo-e-explicativo-conjuncao.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar