$hide=page

Cursos de Português Online

Orações Coordenadas: O que são e classificação

COMPARTILHE:

Orações coordenadas: sane todas as dúvidas sobre o assunto. Além de aprender o que são, veja suas classificações e como são usadas no dia a dia.

Aprenda tudo sobre as orações coordenadas. O que são, quais suas classificações e exemplos práticos dessas frases para fixar o conhecimento.

A língua portuguesa possui uma série de regras e classificações. Inclusive, entre elas temos as orações coordenadas. Em resumo, são frases das quais não dependem uma da outra para que façam sentido.

Entender as regras gramaticais é uma forma simples de garantir que não cometerá erros em seus textos ou falas. Aliás, são temas recorrentes em concursos e provas.

Neste artigo aprenderá mais sobre oração coordenada, bem como as classificações que ela recebe.

Desta forma, terá mais facilidade em conectar seus pensamentos na hora de transcrevê-los.

O que são orações coordenadas

As orações coordenadas são aquelas que ao serem colocadas ao lado de outra são sintaticamente independentes. Ou seja, não precisam necessariamente de um complemento.

Em geral são ligadas por termos conectivos ou estão separadas por vírgulas. Logo, pode ser um complemento de uma frase dita anteriormente. Sendo assim, elas podem aparecer em diversas situações.

Por serem várias possibilidades elas são divididas em sindéticas e assindéticas. Assim, a primeira é introduzida por uma conjunção e a segunda é a que não necessita desse tipo de termo.

Classificação das orações coordenadas

Como dito anteriormente, as orações coordenadas podem ser sindéticas ou assindéticas. Entretanto as orações sindéticas recebem ainda outras cinco classificações:
  • Aditivas: que passam a ideia de soma. Usam termos como e, nem, mas, também;
  • Adversativas: que transmitem a sensação de adversidade. Utilizam palavras como mas, porém, todavia, entretanto;
  • Alternativas: que tem como sentido as possibilidades e alternância. Usam termos como ou, ora, já;
  • Conclusivas: que estabelecem conclusões. Usam conjunções como portanto, por isso, pois, assim;
  • Explicativas: que visam transmitir uma explicação. As conjunções usadas são que, porque, porquanto;
Ter conhecimento sobre as classificações é importante para ajudar a identificar quando uma frase é coordenada. Afinal, a utilização da conjunção poderá auxiliar no momento da identificação.

Para saber qual das classificações é a correta para uma frase basta entender o seu contexto. Embora algumas conjunções sejam usadas em mais de um tipo, o sentido geral da frase poderá ajuda-lo neste momento.

Orações Coordenadas: O que são e classificação
Imagem: www.freepik.com

Exemplos de frases

Uma boa forma de compreender o uso das orações coordenadas é realmente vendo elas na prática. Ou seja, veja alguns exemplos de frases e suas classificações.
  • Fomos ao campo, corremos, brincamos (assindética);
  • Nem tive vontade de comer, sair ou conversar (assindética);
  • Deve ter chovido à tarde, porque a grama esta molhada (sindética explicativa);
  • Ela não sabe do casamento, pois não recebeu o convite (sindética explicativa);
  • Não venderemos as roupas, nem os sapatos (sindética aditiva);
  • Chegamos à praia e tomamos sol (sindética aditiva);
  • Gostaria de ir ao cinema, mas não terei folga (sindética adversativa);
  • Trabalha, mas recebe atrasado (sindética adversativa);
  • Siga o GPS ou peça ajuda (sindética alternativa);
  • Ora gosta de pizza, ora gosta de salada (sindética alternativa);
  • São todos mudos portanto não podem falar (sindética conclusiva);
  • Cheguei atrasada, portanto perdi meu lugar na fila (sindética conclusiva).
Os exemplos acima ajudam no momento de fixar e entender as orações coordenadas. Afinal, quando vemos um termo empregado em uma situação é mais simples de compreender o tema.
Saiba também: Orações Subordinadas, o que são, tipos e funções.

Para não esquecer

Agora que você já sabe o que são as orações coordenadas vale um resumo para não esquecer de nenhuma informação. Inicialmente, são frases que não dependem de outra para possuir sentido.

Elas possuem duas classificações macro: assindéticas e sindéticas. Assim, as assindéticas não utilizam conjunções. Já as sindéticas usam e podem ser divididas em aditiva, explicativa, conclusiva, adversativa ou alternativa.

Para evitar dúvidas no momento de classifica-las veja sempre o contexto geral da frase. Ou seja, a mensagem que ela transmite. Porque ao entender a mensagem saberá com clareza em qual dessas classificações está o texto.

Faça alguns testes formulando frases coordenadas com os termos propostos. Bem como, classifique algumas orações prontas, assim conseguirá fixar o conteúdo com rapidez.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Orações Coordenadas: O que são e classificação
Orações Coordenadas: O que são e classificação
Orações coordenadas: sane todas as dúvidas sobre o assunto. Além de aprender o que são, veja suas classificações e como são usadas no dia a dia.
https://1.bp.blogspot.com/-H4wYFWEYS50/Xyc5jjkENKI/AAAAAAABF3o/xYy2auB9RWkGbJLcljTG-1VIwOX02oZQgCLcBGAsYHQ/s1600/oracoes-coordenadas-o-que-sao-classificacao.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-H4wYFWEYS50/Xyc5jjkENKI/AAAAAAABF3o/xYy2auB9RWkGbJLcljTG-1VIwOX02oZQgCLcBGAsYHQ/s72-c/oracoes-coordenadas-o-que-sao-classificacao.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/08/oracoes-coordenadas-o-que-sao-classificacao.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/08/oracoes-coordenadas-o-que-sao-classificacao.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar