$hide=page

Cursos de Português Online

Tenho de ou tenho que?

COMPARTILHE:

Diferencie as expressões tenho de ou tenho que. Saiba quando e como usar cada uma delas e veja exemplos de frases com os termos.

Há algumas expressões que geram dúvida, como tenho de ou tenho que. Afinal, são muito semelhantes gramaticalmente, mas devem ser usadas em situações distintas. Neste artigo, entenda o sentido das duas expressões e quando usar cada uma. 

Desta forma, acabe com suas dúvidas e comunique-se de forma clara e sem cometer erros.

Qual forma está correta?

É comum que em casos de expressões similares uma esteja errada. Porém, neste caso tanto tenho de ou tenho que são corretas. Mas elas devem ser usadas de forma diferente. 

Muitos acreditam que tenho de é usada em situações mais formais. Já tenho que é destinada para a linguagem coloquial, como uma conversa verbal. Portanto, são expressões que se adequam de acordo com a situação vivenciada. Segundo o dicionário 

Houaiss, tenho que é uma expressão moderna. Isso porque ela cria uma certa irregularidade. Afinal, empresa o pronome relativo que em uma função anômala. Resumidamente, quando estiver em uma situação formal sempre prefira o tenho de. Entretanto, em conversas formais, é possível usar tenho que sem cometer nenhum erro.

Tenho de ou tenho que?

Sentido de tenho de ou tenho que

Apesar da semelhança entre tenho de ou tenho que os sentidos das expressões variam. Assim, veja abaixo quais são.
  • Tenho de tem o sentido de obrigação, necessidade, desejo ou interesse;
  • Já tenho que expressa uma possibilidade, algo que pode ocorrer.
Em resumo, uma delas transmite a sensação de certeza. Já a outra reforça uma possibilidade de algo acontecer. Logo, a diferença em seus usos está na convicção que envia ao ouvinte ou leitor.

Saiba também sobre:

Frases com tenho de ou tenho que

Não há forma melhor de aprender e diferenciar as expressões do que usando exemplos. Então, veja algumas frases que possuem os termos tenho de ou tenho que.

Exemplos com tenho de

  • Temos de lutar pelos nossos sonhos;
  • O vereador terá de dar explicações sobre o aumento;
  • A aula tem de acabar às 17h;
  • O Brasil terá de importar feijão;
  • É véspera de ano novo, mas tenho de trabalhar hoje;
  • Elas tinham de avisar seus pais sobre o passeio.

Exemplos com tenho que

  • Talvez você tenha que buscar seu primo hoje;
  • Pode ser que tenha que devolver o presente;
  • É possível que ela tenha que trocar de carro;
  • Nada mais tenho que falar;
  • Eu teria o que comer se tivesse ido ao mercado;
  • Eles têm que estudar muito.
Os exemplos acima representam alguns dos usos dos termos. Desta forma consegue perceber em quais situações eles se encaixam. Assim, formulando corretamente suas frases e textos.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Tenho de ou tenho que?
Tenho de ou tenho que?
Diferencie as expressões tenho de ou tenho que. Saiba quando e como usar cada uma delas e veja exemplos de frases com os termos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlpMROb3MfuzjYcXvghm0UFM6U78qobg0pCVlnoszNPzGQwY7OrmzeftcJEs4mLsYimtkaJWyTe88-oU-Pqt050DHKNa6m9NeORyPRIkCWti_ScpR7N6ZuZBdzQ9aQn80zQapCJwnTyk0/s16000/tenho-de-ou-tenho-que.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlpMROb3MfuzjYcXvghm0UFM6U78qobg0pCVlnoszNPzGQwY7OrmzeftcJEs4mLsYimtkaJWyTe88-oU-Pqt050DHKNa6m9NeORyPRIkCWti_ScpR7N6ZuZBdzQ9aQn80zQapCJwnTyk0/s72-c/tenho-de-ou-tenho-que.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/12/tenho-de-ou-tenho-que.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/12/tenho-de-ou-tenho-que.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar