$hide=page

Cursos de Português Online

Anti e o hífen na nova ortografia

COMPARTILHE:

Acabe com todas suas dúvidas sobre o uso de anti e o hífen. Aprenda as regras deste caso. para não errar mais na escrita.

A relação entre o termo anti e o hífen ainda gera dúvidas. Afinal, com o novo acordo ortográfico algumas mudanças aconteceram. Portanto, saber o uso correto e atualizado é necessário. Neste artigo, aprenda sobre o prefixo anti e se ainda é necessário o hífen. 

Sendo assim, veja alguns exemplos da utilização correta para não errar mais. Além disso, reforce seus conhecimentos sobre o acordo.

O prefixo anti e o hífen                

Na língua portuguesa o uso do prefixo anti e o hífen ainda é motivo de confusão. 

Isso porque algumas pessoas não sabem se é necessário separar o primeiro termo ou não. O prefixo anti só é separado quando a palavra se inicia com i ou h. 

Ou seja, quando o termo que vem posteriormente é iniciado com uma das consoantes. Caso não seja, há ainda outras regras. Se o segundo termo for iniciado em s ou r, é preciso dobrá-lo. Mas ainda assim não é utilizado o hífen para separá-los. Portanto, continua apenas uma única palavra. 

Caso o segundo termo for iniciado por outras consoantes ou vogais, não há hífen. Então, para definir que há uso da separação é preciso ver o termo que acompanha.

Anti e o hífen na nova ortografia

Exemplos de anti e o hífen    

Para compreender melhor o uso de anti e o hífen veja alguns exemplos. Assim, consegue absorver rapidamente as três formas de uso possíveis.

Palavras com hífen

  • Anti-islâmico
  • Anti-inflamatório
  • Anti-herói
  • Anti-histórico
  • Anti-infeccioso
  • Anti-ibérico

Palavras sem hífen e com consoantes dobradas

  • Antirreligioso
  • Antissocial
  • Antisséptico
  • Antirrugas
  • Antirrepublicano
  • Antirracionalismo

Palavras sem hífen

  • Antiaéreo
  • Anticaspa
  • Antidepressivo
  • Anticoncepcional
Resumidamente, sempre que for escrever uma palavra que contenha o prefixo anti lembre-se das possibilidades. Ou seja, pode ou não haver hífen. Além disso, também é possível dobrar a consoante para escrita do termo.

Novo acordo ortográfico e o uso de anti e o hífen

Em 2013 entrou em vigor o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Logo, aconteceram alterações em alguns usos, como com anti e o hífen. Inclusive, a hifenização foi a maior mudança. Sobre a acentuação, algumas das mudanças feitas foram:
  • Palavras com prefixo co não utiliza hífen;
  • Se o prefixo for re e o segundo termo começar com e é preciso dobrar a consoante;
  • Caso o prefixo termina com a mesma consoante do segundo termo é usado o hífen.
  • Já se o prefixo termina com a mesma vogal que o segundo termo também possui hífen;
  • Segundo termo iniciado com h é necessário o uso de hífen.
Por fim, essas são algumas das mudanças em relação ao uso do hífen. Portanto, em caso de dúvidas sempre olhe as alterações realizadas. Desta forma não comete erros na sua escrita.

Caso queira aprender de uma maneira simplificado a nova ortografia, conheça o e-book "Descomplicando a Nova Ortografia" e pode adquirir por apenas R$ 19,90 e ganhar um brinde, um ebook com "9 erros fatais de português que você não vai mais cometer". Peça o seu nesta promoção pelo clicando abaixo:


Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Anti e o hífen na nova ortografia
Anti e o hífen na nova ortografia
Acabe com todas suas dúvidas sobre o uso de anti e o hífen. Aprenda as regras deste caso. para não errar mais na escrita.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS8VWSsn-nZpukt1CDZFuezIANMT9AFwgKGMttHlmCiKQ0KAmzgFbKN-J6PBz4NOuYw7SYCBb523vfeiGXZ3qFFptH8NfJCagXs_rXJ1oPKfEahrxYUM0JYeMxEmCmde-rIs3hP2BnJWc/s16000/anti-e-o-hifen-na-nova-ortografia.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhS8VWSsn-nZpukt1CDZFuezIANMT9AFwgKGMttHlmCiKQ0KAmzgFbKN-J6PBz4NOuYw7SYCBb523vfeiGXZ3qFFptH8NfJCagXs_rXJ1oPKfEahrxYUM0JYeMxEmCmde-rIs3hP2BnJWc/s72-c/anti-e-o-hifen-na-nova-ortografia.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/12/anti-e-o-hifen-na-nova-ortografia.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/12/anti-e-o-hifen-na-nova-ortografia.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar