$hide=page

Cursos de Português Online

Álcool e alcoólico: Como escrever de maneira correta?

COMPARTILHE:

Tem dificuldade em entender o uso correto dos termos álcool e alcoólico? Não se preocupe, pois aqui vamos explicar todas as diferenças.

Você sabe qual o momento certo de usar e como escrever álcool e alcoólico? Pois saiba que muitas pessoas tem dificuldades em entender as diferenças entre os dois termos e empregá-los de maneira correta. 

Se essa também é sua dúvida, não se preocupe, pois hoje iremos esclarecê-la. Acompanhe nosso artigo e entenda as distintas colocações e como devem ser utilizadas.

Álcool e alcoólico: significado

A primeira coisa a se aprender é o que difere álcool e alcoólico. Por isso é muito relevante entender o que significam, de onde vieram e seus sinônimos. Álcool é uma palavra de origem árabe que serve como substantivo. Enquanto alcoólico, possui terminologia grega e é um adjetivo

Sendo assim, o primeiro designa algo, enquanto o segundo propõe uma característica. O primeiro termo serve para designar uma composição química. Ele está presente em muitas bebidas, mas também pode ser um combustível ou um solvente. 

Alcoólico é uma forma de se retratar aquilo que contem álcool presente ou uma maneira de suavizar a expressão alcoólatra. 

Álcool e alcoólico: Como escrever de maneira correta?

Ou seja, além de representar algo relativo ao substantivo, é uma forma mais leve de dizer que se adora álcool. Esse uso é uma prática denominada eufemismo, muito comum na nossa linguagem. Visto que, por vezes tentamos diminuir o peso de algumas acusações tornando-as mais usuais e menos agressivas, no nosso cotidiano. Veja os exemplos a seguir:
  • Pedro, após ser diagnosticado como alcoólatra, tem buscado tratamento;
  • Em pouco tempo, notou-se que o andarilho era alcoólico.
Portanto se você encontrar em algum lugar o termo "Alcoólicos Anônimos", saiba que não há erro de sintaxe. Foi feito apenas uma escolha de palavras mais suaves e mais acolhedoras, atenuando seu aspecto psicológico.

Álcool e alcoólico: ortografia

Outro detalhe importante é a forma de escrever álcool e alcoólico, que apesar de pertencerem a mesma família são distintas. Isso ocorre simplesmente devido a regra das sílabas e da dicção. Álcool é uma palavra proparoxítona que possui apenas três sílabas, por isso o acento fica no “a” inicial. 

Alcoólico apesar de também ser uma palavra proparoxítona, possui cinco sílabas. 

Porém para se diferenciar o tom dos dois “o”, o acento está presente no segundo. Claro que na nossa fala muitas vezes acaba saindo a palavra “alcólico”. Mas saiba que essa forma é incorreta e foge do entendimento padrão da Língua Portuguesa.

Conclusão

Conhecer as peculiaridades da nossa Língua é muito importante para que nossa comunicação seja cada vez melhor. Por isso aqui no artigo vimos a diferença entre os termos álcool e alcóolico.
  • Álcool – substantivo usado para definir uma substancia química;
  • Alcoólico – adjetivo, usado para caracterizar algo.
Essas distinções estão presentes tanto em seu significado, quanto em sua ortografia. Por isso se atentar a elas, faz com que a compreensão das mesmas ocorra de forma orgânica no seu dia a dia.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Álcool e alcoólico: Como escrever de maneira correta?
Álcool e alcoólico: Como escrever de maneira correta?
Tem dificuldade em entender o uso correto dos termos álcool e alcoólico? Não se preocupe, pois aqui vamos explicar todas as diferenças.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEIakEGkuz6V3RURbJvBaXLSzzABTHR3JIT1Ai_rrChkS2ryAPB533CsMTGfUGzzxDlFcbQqJ8APX2g3VjaNQFAGuSWwcM1ZjvJQX27NuhHPgb2u2mKzMlgKOOWxp9He07okDUVS9dzVQ/s16000/alcool-e-alcoolico-como-escrever-corretamente.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEIakEGkuz6V3RURbJvBaXLSzzABTHR3JIT1Ai_rrChkS2ryAPB533CsMTGfUGzzxDlFcbQqJ8APX2g3VjaNQFAGuSWwcM1ZjvJQX27NuhHPgb2u2mKzMlgKOOWxp9He07okDUVS9dzVQ/s72-c/alcool-e-alcoolico-como-escrever-corretamente.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/10/alcool-e-alcoolico-como-escrever-corretamente.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/10/alcool-e-alcoolico-como-escrever-corretamente.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar