$hide=page

Cursos de Português Online

Semirreta e inter-regional: Como escrever de maneira correta?

COMPARTILHE:

A aplicação do hífen teve algumas alterações com a chegada da nova ortografia. Leia este artigo e as regras aplicadas em semirreta e inter-regional.

 Desde que o novo acordo ortográfico de 2009 se tornou oficial, as dúvidas não pararam de surgir desde então. Como escrever do jeito certo com tantas regras? É com hífen, sem hífen? 

Como saber a diferença? Neste artigo, usaremos as palavras semirreta e inter-regional como exemplos. Assim, a partir delas, você vai aprender de forma definitiva e sem mais erros.

Semirreta e inter-regional: saiba mais

Antes de aprender a forma correta de semirreta e inter-regional, melhor conhecer um pouco mais sobre essas palavras. Semirreta é um substantivo feminino, enquanto que inter-regional é um adjetivo.

Com certeza você já ouviu falar em semirreta e inter-regional enquanto cursava a escola. Mas especificamente, nas aulas de geometria e educação física, respectivamente. Semirreta é a parte de uma reta que tem inicio, mas não tem fim. Inter-regional é algo entre várias regiões. 

Observe algumas aplicações em frases abaixo:
  • A competição inter-regional das escolas este ano está acirrada;
  • Segmento de reta, retas e semirretas fazem parte da geometria.
Semirreta e inter-regional: Como escrever de maneira correta?

Semirreta e inter-regional: ortografia correta.

Após a reforma ortográfica, palavras como o prefixo semi sofreram alterações. Algumas ficaram separadas por hífen outras não, e tiveram a primeira letra da segunda palavra duplicada. E ainda teve os casos de daquelas que perderam o hífen e muitas outras mudanças, que só um estudo mais detalhado para entender todas as alterações sofridas na nova ortografia, por isso, criamos um ebook descomplicando a nova ortografia.

Estas mudanças podem parecer confuso, mas é bem simples. Assim, agora você vai aprender a ortografia correta de semirreta e inter-regional. 

Então quando usar hífen? Quando a letra inicial da segunda palavra for a mesma letra do final da primeira. Veja alguns exemplos:
  • Micro-onda:
  • Anti-inflamatório;
  • Contra-ataque.
Como você já deve ter percebido, inter-regional se encaixa nessa regra. Agora vamos entender quando não usar hífen e quais letras irão duplicar. Quando a inicial da segunda palavra tiver as letras “r” ou “s”, a consoante irá dobrar. E não haverá uso do hífen. Para esclarecer melhor, observe os exemplos abaixo:
  • Antissocial;
  • Microrregião;
  • Contrarreforma.
Esta regra, portanto, se aplica a semirreta. E os casos sem hífen e sem duplicar as consoantes “r” e “s”? Basta juntá-las e transformá-las numa só palavra, veja alguns exemplos:
  • Anticoncepcional;
  • Contracheque;
  • Seminovo.
Há ainda outras regras para o uso de hífen, para determinados prefixos como sub, pós, ex, vice, dentre outros. Neste caso, é recomendável um estudo mais extenso sobre a reforma ortográfica (Descomplicando a Nova Ortografia: Guia Prático e Simples).

Conclusão

A Língua Portuguesa está presente em nosso dia a dia o tempo todo. Estar atento às novas regras ortográficas é importante para se manter não só bem informado, mas também é essencial para uma boa comunicação. 

Neste artigo, você aprendeu as regras aplicadas em semirreta e inter-regional. Este é um apenas o ponto de partida para conhecer a forma correta de outras palavras também.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Semirreta e inter-regional: Como escrever de maneira correta?
Semirreta e inter-regional: Como escrever de maneira correta?
A aplicação do hífen teve algumas alterações com a chegada da nova ortografia. Leia este artigo e as regras aplicadas em semirreta e inter-regional.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicASf-dnZ9GTxD251bx-tl5NqL2zGom3pNBHiTQjF1fDBUPiLH4pidVw_NgD2KKQ2i6-tCaGlwaIdNcSVmN_2yfsPdyUs8NmMDdwKNipbNEUF55dI0-SeVjSFYFUiZhpgUKAECNERVB9o/s16000/semirreta-e-inter-regional-como-escrever-corretamente.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEicASf-dnZ9GTxD251bx-tl5NqL2zGom3pNBHiTQjF1fDBUPiLH4pidVw_NgD2KKQ2i6-tCaGlwaIdNcSVmN_2yfsPdyUs8NmMDdwKNipbNEUF55dI0-SeVjSFYFUiZhpgUKAECNERVB9o/s72-c/semirreta-e-inter-regional-como-escrever-corretamente.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/10/semirreta-e-inter-regional-como-escrever-corretamente.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/10/semirreta-e-inter-regional-como-escrever-corretamente.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar