$hide=page

Cursos de Português Online

Vultuoso ou vultoso?

COMPARTILHE:

Você sabia que as palavras vultuoso e vultoso tem significados bastante diferenciados uma da outra. Leia aqui para saber qual é essa diferença.

Quando paramos para pensar nas palavras vultuoso e vultoso ficamos com uma dúvida tremenda. Afinal, ficamos sem saber qual das duas está correta conforme a Língua Portuguesa

Neste artigo, vamos explicar como que uma letrinha a mais faz uma diferença enorme para determinar o sentido de uma palavra, além de sua própria grafia.

O que é vultoso?

De fato, na Língua Portuguesa existe a palavra vultoso e é grafada como aparece no título. E quando a utilizamos é para indicar alguma coisa volumosa, que tenha grandes proporções. Deste modo, a palavra é formada acrescentando o sufixo –oso na palavra vulto e passa a ter o sentido de provido ou cheio de. Podemos dar os seguintes exemplos para esclarecer mais a explicação:
  • Um vultoso negócio foi fechado com uma multinacional.
  • Uma vultosa embalagem foi entregue pelo carteiro.
Nos dois exemplos, podemos observar que a palavra em destaque tem o sentido de alguma coisa grande, volumosa, de proporções maiores.
Vultuoso ou vultoso

O que é vultuoso?

No caso da palavra vultuoso, esclarecemos que ela também existe na Língua Portuguesa e está grafada de forma correta no título. 

Logo, o que faz a diferença é o significado desta palavra ao ser acrescentada a letra “u”. Assim sendo, vultuoso é um adjetivo muito pouco utilizado por ser mais apropriado para a área médica. 

Ou seja, indica quando uma pessoa fica com os lábios vermelhos e também inchados e com os olhos salientes. Além disso, a face também fica vermelha e inchada. Por isso, o pessoal da área da saúde a utiliza da seguinte forma:
  • A médica fez um exame no rosto vultuoso do paciente.
  • Caso a sua face continue vultuosa, consulte um médico.
Nos dois exemplos, observamos que a palavra em destaque passou a ter um sentido específico para um contexto de saúde. Ou seja, não se trata mais de algo volumoso, mas de especificação de sintomas de uma doença.

Saiba mais sobre sobre outros artigos?

Você conhece as palavras parônimas?

As palavras classificadas como parônimas são aquelas que possuem a grafia e a pronúncia parecidas. No entanto, o significado é completamente diferente. Inclusive, não podem ser utilizadas como se fossem sinônimos. Na Língua Portuguesa temos vários exemplos de palavras parônimas, tais como:
  • Algumas multas foram infligidas pelo policial (aplicadas).
  • As normas do hotel foram infringidas pela jovem (desobedecidas).
  • O pedido de dispensa foi deferido pelo juiz (concedeu).
  • A falta de energia fez com que o evento fosse diferido (adiado).
  • Ele sempre age com discrição (qualidade daquele que é discreto).
  • Li a descrição do lugar e quero conhecê-lo (ato de descrever).
  • Os suspeitos de tráfico de drogas foram presos (comércio ilegal).
  • A saída de casa no feriado é difícil pelo tráfego intenso (trânsito).
Portanto, observando os exemplos você pode constatar que as várias palavras apresentadas possuem a grafia e a pronúncia parecidas, mas com o significado totalmente diferente. Por isso, são parônimas.   

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,149,Como escrever,1,Concordância,9,Conjunção,1,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,71,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,7,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,31,Substantivo,16,Substantivos,2,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,16,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Vultuoso ou vultoso?
Vultuoso ou vultoso?
Você sabia que as palavras vultuoso e vultoso tem significados bastante diferenciados uma da outra. Leia aqui para saber qual é essa diferença.
https://1.bp.blogspot.com/-l0kpJfHM3WU/X4zkWldWn0I/AAAAAAABGIg/1y5MNLYRBJk7vd5R8rGtELXqmODclcjXACLcBGAsYHQ/s16000/vultuoso-ou-vultoso.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-l0kpJfHM3WU/X4zkWldWn0I/AAAAAAABGIg/1y5MNLYRBJk7vd5R8rGtELXqmODclcjXACLcBGAsYHQ/s72-c/vultuoso-ou-vultoso.jpg
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/09/vultuoso-ou-vultoso.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/09/vultuoso-ou-vultoso.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar