$hide=page

Cursos de Português Online

Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos

COMPARTILHE:

Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos e em quais momentos utilizar. Confira aqui mas dicas de português!

Antônimos e sinônimos, saiba qual a diferença.

A gramática da língua portuguesa não é uma das mais fáceis, visto que variantes linguísticas, estruturas fixas e até derivações.

Quando se está estudando ou se está praticando a língua, seja por meio de um texto ou um discurso, é comum que seja utilizado muito o sinônimo, de modo a não deixar o texto repetitivo ou redundante. Por outro lado, há também o antônimo, que serve para enfatizar algo contrário.

Sinônimo

O sinônimo é aquela palavra que tem um valor semântico semelhante a uma outra palavra. Por exemplo: público-alvo, audiência, plateia são sinônimos. Carro, automóvel, veículo também são. Perto e próximo também.

Veja também:
Pode ser que nem sempre a palavra irá indicar exatamente o que você quer dizer, afinal, existem palavras para designar tudo com precisão, porém, é interessante usar o sinônimo para enriquecer o texto e propor um conteúdo mais rico em palavras!

Antônimo

Já o antônimo é o contrário do sinônimo. Isso quer dizer que são duplas de palavras que se contradizem entre si, que são contrárias, opostas uma da outra. Por exemplo: possível – impossível, corajoso – covarde, alto – baixo, gordo – magro, e assim por diante.

Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos

É preciso ter muito cuidado quando se denomina que uma palavra é antônima da outra. O exemplo clássico é o preto – branco. Por que o branco é o contrário do preto e vice-versa? É diferente você dizer que alguém é alto e baixo, já que essas são as palavras que designam essa condição.

Mas, em nenhum momento, o preto foi dito que é o contrário do branco. Isso é completamente cultural, sendo que somos ensinados desde pequenos essa relação.

Portanto, tome cuidado. O antônimo deve fazer sentido!

Tanto o sinônimo quanto o antônimo devem ser usados no dia a dia, na escola, na língua falada e escrita pois, a utilização deles comprovam que você sabe diferencia-los e sabe usa-los ao seu favor para enriquecer a sua fala e seu texto!

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos
Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos
Antônimos e sinônimos, qual a diferença, exemplos e em quais momentos utilizar. Confira aqui mas dicas de português!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrqn7KW-faOfC-oTEBe59hPKLwq19sF-h72vGRMqkU0pAZeVuQsmDSWhQsBINLcTDa-OrmOTWoAeOzcpRba5DLZeINVdrAoKdoJbFF8WGA3UKZWZtNbFHXbW2YcK98oAYS2jEB6yyJ3nk/s1600/antonimos-e-sinonimos-qual-diferenca.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhrqn7KW-faOfC-oTEBe59hPKLwq19sF-h72vGRMqkU0pAZeVuQsmDSWhQsBINLcTDa-OrmOTWoAeOzcpRba5DLZeINVdrAoKdoJbFF8WGA3UKZWZtNbFHXbW2YcK98oAYS2jEB6yyJ3nk/s72-c/antonimos-e-sinonimos-qual-diferenca.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2017/05/antonimos-e-sinonimos-qual-diferenca.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2017/05/antonimos-e-sinonimos-qual-diferenca.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar