$hide=page

Cursos de Português Online

Boas Vindas ou Boas-vindas: Qual a forma correta?

COMPARTILHE:

A forma correta de escrita é boas-vindas de acordo com a Gramática Portuguesa. Saiba o que é a composição. Confira aqui.

A língua portuguesa é uma das mais complexas, com o novo acordo ortográfico diversas dúvidas são comuns, principalmente em relação ao uso do hífen. Afinal qual é o certo, boas vindas ou boas-vindas?

A língua portuguesa é repleta de regras e exceções e isso gera diversas dúvidas, seja no cotidiano do individuo o na realização de provas diversas.

Uma das principais dúvidas são em relação ao uso do hífen, depois do Acordo Ortográfico de 2009, algumas palavras deixaram de usar o sinal e outras permaneceram.

O hífen é um sinal representado por um pequeno traço na horizontal (-), sendo utilizado para unir elementos de palavras compostas, para separar silabas ou no final de linhas para marcar ligações.

Boas Vindas ou Boas-vindas
Imagem: freepik.com

Confira:
Antes de entender quando usar ou não o hífen é importante relembrar alguns conceitos e regras, principalmente os de composições de palavras.

Veja a seguir os tipos de composição e quando usar o hífen, além de aprender qual é o certo entre boas vindas e boas-vindas.

Composição: o que é?

A composição é definida como sendo o processo linguístico que possibilita formar novas palavras a partir de dois ou mais radicais ou palavras simples.

As palavras formadas a partir do processo de composição são definidas como palavras compostas e possuem significado próprio.

A composição se subdivide em dois grupos, os quais:
  • Justaposição;
  • Aglutinação.
Como o foco deste é o uso do hífen, serão detalhadas a seguir as composições por justaposição.

As composições por justaposição e o uso do hífen

Nas composições por justaposição ocorrem junções de duas ou mais palavras (ou radicais) sem que haja alterações nos elementos formadores. Ou seja, são mantidas a mesma ortografia e acentuação existentes antes da composição.

Desta forma, o que é alterado é o significado da palavra.

Grande parte das composições por justaposição é ligada pelo uso do hífen, desde que sigam as regras pré-estabelecidas.

De acordo com o novo acordo ortográfico o hífen foi mantido nas palavras compostas por justaposição que não possuem elementos de ligação, como por exemplo: segunda-feira, ano-luz, guarda-chuva, guarda-roupa, entre outras.

No entanto, o acordo traz que o hífen não deverá ser utilizado em locuções (substantivas, adjetivas, pronominais, adverbiais, prepositivas ou conjuncionais).

Mas afinal qual é o certo, Boas vindas ou Boas-vindas?

Como podem ser observadas, as palavras “Boas” + “Vindas” é uma composição por justaposição, repare que não há alteração nos elementos formadores e sim no seu significado.

Desta forma, o correto é boas-vindas, com o uso do hífen.

Boas-vindas é um substantivo feminino no plural e o seu significado é de um sentimento de contentamento e/ou satisfação pela chegada de um individuo.

Logo, trata-se de uma expressão acolhedora.

Exemplos do uso da expressão boas-vindas:
  • Vamos dar boas-vindas ao novo estudante que chegou à nossa classe;
  • Dar boas-vindas é educado e torno o ambiente mais acolhedor;
  • Nós funcionários deste hotel damos boas-vindas a todos nossos visitantes;
  • Vou visitar minha irmã hoje e aproveitar para dar boas-vindas ao seu bebê que nasceu na semana passada.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Acentuação,11,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Como Escreve,121,Concordância,7,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,2,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,4,Curso grátis,2,Curso On-line,6,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,92,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,11,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,7,Enem 2013,2,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Ensino Superior,2,Erros de português,29,Estilística,6,Exercícios,1,FIES 2015,1,Fonologia,25,Formas variantes,2,Gramática,11,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,1,Morfologia,38,Nova Ortografia,13,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,15,Numeral,2,Ortografia,72,Palavras,3,Palavras homônimas homófonas,9,Palavras parônimas,24,Parônimos,9,Poema,1,Pontuação,9,Pronome,3,Pronomes,2,Redação,15,Revisão,1,Semântica,25,Serviços,1,Significados,5,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,18,Substantivo,2,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,2,Verbos,14,Vírgula,5,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Boas Vindas ou Boas-vindas: Qual a forma correta?
Boas Vindas ou Boas-vindas: Qual a forma correta?
A forma correta de escrita é boas-vindas de acordo com a Gramática Portuguesa. Saiba o que é a composição. Confira aqui.
https://1.bp.blogspot.com/-0T99hLvIN3s/XDUuSnd6_hI/AAAAAAAA_r8/Z950yG71eUUB2nCOlHH9_TJNYk5mXUdCgCLcBGAs/s1600/boas-vindas-ou-boas-vindas.png
https://1.bp.blogspot.com/-0T99hLvIN3s/XDUuSnd6_hI/AAAAAAAA_r8/Z950yG71eUUB2nCOlHH9_TJNYk5mXUdCgCLcBGAs/s72-c/boas-vindas-ou-boas-vindas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/01/boas-vindas-ou-boas-vindas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/01/boas-vindas-ou-boas-vindas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar