$hide=page

Cursos de Português Online

Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas

COMPARTILHE:

Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas. Veja neste artigo os melhores macetes e dicas para nunca mais ter dúvidas sobre o uso correto da crase em todos os sentidos.

Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas. Veja neste artigo o uso correto da crase antes do pronome possessivo e em outros casos onde sempre existem dúvidas.

Quem nunca teve dúvida em usar a crase corretamente? Vamos falar neste artigo sobre o uso da crase antes do pronome possessivo. Além disso vamos dar dicas e macetes.

O que é a crase

Primeiramente vamos a explicação sobre o que é a crase. Originalmente a palavra crase vem do grego e seu significado é fusão ou mistura. Sendo assim, quando usada na língua portuguesa representa a fusão de duas vogais no caso idênticas.

Sendo uma preposição, outra um artigo feminino ou também um pronome. E estamos falando especificamente sobre a vogal A. Dessa forma quando a junção de duas vogais acontece nas condições acima, ocorre o uso do acento grave ou crase.

Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas
Imagem: www.freepik.com

Uso correto da crase

Para acabar com as dúvidas sobre a utilização correta da crase antes do pronome possessivo e outros, vamos dar algumas dicas abaixo.

Quando um complemento de um verbo possuir a exigência de uma preposição “a” e também for um substantivo feminino acompanhado do “a”:
  • Ela vai a + a loja;
  • Logo, Ela vai à loja.
As expressões que indicam hora sempre irão receber crase:
  • Das 8h às 18h.
Somente é usado “às” quando a hora não for antecedida de preposições como até, desde e para.
No caso de expressões ou locuções adverbiais femininas que indicam sentido de tempo, modo e lugar:
  • Às vezes ou às pressas.
Use a crase quando a expressão "à moda de" ocorrer, mesmo antecedendo palavras masculinas. Nos exemplos de:
  • Um “churrasco à Osvaldo Aranha” ( ao estilo de Osvaldo Aranha).

Macetes para o uso da crase

Após darmos algumas dicas vamos falar sobre alguns macetes sobre o uso da crase antes do pronome possessivo. Alguns deles irão auxiliar aos estudantes e candidatos na hora de provas e trabalhos mais elaborados. Veja a seguir.

Quando ocorre o pronome demonstrativo “aquele” o macete é trocar o termo pela preposição “AO”.
Se for possível a troca e a frase continuar com sentido significa que o uso da crase se fará necessário.
Exemplo:
  • Vou àquele jardim mais cedo;
Teste com “AO”:
  • Vou ao jardim mais cedo.
Logo o uso da crase nessa frase se faz necessário.

No caso de locais como cidades, estados e países use o macete da sigla CEP é uma das alternativas. Assim sendo C para cidade, E para estado e P para país.

Assim para esses três tipos de locais você irá utilizar as preposições “de” e “da” junto com o verbo “vir”. Se a preposição que melhor se encaixar na frase for “da”, terá crase no “a”. E por fim, quando a melhor for “de” não haverá crase.

Em alguns cursos se utiliza um verso para não esquecer esse macete que é o seguinte:
  • Quando eu vir “da” tem crase no “a”, mas seu eu vier “de”, crase para que?
Exemplos:
  • Vim da Bahia; Vou à Bahia;
  • Vim de Porto Alegre; Vou a Porto Alegre;
  • Vim da Itália; Vou à Itália;
  • Vim de Moçambique: Vou a Moçambique.
Um outro macete para casa, terra ou distância use o DTC sempre que a palavra estiver acompanhada por um adjetivo.

DTC é D (Distancia), T (Terra) e C de (Casa), então tudo relacionado a isso que estiver acompanhado de um adjetivo terá crase, por exemplo:
  • Sem crase:
- Vou a casa
- Estou a 30 metros
- Comprei a terra
  • Com crase (com adjetivo):
- Vou à casa da filha
- Estou à distância de 30 metros
- Comprei à terra adubada

Frases mnemônicas

Mais um macete que sempre funciona e é simples para gravar são as frases mnemônicas. Ou simplesmente frases que são elaboradas para serem utilizadas como suporte para memorização.

Como também podem ser utilizados gráficos, símbolos, esquemas ou fórmulas dependendo do assunto. Não somente no caso da crase antes do pronome possessivo, vamos usar algumas frases, veja abaixo os exemplos mais utilizados:

Para um homem dizer tudo a mulheres cara a cara

Sendo assim, vamos a interpretação para os casos que são proibidos o uso da crase:
  • Para = depois de preposições;
  • Um = quando ocorre um artigo indefinido;
  • Homem = palavras masculinas;
  • Dizer = verbos;
  • Tudo = pronomes;
  • A mulheres = quando ocorre palavras femininas no plural;
  • Cara a cara = palavras iguais.
No caso do uso facultativo da crase podemos usar a frase:

Até sua Maria

Onde até corresponde a preposição antes de pronomes possessivos femininos (sua, tua, minha, nossa, vossa). E quando forem seguidos de substantivos e nomes de mulheres, veja os exemplos:
  • Vou trabalhar até às 20 horas ou Vou trabalhar até as 20 horas;
  • Diga sempre a sua mãe tudo ou diga sempre à sua mãe tudo;
  • Refiro-me à Maria ou refiro-me a Maria.

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,6,Acentuação,15,Adjetivos,1,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,148,Como escrever,1,Concordância,9,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,10,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,99,Dicas escrever bem,23,Dicas gerais,14,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,8,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,7,Erros de português,31,Estilística,8,Estrangeirismo,1,Exercícios,6,Expressões,1,FIES 2015,1,Fonologia,44,Formas variantes,2,Gramática,14,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,66,Nova Ortografia,18,Nova regra ortográfica,5,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,88,Palavras,4,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,12,Pronome,5,Pronomes,6,Redação,23,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,7,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,30,Substantivo,16,Substantivos,1,TCC,4,Tradutor,1,Uso do Hífen,13,Verbo,4,Verbos,14,Vírgula,6,Vogais,1,
ltr
item
Como Escreve?: Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas
Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas
Crase antes de pronome possessivo: Macetes e dicas. Veja neste artigo os melhores macetes e dicas para nunca mais ter dúvidas sobre o uso correto da crase em todos os sentidos.
https://1.bp.blogspot.com/-8NG9QmNU52k/X06ynvcbnwI/AAAAAAABGAU/_FpzXlLDGbgPoh4fnBO6C0W2Ge-bj0JIwCLcBGAsYHQ/s16000/crase-antes-de-pronome-possessivo-macetes-dicas.png
https://1.bp.blogspot.com/-8NG9QmNU52k/X06ynvcbnwI/AAAAAAABGAU/_FpzXlLDGbgPoh4fnBO6C0W2Ge-bj0JIwCLcBGAsYHQ/s72-c/crase-antes-de-pronome-possessivo-macetes-dicas.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2020/09/crase-antes-de-pronome-possessivo-macetes-dicas.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2020/09/crase-antes-de-pronome-possessivo-macetes-dicas.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar