$hide=page

Cursos de Português Online

Figuras de Linguagem: O que é, Tipos e Resumo Completo

COMPARTILHE:

As Figuras de Linguagem é um dos assuntos mais recorrentes, seja em provas ou no cotidiano. Aprenda de uma vez por todas e tire suas dúvidas AQU!

As Figuras de linguagem é um dos assuntos mais recorrentes, seja em provas ou no cotidiano. Aprenda de uma vez por todas e tire suas dúvidas.

A língua portuguesa é repleta de regras, as quais geralmente geram inúmeras dúvidas.

As Figuras de linguagem são comuns em provas, vestibulares e com certeza você as usa no seu dia a dia com grande frequência.

Tire todas as suas dúvidas sobre as figuras de linguagem e aprenda mais sobre o tema a seguir.

O que são figuras de linguagem?
Imagem: www.freepik.com

O que são Figuras de Linguagem?

As figuras de linguagem são ferramentas linguísticas utilizadas para expressar a linguagem figurada sobre determinado assunto.

De forma geral, as figuras de linguagem tornam a linguagem expressiva, tornando-a mais sensível e expressando as particularidades do emissor da linguagem.

Estas ferramentas expressam na linguagem escrita ou falada qual é o pensamento original de quem escreve ou fala, expressando-os de forma criativa.

Muitas das vezes, as figuras de linguagem exploram o sentido figurado das palavras (não literal), agem como uma espécie de realçadores da sonoridade de vocábulos ou até mesmo servem para organizar orações (dando destaque e fugindo da construção padrão).

Breve resumo sobre os tipos de figuras de linguagem

De forma resumida, as figuras de linguagem são divididas em:
  • Figuras sonoras (figuras de sons): são aquelas que fazem uso dos efeitos da linguagem para expressar sons presentes nos seres, sejam eles vivos ou não. As figuras sonoras são divididas em:
aliteração, paronomásia, onomatopeia e assonância;

  • Figuras sintáticas (figuras de palavras): as figuras sintáticas são também conhecidas como figuras de construção, são uma forma de desvio em que é evidenciado na construção normal do período. Ocorrem em concordância, na construção e na ordem dos termos da oração. As figuras sintáticas são divididas em: 
zeugma, pleonasmo, elipse, polissíndeto, anacoluto, hipálage, anáfora, hipérbato e silepse;

  • Figuras semânticas (figuras de pensamento): são figuras de linguagem que são utilizadas no sentido não convencional, são as mais comuns e de forma resumida refere-se a utilizar o sentido conotativo das palavras. As figuras semânticas são divididas em: 
comparação, catacrese, metáfora, metonímia, antonomásia, antítese, paradoxo, perífrase, ironia, apóstrofe, gradação, prosopopeia e sinestesia.
Como você deve ter observado, algumas figuras de linguagem são mais e outras menos comuns, mas fique tranquilo, a  seguir trazemos cada uma das mais comuns de forma detalhada.

Figuras de Linguagem de Pensamento

  • Hipérbole

A hipérbole é a figura de linguagem que dá exagero intencional ao discurso. Por exemplo: estou morrendo de fome ou quase tive um ataque cardíaco com a notícia.
  • Ironia

A ironia é a utilização de termos com a intenção de expressar o oposto ao seu significado. Por exemplo: estou muito feliz por te ver agindo dessa forma, disse uma mãe que foi contrariada pelo seu filho.
  • Paradoxo

O paradoxo consiste na utilização de palavras de sentido contrário que dão a ideia de uma excluir a outra. Por exemplo: eu estava morta com tudo que estava acontecendo, mas agora estou mais viva do que nunca.
  • Eufemismo

O eufemismo serve para amenizar um pensamento desagradável, indesejável ou chocante. Dá a ideia de suavidade.  Por exemplo: ele encontrou o sono eterno ou ela deixava de usar a verdade.
  • Antítese

É uma frase que usa de forma extrapolada dos contrastes, porém, não há a contradição existente no paradoxo. Por exemplo: Os poemas em verso livre são enfadonhamente iguais.
  • Gradação

Como o próprio nome sugere, na gradação, há a transformação gradual, seja ela crescente ou decrescente. Por exemplo: era amor, se tornou uma vida e hoje não é mais nada.
  • Prosopopeia ou Personificação

A prosopopeia (também chamada de personificação) é a figura de linguagem que dá características humanas a elementos não humanos, podendo ser classificada também como metáfora, mas a qualidade deve obrigatoriamente ser uma característica humana. Por exemplo: as flores cantam um hino na primavera.

Figuras de Linguagem de Som

  • Onomatopeia

A onomatopeia é a criação de palavras para imitar sons e ruídos. Por exemplo: bloc bloc e o copo quebrou!
  • Aliteração

A aliteração é a repetição de forma ordenada de sons consonantais semelhantes. Por exemplo: boi bem bravo, bate bem baixo e berra.
  • Assonância

Já a assonância é a repetição ordenada de sons vocálicos muito semelhantes. Por exemplo: Pólo sul, meu azul, Luz do sentimento nu.
  • Paronomásia

A paronomásia se trata da aproximação de palavras com sons semelhantes, porém, apesar de tal semelhança possui significados distintos. Por exemplo: conhecer as manhas e as manhãs.

Figuras de Linguagem de Palavras

  • Comparação

Como o próprio nome sugere a comparação é a figura de linguagem que utiliza-se de nexos comparativos. Por exemplo: comeu feijão com arroz como se fosse o máximo.
  • Metáfora

A metáfora é o emprego de um termo com significado diferente do convencional, onde é estabelecido uma relação entre o sentido real e o figurado. Por exemplo: meu pensamento é um animal submerso no mal.
  • Sinestesia

A sinestesia é figura de linguagem que mescla sensações, as quais são originárias de diferentes sentidos. Por exemplo: ele deu a ela um doce beijo.
  • Metonímia

É similar à metáfora, pois na metonímia há uma transposição do significado. Porém, há uma relação entre os termos e existe uma relação entre causa e efeito ou de efeito pela causa. Por exemplo: ele vive do seu trabalho; aquele escritor bebeu da morte.
  • Antonomásia

É a figura de linguagem que fala sobre algo ou alguém por uma de suas características. Por exemplo: a cidade da garoa (São Paulo).
  • Catacrese

A catacrese é usada quando por falta de um termo específico para se referir a um conceito, faz-se uma espécie de empréstimo. Por exemplo: dentes de alho ou pé da cama.

Figuras de Linguagem de Construção (Sintaxe)

  • Elipse

A elipse consiste no ato de omitir um termo que é facilmente identificado pelo contexto geral. Por exemplo: na almoço, maionese e carne (omissão do termo havia).

  • Assíndeto

Trata-se da supressão de um conectivo entre os elementos. Por exemplo: leio, releio, assino.

[Saiba mais sobre Assíndeto aqui ##fa-link##]
  • Anáfora

A anáfora é a repetição de uma mesma palavra no início de diversas orações, versos ou períodos. Por exemplo: tudo é calma, tudo é vida, tudo se transforma e tudo morre.
  • Pleonasmo

O pleonasmo é uma forma de ser redundante, neste caso, com o objetivo de reforçar uma mensagem. Por exemplo: subia para cima, pois para baixo não chegaria a lugar algum.
  • Zeugma

O Zeugma é a omissão de um termo que já apareceu antes na frase ou oração. Por exemplo: ele chegou mais cedo, mas não disse nada sobre o problema (omissão do ele).
  • Anacoluto

O anacoluto é o ato de deixar um termo solto na frase, utilizando de mais de uma construção sintática. Por exemplo: eu, que o chamava de paixão e meu coração de amor.
  • Silepse

A silepse se trata do uso de uma concordância a partir de uma ideia subentendida. Por exemplo: vossa senhoria é muito conhecida.

Veja as figuras de linguagem que mais caem no ENEM

Vídeo Stoodi

Exercícios com Figuras de Linguagem

Se ficou interessado no assunto e deseja testar seus conhecimentos, não deixe de responder os exercícios com figuras de linguagem agora mesmo!

01. (VUNESP) No trecho: “…dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo”, a figura de linguagem presente é chamada:

a) metáfora
b) hipérbole
c) hipérbato
d) anáfora
e) antítese

02. (PUC – SP) Nos trechos: “O pavão é um arco-íris de plumas” e “…de tudo que ele suscita e esplende e estremece e delira…” enquanto procedimento estilístico, temos, respectivamente:

a) metáfora e polissíndeto;
b) comparação e repetição;
c) metonímia e aliteração;
d) hipérbole e metáfora;
e) anáfora e metáfora.

03. (PUC – SP) Nos trechos: “…nem um dos autores nacionais ou nacionalizados de oitenta pra lá faltava nas estantes do major” e “…o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja” encontramos, respectivamente, as seguintes figuras de linguagem:

a) prosopopeia e hipérbole;
b) hipérbole e metonímia;
c) perífrase e hipérbole;
d) metonímia e eufemismo;
e) metonímia e prosopopeia.

04. (VUNESP) Na frase: “O pessoal estão exagerando, me disse ontem um camelô”, encontramos a
figura de linguagem chamada:

a) silepse de pessoa
b) elipse
c) anacoluto
d) hipérbole
e) silepse de número

05. (ITA) Em qual das opções há erro de identificação das figuras?

a) “Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono.” (eufemismo)
b) “A neblina, roçando o chão, cicia, em prece. (prosopopeia)
c) Já não são tão frequentes os passeios noturnos na violenta Rio de Janeiro. (silepse de número)
d) “E fria, fluente, frouxa claridade / Flutua…” (aliteração)
e) “Oh sonora audição colorida do aroma.” (sinestesia)

Respostas:

01. E
02. A
03. E
04. E
05. C

Se encontrar um link quebrado em algum local desse artigo ou blog, por favor, entre em contato comigo informando sobre esse erro. Use esse formulário.

COMENTÁRIOS

Nome

Abreviaturas,7,Acentuação,16,Adjetivos,5,Artigo,1,Bolsa de estudo,1,Coletivos,1,Como Escreve,150,Como escrever,6,Concordância,10,Conjunção,4,Consoantes,1,Corretor Ortográfico,1,Crase,13,Curiosidades,1,Curso de Inglês.,1,Curso de Português,5,Curso grátis,2,Curso On-line,7,Curso Superior,1,Cursos Gratuitos,1,Cursos On-line Grátis de Português,4,Dicas de português,110,Dicas escrever bem,25,Dicas gerais,15,e-book,1,Editorial,1,Educa Mais Brasil,3,Enem,11,Enem 2013,1,Enem 2014,3,Enem 2015,1,Enem 2019,1,Ensino Fundamental,1,Ensino Superior,8,Erros de português,31,Estilística,10,Estrangeirismo,1,Exercícios,7,Expressões,3,FIES 2015,1,Fonologia,48,Formas variantes,2,Gramática,18,Inteligência,1,Jogos de Escrever,1,Leitura,1,Letras,3,Línguas,2,Literatura,1,Manografia,2,Monografia,2,Morfologia,85,Normas ABNT,1,Nova Ortografia,25,Nova regra ortográfica,6,Novo Acordo Ortográfico,19,Numeral,3,Ortografia,92,Palavras,5,Palavras homônimas homófonas,14,Palavras parônimas,24,Parônimos,12,Plural,2,Pontuação,13,Pronome,9,Pronomes,8,Redação,27,Revisão,1,Semântica,39,Serviços,1,Significados,8,Simulado Enem,1,Sinais,1,Sintaxe,39,Substantivo,16,Substantivos,3,TCC,6,Telegram,1,Tradutor,1,Uso do Hífen,15,Verbo,5,Verbos,17,Vírgula,8,Vocabulário,3,Vogais,1,VOLP,1,
ltr
item
Como Escreve?: Figuras de Linguagem: O que é, Tipos e Resumo Completo
Figuras de Linguagem: O que é, Tipos e Resumo Completo
As Figuras de Linguagem é um dos assuntos mais recorrentes, seja em provas ou no cotidiano. Aprenda de uma vez por todas e tire suas dúvidas AQU!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipKG-yuq3WN2TzR4Izxmhwq0tXedasLSVqc79OeZTaW-ZIE2WiWiFnxIv_OzZ44iIpIHTGqFvauIQgI0EdpastZXySMhrwu0VeuJiYgN64qZLO-VmcVDqGhJWPdSayclQsgK80_WZxWOc/s16000/o-que-sao-figuras-de-linguagem.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEipKG-yuq3WN2TzR4Izxmhwq0tXedasLSVqc79OeZTaW-ZIE2WiWiFnxIv_OzZ44iIpIHTGqFvauIQgI0EdpastZXySMhrwu0VeuJiYgN64qZLO-VmcVDqGhJWPdSayclQsgK80_WZxWOc/s72-c/o-que-sao-figuras-de-linguagem.png
Como Escreve?
https://www.comoescreve.com/2019/04/figuras-de-linguagem.html
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/
https://www.comoescreve.com/2019/04/figuras-de-linguagem.html
true
8582907530562293637
UTF-8
Carregou todos os posts Não encontrei nenhum post Ver todos Ler mais Resposta Cancelar resposta Delete De Início PÁGINAS POSTS Ver todos Recomendado para você Categoria Arquivo SEARCH Todos os posts Não encontramos resultados para sua pesquisa Página inicial Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copie todo o código Selecione todo o código Todos os códigos foram copiados para sua área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar